Colecções biológicas ainda sem base de dados

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Colecções biológicas ainda sem base de dados

Mensagem por luimio »

colecções biológicas ainda sem base de dados
08.10.2007
helena geraldes


o ano de 2007 pode dar à diversidade biológica portuguesa um portal na internet, onde os espécimes possam ser consultados, sem custos, por todos. actualmente, das 94 colecções registadas - com um total de 2,4 milhões espécimes - apenas dez por cento dos registos estão em bases de dados.

a ideia partiu da ocde (organização de cooperação e desenvolvimento económico) para eliminar um obstáculo à conservação da natureza: a falta de informação. mas também para facilitar a vida a um turista com férias marcadas para o peru e que queira saber que espécies lá pode encontrar.

em portugal, o gbif (global biodiversity information facility) está a dar os primeiros passos. o plano de acção - para organizar, manter e ampliar uma rede de informação sobre diversidade biológica - aguarda "luz verde" do ministério da ciência.

"já existe um protótipo em funcionamento", diz fernanda souto-sepúlveda, ponto de contacto do gbif, do gabinete de relações internacionais da ciência e do ensino superior. o protótipo tem uma colecção de botânica do museu nacional de história natural e outra de algas da universidade de coimbra. mas "há muitos mais dados em portugal que podem ser disponibilizados" através da bioinformática, comenta fernanda souto-sepúlveda.

segundo o inquérito biocase, realizado no verão de 2006, nas 94 colecções registadas - com um total de 2,4 milhões espécimes - apenas dez por cento dos registos estão em bases de dados. e a maioria das colecções tem menos de 50 por cento dos registos digitalizados.

o plano de acção, a cinco anos, prevê a criação de um portal bilingue na internet que permita a consulta tanto ao cientista como ao cidadão comum. lá serão encontrados dados sobre o espécime, incluindo uma fotografia e o local onde foi encontrado. o portal estará ligado à plataforma internacional de pesquisa de dados da gbif.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1306824

Responder

Voltar para “Ambiente”