boa dia a todos!
este é o meu primeiro post (além da apresentação feita já há algum tempo)...
em primeiro lugar gostaria de dar o meu pequeno contributo divugando a minha experiência com ov. tenho um toyota starlet 1.5d de 1990 e estou a usar ov há cerca de 5000 km seguindo as úteis recomendações que tenho visto aqui no fórum. começei com apenas 3% e fui aumentando gradualmente até aos 40%. neste momento e desde há 2000 km a percentagem de ov oscila entre 40 e 50% sem ter notado qualquer tipo de problema. o carro pega quase sempre à primeira, e só precisei de dar à chave mais do que uma vez num dia de manhã em que esteve mais frio. com o tempo frio a chegar penso ser sensato, tal como recomendam aqui, diminuir um pouco a percentagem de ov para que tudo continue a correr bem...
em segundo lugar, quero pedir a ajuda dos membros para a primeira mudança de óleo desde o início do uso de ov. além de ser altura de mudar o óleo, estou agora a notar uma certa perda de performance a altas rotações, a velocidade mais elevada e nas reprises. assim, gostaria que me dessem opinião sobre mudar também o filtro do gasóleo.
uma pergunta que gostaria de colocar é se existe algum produto para limpar o motor antes de mudar o óleo. li aqui algures (mas sinceramente não encontrei o tópico outra vez) que existe um produto que limpa o motor antes de mudar o óleo. será recomendável usar esse produto? que produto é? onde o posso encontrar? como utilizá-lo?
no alto dos seus quase 350000 km, o motor consome um bocado de óleo; pelo que vi, consumiu cerca de 2 litros em 6000 km. haverá algum problema associado ao consumo de ov pelo facto de o carro consumir óleo? não sei se a pergunta é pertinente mas a minha experiência com ov ainda é escassa por isso mais vale perguntar!
obrigado pela ajuda!
um abraço!
Mudança de óleo
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Autor do tópico - Membro
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ola
com respeito ao carro vê bem as %
o meu também já andou a 60 e qualquer coisa mas depois desisti e vê porque http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3201[url]
por norma ao notar uma certa perda de performance a altas rotações, a velocidade mais elevada e nas reprises. isso e indicio de que e altura de mudar o filtro
com respeito ao produto que falas penso que e isto
e-1 lubrication system cleaning and protection
não me lembro e quem o comercializa mas da-te ao trabalho de ver as mensagens dos moderadores penso que e um deles que comercializa , mas não garanto ou então vê nos classificados do forum
abraço
com respeito ao carro vê bem as %
o meu também já andou a 60 e qualquer coisa mas depois desisti e vê porque http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3201[url]
por norma ao notar uma certa perda de performance a altas rotações, a velocidade mais elevada e nas reprises. isso e indicio de que e altura de mudar o filtro
com respeito ao produto que falas penso que e isto
e-1 lubrication system cleaning and protection
não me lembro e quem o comercializa mas da-te ao trabalho de ver as mensagens dos moderadores penso que e um deles que comercializa , mas não garanto ou então vê nos classificados do forum
abraço
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
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- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
não sei quem comercializa, mas o [***************] justifica o seu uso aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 9597#29597
e já agora, se o carro começa a negar-se ás maiores solicitações penso que será altura de mudar o filtro. esse motor foi muito usado e tb usas percentagens muito elevadas, portanto estão reunidas as condições para a colmatação do filtro. pode haver outras causas para esse sintoma, mas eu diria que há uma elevada probabilidade de ser o filtro. assim sendo o melhor é mudar rapidamente pois qualquer restrição ao movimento do ov resulta num proporcional sobre esforço da bomba de injecção.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 9597#29597
e já agora, se o carro começa a negar-se ás maiores solicitações penso que será altura de mudar o filtro. esse motor foi muito usado e tb usas percentagens muito elevadas, portanto estão reunidas as condições para a colmatação do filtro. pode haver outras causas para esse sintoma, mas eu diria que há uma elevada probabilidade de ser o filtro. assim sendo o melhor é mudar rapidamente pois qualquer restrição ao movimento do ov resulta num proporcional sobre esforço da bomba de injecção.
Porreiro, pá!