BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL (BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL (BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)

Mensagem por Luciano Kaefer »

amigos:

o fry havia me pedido que preparasse um material sobre a produção de bd á partir da gordura animal, para colocar no forum sobre biodiesel.

de todas as maneiras que pensei, não me vem alternativa melhor do que colocar o link para o local onde estamos centrando as discussões sobre o uso da gordura animal como materia prima do biodiesel. se a gente centralizar todas as informações no tópico, fica mais fácil.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 765af8cbaa

chamo a atenção dos amigos para o grande caminho que poderá ser aberto, tendo em vista que os matadouros vendem a gordura animal por preços de u$ 0,05 o kg.

se vc deseja informações ou deseja contribuir com seu conhecimento, visite o tópico.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

José Manoel
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado set 01, 2007 11:30 pm

Mensagem por José Manoel »

tenho uma quantidade de sebo. gostaria obter informações quanto ao processo de tansformação do sebo bovino em graxa.
tenho tambem outra quantidade de sebo que, por ser de qualidade inferior, gostaria transforma-lo em sabão, porem, desconheço o processo. gostaria obter informações.
antecipo meus agradescimentos.
josé manoel
[email protected]
Joma

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

caro josé:
não tenho informações sobre a transformação do sebo em graxa. nossos estudos tem sido em cima da transformação dele em biodiesel e os resultados estão bem promissores. descobertas á cada dia.
saudações
luciano

José Manoel
Novo membro
Novo membro

Agradecimento

deixo aqui minha gratidão a este prestimoso site e em especial, ao luciano, pela atenção a mim dispensada. a empresa para qual trabalho, esta desenvolvendo um projeto de construção e montagem de uma usina para produção do biodiesel. brevemente, estaremos produzindo. certamente continuarei, atraves deste site, trocando experiencias com os valorosos companheiros. muito obrigado. joma.
Joma

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

caro josé:
no forum vc vai encontrar muita materia sobre o bio feito com gordura animal.
não esqueça de retornar ao forum e postar nos tópicos seus trabalhos.
compartilhe. tudo que vc dá, recebe em dobro.
sds
luciano

José Manoel
Novo membro
Novo membro

Agradecimentos

luciano kaefer Escreveu:caro josé:
no forum vc vai encontrar muita materia sobre o bio feito com gordura animal.
não esqueça de retornar ao forum e postar nos tópicos seus trabalhos.
compartilhe. tudo que vc dá, recebe em dobro.
sds
luciano
olá luciano
exelentes dias para você e demais participantes deste forum
deixo aqui meu sincero respeito e gratidão a você, ao red baron e tantos outros que se fazem presentes a este magnifico forum.graças a brilhante inteligência do seu idealizador, este forum, vem contribuindo para o progresso de pessoas e suas nações. tenho registrado em meu pc, vários assuntos postados por vocês e, dentre os quais, a verdadeira aula sobre o biodiesel a 70°c. aqui no estado de rondônia ainda estamos na fase embrionária na produção do biodiesel. estou supervisionando a construção e montagem de uma futura usina destinada a produção desta biomassa a partir do sebo animal. no momento estou pesquisando sobre o caroço do algodão. em rondônia existem muitos produtores de café, estaremos procedendo experimentos. assim que estivermos produzindo, certamente estarei postando os resultados.
abraços...joma
Joma

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

caro josé manuel:

não recebi procuração dos demais membros do forum, mas creio representar o sentimento de grande parte deles:

os foristas do novaenergia, de pé, aplaudem suas palavras !!

o espírito do forum é exatamente esse. compartilhar experiências.

o criador do forum que me perdoe, mas o forum não tem mais dono. todos sentimo-nos um pouco dono dele, sabendo que aqui é uma casa de estudo, de compartilhar experiências, nutrir amigos e conquistar amizades.

eu, de quebra, já descolei uma casa para ficar quando for com minha maria à portugal...

o sebo é um resíduo da indústria tenebroso de transformar em bio.

quem acompanhou toda a odisséia lá nos protocolos, vai ver quantos litros posto fora, quando coçamos a cabeça tentando descobrir porque da teimosia do sebo em transformar-se em bio.

alguns protocolos já estão solidificados nas minhas experiências:

1) usar base de 11g/l de naoh ou 16g/l de koh
2) 20% de metanol
3) processar bio de sebo preferencialmente em regiões quentes, ou mistura-lo com petrodiesel em quantias ainda a seres estabelecidas.

já descobrimos, que ao contrário do óleo de origem vegetal, o bio se sebo não emulsiona com o excesso de base.

tudo isso josé, ainda é pouco. muito ainda está para ser descoberto.

se cada um colaborar com um tijolo, daqui à pouco vamos ver um enorme edifício.

se não for pedir demais, quando tiver alguma informação, poste lá no tópico em protocolos e experiências. embora o tópico está inchado, já com 145 posts, está tudo centralizado lá. facilita a vida de quem busca informações, fotos e esclarecimentos.

sds

luciano

Responder

Voltar para “BioDiesel”