BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
tiane:
acabei de chegar da lavoura, onde estamos plantando 200 ha de milho ( maíz ). muito trabalho, muita complicação, mas é uma atividade que adoro fazer.
dei um pulo no seu orkut. faltou as fotos, que vc escondeu, ou não quis publicar. puro recato, pois a única que lá está é muito bela.
quanto às brincadeiras, fazem partem de mim. e creia, jamais diria algo que pudesse constrange-la.
acho que a vida que a gente leva, com trabalho, problemas, dificuldades, a gente tem que ter uma válvula de escape.
às vezes vc se encontra no meio de um barranco, com uma onça em cima pronta à lhe comer e um tigre embaixo, esperando vc cair... de repente vc vê um morango... e como é bom um morango... então vc esquece a onça, esquece o tigre e saboreia aquele morango, calmamente e deliciosamente...
e rapidamente pensa em como livrar-se das feras, obviamente..
trabalhe, esforce-se, mas não perca a ternura jamais...
luciano
acabei de chegar da lavoura, onde estamos plantando 200 ha de milho ( maíz ). muito trabalho, muita complicação, mas é uma atividade que adoro fazer.
dei um pulo no seu orkut. faltou as fotos, que vc escondeu, ou não quis publicar. puro recato, pois a única que lá está é muito bela.
quanto às brincadeiras, fazem partem de mim. e creia, jamais diria algo que pudesse constrange-la.
acho que a vida que a gente leva, com trabalho, problemas, dificuldades, a gente tem que ter uma válvula de escape.
às vezes vc se encontra no meio de um barranco, com uma onça em cima pronta à lhe comer e um tigre embaixo, esperando vc cair... de repente vc vê um morango... e como é bom um morango... então vc esquece a onça, esquece o tigre e saboreia aquele morango, calmamente e deliciosamente...
e rapidamente pensa em como livrar-se das feras, obviamente..
trabalhe, esforce-se, mas não perca a ternura jamais...
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
bem luciano, essa sua citação parece ser o resumo da vida do produtor brasileiro, aproveitando a oportunidade queria agradecer pelo oferecimento na construção do reator, quando precisar vou recorrer a vcs. e se tiver oportunidade irei visitá-lo em triunfo. estava meio sumido porque meu pc pifou!
quanto as dúvidas da tiane, existe uma usina experimental de bd em pelotas da universidade que funciona com sebo a qual já visitei não tendo nada a acrescentar no maquinaria que já não tenhamos visto aqui no fórum .
e o bd30 ( bd de sebo)pode ser usado perfeitamente com qualquer temperatura pelo menos no brasil.
eles aqui também usam a esterificação com ácido antes da transesterificação (não é via de regra)
sds!
lobão
quanto as dúvidas da tiane, existe uma usina experimental de bd em pelotas da universidade que funciona com sebo a qual já visitei não tendo nada a acrescentar no maquinaria que já não tenhamos visto aqui no fórum .
e o bd30 ( bd de sebo)pode ser usado perfeitamente com qualquer temperatura pelo menos no brasil.
eles aqui também usam a esterificação com ácido antes da transesterificação (não é via de regra)
sds!
lobão
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!
-
tentando um método alternativo de lavagem do bio sem água, peguei o carro e fui à cidade buscar os produtos.
procurei por silicato de magnésio na loja de produtos quimicos. não tinha. perguntei por talco industrial, o que o químico da grande empresa respondeu: "esse eu tenho..."
retirei 500 ml de bio não lavado e adicionei 20g de talco industrial. ficou tudo branquinho, parecendo leite. não demorou e assentou o pó no fundo.
a parte de cima, deitei dentro de um filtro de café. no início, o líquido correu rapidamente, porém, no meio, virou gota-a-gota. uma parte botei fora, pois não caia mais nada, mesmo trocando de filtro.
para minha supresa, do mesmo jeito que estava o bio antes da adição do talco, assim ficou depois da filtragem.
aqueci o bio, para ver se ficava translucido. não ficou.
vou deixar parado o vidro de 500 ml, para ver se amanhã decanta mais e aquilo vira cristalino.
tudo feito em cima do bio de banha de porco.
sds
luciano
procurei por silicato de magnésio na loja de produtos quimicos. não tinha. perguntei por talco industrial, o que o químico da grande empresa respondeu: "esse eu tenho..."
retirei 500 ml de bio não lavado e adicionei 20g de talco industrial. ficou tudo branquinho, parecendo leite. não demorou e assentou o pó no fundo.
a parte de cima, deitei dentro de um filtro de café. no início, o líquido correu rapidamente, porém, no meio, virou gota-a-gota. uma parte botei fora, pois não caia mais nada, mesmo trocando de filtro.
para minha supresa, do mesmo jeito que estava o bio antes da adição do talco, assim ficou depois da filtragem.
aqueci o bio, para ver se ficava translucido. não ficou.
vou deixar parado o vidro de 500 ml, para ver se amanhã decanta mais e aquilo vira cristalino.
tudo feito em cima do bio de banha de porco.
sds
luciano
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 20, 2006 4:19 pm
que tipo de filtro de café? já fiz vários testes, e apenas funcionam os filtros nº 1 ou nº 2... ser for um filtro nº 4, a bio continua carregada de silicato...luciano kaefer Escreveu:a parte de cima, deitei dentro de um filtro de café. (...) para minha supresa, do mesmo jeito que estava o bio antes da adição do talco, assim ficou depois da filtragem.
-
aqui no brasil esses filtros são classificados somente quanto ao tamanho: 101,102,103 e 104.
existem marcas que ainda colocam microfuros, mas esses devem passar muitas impurezas. preferi o tradicional.
mas o bio filtrado ficou parecido como um sumo de maçã, mesmo aquecido.
no mail que recebi sobre o produto trisyl, indica agitar de 15 a 30 minutos numa temperatura de 70ºc.
será que isso é o que falta...
sds
luciano
existem marcas que ainda colocam microfuros, mas esses devem passar muitas impurezas. preferi o tradicional.
mas o bio filtrado ficou parecido como um sumo de maçã, mesmo aquecido.
no mail que recebi sobre o produto trisyl, indica agitar de 15 a 30 minutos numa temperatura de 70ºc.
será que isso é o que falta...
sds
luciano
-
- Membro Dedicado
julgo que nao é esse o problema... para bio de óleo vegetal uso cerca de 1% de silicato, ou seja, 10g por litro... no teu caso usaste 20g em 500ml, o que corresponde a 4%. falta de silicato nao foi...
tens ideia do indice médio de microns desse talco? se for demasiado alto (acima dos 40 microns) a capacidade de absorçao nao é muito boa... o ideal será silicato entre os 10 e os 20 microns.
relativamente à mistura a quente, tambem nao me parece necessário... no caso do bio de óleo vegetal, misturo apenas 5 minutos à temperatura ambiente...
tens ideia do indice médio de microns desse talco? se for demasiado alto (acima dos 40 microns) a capacidade de absorçao nao é muito boa... o ideal será silicato entre os 10 e os 20 microns.
relativamente à mistura a quente, tambem nao me parece necessário... no caso do bio de óleo vegetal, misturo apenas 5 minutos à temperatura ambiente...
-
o negócio é ir para os testes. estou indo lá para o galpão encarar a fera!
tenho aqui na fazenda um filtro prensa antigo, que utiliza papel para a filtragem do diesel, mas não posso passar pequenas quantidades por ele.
porisso coloquei no reator 70 litros de bio de banha de porco e vou adicionar 1 kg de pó de talco, misturar e depois passar pelo filtro.
vou levar junto a máquina fotográfica e daqui a pouco eu volto com as fotos e os resultados.
no pacote não especifica o tamanho das particulas, mas é bem fino.
sds
luciano
tenho aqui na fazenda um filtro prensa antigo, que utiliza papel para a filtragem do diesel, mas não posso passar pequenas quantidades por ele.
porisso coloquei no reator 70 litros de bio de banha de porco e vou adicionar 1 kg de pó de talco, misturar e depois passar pelo filtro.
vou levar junto a máquina fotográfica e daqui a pouco eu volto com as fotos e os resultados.
no pacote não especifica o tamanho das particulas, mas é bem fino.
sds
luciano
-
retornando com as informações:
achei prudente passar pelo filtro prensa o biodiesel aquecido à 70ºc sem a adição do talco.
o filtro prensa é um modelo antigo, composto de 15 placas, com filtro de papelão entre cada uma delas, sendo o conjunto todo apertado com um parafuso, afim de evitar vazamentos.
esse filtro dispõe de um manometro de pressão, para indicar quando o filtro estiver saturado.
eis o filtro:

ao ligar a bomba para passar o bio pelo filtro, achei que iria demorar muito para passar, o que não ocorreu. foi muito rápido, a ponto de desligar a bomba e mesmo assim continuar a passar com facilidade, por gravidade.
havia comprado pedaços de tela de serigrafia, bem fechada, malha 150 fios, mas nem cheguei a usar. o filtro de papel reteria muito mais sólidos.
resta saber se existe filtro de papel com maior capacidade de retenção de partículas, ou é universal. talvez se colocar 2 filtros, sobre o poder de rentenção... não sei se daria certo...
de qualquer forma, tenho necessariamente de conseguir reter partículas menores, para depois colocar o pó de talco.
para conhecimento dos amigos, abaixo a minha fonte de biodiesel...

sds
luciano
e.t. estou aceitando sugestões para poder fazer a filtragem...
achei prudente passar pelo filtro prensa o biodiesel aquecido à 70ºc sem a adição do talco.
o filtro prensa é um modelo antigo, composto de 15 placas, com filtro de papelão entre cada uma delas, sendo o conjunto todo apertado com um parafuso, afim de evitar vazamentos.
esse filtro dispõe de um manometro de pressão, para indicar quando o filtro estiver saturado.
eis o filtro:

ao ligar a bomba para passar o bio pelo filtro, achei que iria demorar muito para passar, o que não ocorreu. foi muito rápido, a ponto de desligar a bomba e mesmo assim continuar a passar com facilidade, por gravidade.
havia comprado pedaços de tela de serigrafia, bem fechada, malha 150 fios, mas nem cheguei a usar. o filtro de papel reteria muito mais sólidos.
resta saber se existe filtro de papel com maior capacidade de retenção de partículas, ou é universal. talvez se colocar 2 filtros, sobre o poder de rentenção... não sei se daria certo...
de qualquer forma, tenho necessariamente de conseguir reter partículas menores, para depois colocar o pó de talco.
para conhecimento dos amigos, abaixo a minha fonte de biodiesel...

sds
luciano
e.t. estou aceitando sugestões para poder fazer a filtragem...
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am
oi luciano!!
linda sua fonte de gordura...
luciano, se eu fosse vc tentava usar aquele tecido de teflon, não sei como se escreve, mas na faculdade de farmácia eles indicavam este, o de papel satura muito rápido. quanto o tamanho das partículas q deverá reter, já não compreendo mais. ele, o teflon, é duradouro e agüenta a altas temperaturas
e quanto o pó químico industrial, tudo vai depender do pó que comprou, as partículas deles influencia muito, quanto menores, melhor, pois terá mais contato com o bio.
linda sua fonte de gordura...
luciano, se eu fosse vc tentava usar aquele tecido de teflon, não sei como se escreve, mas na faculdade de farmácia eles indicavam este, o de papel satura muito rápido. quanto o tamanho das partículas q deverá reter, já não compreendo mais. ele, o teflon, é duradouro e agüenta a altas temperaturas
e quanto o pó químico industrial, tudo vai depender do pó que comprou, as partículas deles influencia muito, quanto menores, melhor, pois terá mais contato com o bio.
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."
-
- Membro Silver
ha luciano...compra também sílica gel, é um adsorvente muito bom, á media usual é em torno de 300l de gordura deve-se colocar 1,6kg de sílica, adicionasse a sílica juntamente com o metanol, o catalisador, e deixa fazer a mistura normalmente.
isso serve p fazer a limpeza completa, reter a água principalmente.
agora me faltou o nome, mas peça, se achar necessario, um anticongelante, vamos ver o q acontece, se o bio nao turva assim.
bjs, qq duvida estou aqui.
isso serve p fazer a limpeza completa, reter a água principalmente.
agora me faltou o nome, mas peça, se achar necessario, um anticongelante, vamos ver o q acontece, se o bio nao turva assim.
bjs, qq duvida estou aqui.
-
olá tiane:
bom saber que vc está de volta. suas dúvidas impulsionam a pesquisa e suas pesquisas solucionam as minhas dúvidas...
continuo emperrado na questão da filtragem.
na foto que postei mostra o filtro prensa que tenho. ele tinha filtros de papel. achei que serviria para filtrar esse pó, mas não. quando liguei a bomba, saiu um jato e ficou do mesmo jeito. mesmo com a bomba desligada, continuava a sair, pela gravidade.
imagino que um filtro, por si só, deveria ser necessário uma força mecânica para passar pela barreira ( filtro ).
tenho procurado muito na net, mas as empresas só interessam em vender minimo de 30 kg de filtros.
e não quero comprar essa quantidade. se inventar do filtro não resolver, fico embuchado com 30 kg...
vc está sugerindo colocar a silica, no momento de colocar o metóxido ?ou seria depois de remover a glicerina ? não entendi direito...
que tecido de teflon é este que vc indicou ?
sds
luciano
bom saber que vc está de volta. suas dúvidas impulsionam a pesquisa e suas pesquisas solucionam as minhas dúvidas...
continuo emperrado na questão da filtragem.
na foto que postei mostra o filtro prensa que tenho. ele tinha filtros de papel. achei que serviria para filtrar esse pó, mas não. quando liguei a bomba, saiu um jato e ficou do mesmo jeito. mesmo com a bomba desligada, continuava a sair, pela gravidade.
imagino que um filtro, por si só, deveria ser necessário uma força mecânica para passar pela barreira ( filtro ).
tenho procurado muito na net, mas as empresas só interessam em vender minimo de 30 kg de filtros.
e não quero comprar essa quantidade. se inventar do filtro não resolver, fico embuchado com 30 kg...
vc está sugerindo colocar a silica, no momento de colocar o metóxido ?ou seria depois de remover a glicerina ? não entendi direito...
que tecido de teflon é este que vc indicou ?
sds
luciano
-
- Membro Silver
prezados senhores.
nossa empresa fabrica mini usinas de biodiesel com capacidade de produção de 80 litros acada 4 hs.
é um equipamento de facil operação .
- baixo consumo de energia.
- òleo vegetal e gordura animal,novo ou usado.
- manual completo de instruções.
- pode ser operada em pequena garagem.
- valor de r$ 8.000,00 posto em porto alegre
para maiores esclarescimentos .51-96624952 ou http://www.miniusinabiodiesel.com
atenciosamente
sergio araujo
luciano liga p este cara...eu acabei de falar com ele, és de porto alegre, achei muito eficiente, quem saiba vc vai lá ver...e me fala algo, se és mesmo eficiente.
ele me deu umas dicas bem legais.
qt a questão do filtro, sim, é aqueles das calças meio gelada, pede p a sua mulher ela deve saber.
e a sílica gel, foi um consultar grande q me deu está dica, e coloca-se antes da batida junto com o metoxido, p q de tempo de a sílica ir absorvendo.
ha se vc ligar p o sergio, da empresa, diz q fui eu qm indiquei .
nossa empresa fabrica mini usinas de biodiesel com capacidade de produção de 80 litros acada 4 hs.
é um equipamento de facil operação .
- baixo consumo de energia.
- òleo vegetal e gordura animal,novo ou usado.
- manual completo de instruções.
- pode ser operada em pequena garagem.
- valor de r$ 8.000,00 posto em porto alegre
para maiores esclarescimentos .51-96624952 ou http://www.miniusinabiodiesel.com
atenciosamente
sergio araujo
luciano liga p este cara...eu acabei de falar com ele, és de porto alegre, achei muito eficiente, quem saiba vc vai lá ver...e me fala algo, se és mesmo eficiente.
ele me deu umas dicas bem legais.
qt a questão do filtro, sim, é aqueles das calças meio gelada, pede p a sua mulher ela deve saber.
e a sílica gel, foi um consultar grande q me deu está dica, e coloca-se antes da batida junto com o metoxido, p q de tempo de a sílica ir absorvendo.
ha se vc ligar p o sergio, da empresa, diz q fui eu qm indiquei .
-
- Membro Silver
filtro
bem pessoal, o anti congelante q a tiane fala seria etileno glicol?, luciano eu tenho um filtro mais antigo que o teu que usa feutro no lugar de papel,(igual aos filtros dos tratores que vinham equipado com motores mercedes) esse feutro era barato e e vinha em diversas espessuras o que seria fácil colocar no teu filtro para fazer uma experiência, o tecido de teflon eu não consegui aqui na minha região, mas vc está na capital é mais fácil.
sds!!!!
lobão!
sds!!!!
lobão!
-
- Membro Dedicado
segundo as contas que fiz através do xe.com , 8,000.00 brl = 3,129.45 eur.
dêm uma olhada no meu equipamento, que é a menos de metade do preço.
http://www.incalculavel.com
cumps,
josé marques
dêm uma olhada no meu equipamento, que é a menos de metade do preço.
http://www.incalculavel.com
cumps,
josé marques
-
- Membro Silver
silica gel
é um material usado para absorver umidade. é um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico.
o termo sílica refere-se aos compostos de dióxido de silício, sio2.
nome químico: dióxido de silício
fórmula molecular: sio2.
etileno glicol
estrutura química: ho-ch2-ch2-oh ; 1,2 etanodiol (iupac).
usualmente chamado de etileno glicol.
para q serve o etileno glicol?
obrigada
é um material usado para absorver umidade. é um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico.
o termo sílica refere-se aos compostos de dióxido de silício, sio2.
nome químico: dióxido de silício
fórmula molecular: sio2.
etileno glicol
estrutura química: ho-ch2-ch2-oh ; 1,2 etanodiol (iupac).
usualmente chamado de etileno glicol.
para q serve o etileno glicol?
obrigada
-
- Membro Silver
etileno glicol é usado nos anti-congelantes, líquidos de freio dos automóveis, naquelas bolsas que levamos no isopor para conservar a cerveja gelada, as usinas de álcool usam também para transformar o álcool hidratado em álcool anidro.
segundo wikipédia: propriedades
fórmula molecular c2h4(oh)2
massa molar 62.068 g/mol
densidade 1.1132 g/cm³
ponto de fusão
−12.9 °c (8.8°f)
ponto de ebulição
197.3 °c (387°f)
solubilidade em água miscible with water
in all proportions.
hazards
ponto de fulgor 111 °c (closed cup)
temperatura
de auto-ignição 410
segundo wikipédia: propriedades
fórmula molecular c2h4(oh)2
massa molar 62.068 g/mol
densidade 1.1132 g/cm³
ponto de fusão
−12.9 °c (8.8°f)
ponto de ebulição
197.3 °c (387°f)
solubilidade em água miscible with water
in all proportions.
hazards
ponto de fulgor 111 °c (closed cup)
temperatura
de auto-ignição 410
-
- Membro Silver
obrigada pela informação todos os testes são bem vindos.
tanto a silica gel, absorvidor e limpeza, qt o etileno glicol, descongelante, são uteis p os nossas experiencias
o querosene tambem ajuda a baixar o ponto de congelamente.
o querosene é um composto, resultante da destilação do petróleo, formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos. ele é um produto intermediário entre a gasolina e o óleo diesel, obtido por destilação fracionada do óleo cru. isso significa q ele é um composto q não faz mal p o veiculo, pois, é um composto parecido com o bio, diesel...etc
tanto a silica gel, absorvidor e limpeza, qt o etileno glicol, descongelante, são uteis p os nossas experiencias
o querosene tambem ajuda a baixar o ponto de congelamente.
o querosene é um composto, resultante da destilação do petróleo, formado por uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, naftalênicos e aromáticos. ele é um produto intermediário entre a gasolina e o óleo diesel, obtido por destilação fracionada do óleo cru. isso significa q ele é um composto q não faz mal p o veiculo, pois, é um composto parecido com o bio, diesel...etc
-
lobão:
confesso que pensei nos feltros, mas não consigo imaginar se feltro é tudo igual ou algum retem mais particulas do que outro.
fiquei tentado à experimentar, mas me falta informação sobre qual o melhor a ser usado, para retirar aquelas particulas menores que ficaram no bio. são tão pequenas, que acho que nem um com 1 micra vai conseguir resolver.
resta saber, no caso do feltro, se existe texturas diversas, ou que espessura o fltro tem que ter para poder retirar a turbidez do bio.
fal aí o que vc sabe...
sds
luciano
confesso que pensei nos feltros, mas não consigo imaginar se feltro é tudo igual ou algum retem mais particulas do que outro.
fiquei tentado à experimentar, mas me falta informação sobre qual o melhor a ser usado, para retirar aquelas particulas menores que ficaram no bio. são tão pequenas, que acho que nem um com 1 micra vai conseguir resolver.
resta saber, no caso do feltro, se existe texturas diversas, ou que espessura o fltro tem que ter para poder retirar a turbidez do bio.
fal aí o que vc sabe...
sds
luciano
-
-
josé marques ( incalculavel.com):
aqui no forum existem muitos brasileiros, que seriam potenciais compradores de seus produtos.
vc já chegou a cotar valores de frete para chegar a um preço final...
ainda existe aqui o famigerado imposto de importação, que chega à 60% sobre o valor do bem adquirido no exterior.
sds
luciano
aqui no forum existem muitos brasileiros, que seriam potenciais compradores de seus produtos.
vc já chegou a cotar valores de frete para chegar a um preço final...
ainda existe aqui o famigerado imposto de importação, que chega à 60% sobre o valor do bem adquirido no exterior.
sds
luciano