QUEM GASTA OLEO VEGETAL DIRECTO?
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bem vindo a este fórum!!batatinhas Escreveu:bon dia, eu sou o batatinhas 1ª vez num forum, desculpem se estiver mal metida a mensagem. voltando aõ assunto eu tenho um mb 240d que ja anda a 100% no tempo morno e a 85% ovd-15% gasoleo no frio
podes fazer uma apresentação aqui
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QUEM GASTA OLEO VEGETAL DIRECTO?
corsa 1.5d
faz hoje duas semanas que lhe comecei a meter ov, fui aumentando as % e desde à cerca de 500km ando com 25%ov e 75%diesel
durante cerca de 10km andei com quase 100% ov (motor estava quente quando meti óleo, o arranque do motor foi feito com mistura que estaria nas tubagens e bomba, e depois foi o percurso até à bomba - 10km, antes de arrefecer já tinha diesel no depósito)
neste momento o meu problema é arranjar o óleo a bom preço ... nos supermercados fica no minimo a cerca de 0,75€ por litro (plus em garrafões 3l) ... alguém sabe onde mais barato?
qual a melhor marca ou especificação?
faz hoje duas semanas que lhe comecei a meter ov, fui aumentando as % e desde à cerca de 500km ando com 25%ov e 75%diesel
durante cerca de 10km andei com quase 100% ov (motor estava quente quando meti óleo, o arranque do motor foi feito com mistura que estaria nas tubagens e bomba, e depois foi o percurso até à bomba - 10km, antes de arrefecer já tinha diesel no depósito)
neste momento o meu problema é arranjar o óleo a bom preço ... nos supermercados fica no minimo a cerca de 0,75€ por litro (plus em garrafões 3l) ... alguém sabe onde mais barato?
qual a melhor marca ou especificação?
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.
eu já fiz mais de 5000km com ovd.
comecei com 20% mas já vou em 75%.
sempre com 5% de gasolina.
abraço
comecei com 20% mas já vou em 75%.
sempre com 5% de gasolina.
abraço
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- Novo membro
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boa tarde a todos e parabéns pelo fórum.
tenho acompanhado as experiências aqui relatadas com interesse.
apesar de haver cá em casa um carro, possivelmente ideal para utilizar ovd, ainda não me iniciei. as razões para isso são as seguintes:
-o carro em causa tem para mim algum interesse com clássico e foi sujeito a um restauro de pintura e está como novo. bom para guardar na garagem e dar uns passeos de vez em quando.
-já não faz tantos km como antes visto haver outro carro cá em casa que o bate em economia que usa um combustível concorrente (gpl).
antes que me esqueça, o carro é um mercedes 220d (w123) de 1978. com uma bomba bosch em linha.
no entanto como está a chegar o verão estou tentado a experimentar com uma percentagem de 10-15 por cento de ov. o carro tem um sistema, que lhe foi montado há anos para aquecer o gasóleo com o líquido de refrigeração.
assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam), por outro continuo com algum receio de eventuais depósitos que se possam criar nos injectores ou mesmo nos cilindros.
desde já agradeço as ajudas que me possam dar para estes meus dilemas.
um abraço a todos.
tenho acompanhado as experiências aqui relatadas com interesse.
apesar de haver cá em casa um carro, possivelmente ideal para utilizar ovd, ainda não me iniciei. as razões para isso são as seguintes:
-o carro em causa tem para mim algum interesse com clássico e foi sujeito a um restauro de pintura e está como novo. bom para guardar na garagem e dar uns passeos de vez em quando.
-já não faz tantos km como antes visto haver outro carro cá em casa que o bate em economia que usa um combustível concorrente (gpl).
antes que me esqueça, o carro é um mercedes 220d (w123) de 1978. com uma bomba bosch em linha.
no entanto como está a chegar o verão estou tentado a experimentar com uma percentagem de 10-15 por cento de ov. o carro tem um sistema, que lhe foi montado há anos para aquecer o gasóleo com o líquido de refrigeração.
assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam), por outro continuo com algum receio de eventuais depósitos que se possam criar nos injectores ou mesmo nos cilindros.
desde já agradeço as ajudas que me possam dar para estes meus dilemas.
um abraço a todos.
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- Membro Gold
- Mensagens: 1639
- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam...
pasc...
relativamente a :
o gasoleo disponivel hoje em dia..exagerando um pouco..é veneno para essas motorizações..á semelhança do que aconteceu com tantos motores a gasolina que sofreram com o fim da gasolina com chumbo....
mesmo utilizando o gasoleo como combustivel..(e sendo a bomba injectora do teu merk provida de auto-lubrificação..tem um carter de oleo proprio e tudo..que caso não saibas deverá ser mudado todos os 10.000kms..um dos segredos da longevidade desses motores...) a bem desse sistema de injecção impõe-se como indispensavel a adição de uma percentagem minima de 2% de oleo 2t...
finalizo informando que a motorização do teu merk é tão sómente das mais aptas a serem adaptadas á utilização de oleo vegetal como combustivel
um abraço
[***************]
pasc...
relativamente a :
engano teu meu amigo..engano teu...pasc Escreveu:
assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam)
o gasoleo disponivel hoje em dia..exagerando um pouco..é veneno para essas motorizações..á semelhança do que aconteceu com tantos motores a gasolina que sofreram com o fim da gasolina com chumbo....
mesmo utilizando o gasoleo como combustivel..(e sendo a bomba injectora do teu merk provida de auto-lubrificação..tem um carter de oleo proprio e tudo..que caso não saibas deverá ser mudado todos os 10.000kms..um dos segredos da longevidade desses motores...) a bem desse sistema de injecção impõe-se como indispensavel a adição de uma percentagem minima de 2% de oleo 2t...
finalizo informando que a motorização do teu merk é tão sómente das mais aptas a serem adaptadas á utilização de oleo vegetal como combustivel
um abraço
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- Novo membro
- Mensagens: 4
- Registado: sexta jun 16, 2006 6:56 pm
obrigado pela ajuda,[***************] Escreveu::d vivam...
pasc...
relativamente a :
engano teu meu amigo..engano teu...pasc Escreveu:
assim por se por um lado penso que não terei problemas com esta experiência, já que estarei a utilizar um combustível que não será pior que aquele que o carro usava na sua juventude (já que os gasóleos do início dos anos 80 deviam ser jeitosos, deviam)
o gasoleo disponivel hoje em dia..exagerando um pouco..é veneno para essas motorizações..á semelhança do que aconteceu com tantos motores a gasolina que sofreram com o fim da gasolina com chumbo....
mesmo utilizando o gasoleo como combustivel..(e sendo a bomba injectora do teu merk provida de auto-lubrificação..tem um carter de oleo proprio e tudo..que caso não saibas deverá ser mudado todos os 10.000kms..um dos segredos da longevidade desses motores...) a bem desse sistema de injecção impõe-se como indispensavel a adição de uma percentagem minima de 2% de oleo 2t...
finalizo informando que a motorização do teu merk é tão sómente das mais aptas a serem adaptadas á utilização de oleo vegetal como combustivel
um abraço
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por acaso já sabia da questão da mudança de óleo do cárter da bomba, o que faço todos os 5000 km. obrigado pelas ajudas. também agradeço o conselho do òleo 2t, mas 2% de 65l são 1,3 l x5€, dá mais 6,5€ por cada depósito... puxadote.
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- Novo membro
- Mensagens: 4
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é verdade, se calhar também estava errado quando seguia um conselho que me deram numa oficina, que consistiam em, de vez em quando, acrescentar um litro de óleo quando atestava o depósito. mas óleo de motor tipo 15w40. felizmente nunca tive problemas. calculo que este procedimento não aquecia nem arrefecia.
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- Novo membro
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- Membro Gold
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vivam...
paulo...eu não concordo com essa tua postura tipo "cascadeur"...
uma coisa é ter um interesse em experimentar.. conscientemente ( estudando..avaliando..ponderando..etc...) alternativas aos combustiveis instituidos...
outra coisa é enfiar algo pelo deposito adentro e assumir uma postura tipo "que se lixe..se der o estoiro não se perde grande coisa"..
isto poderá ser interpretado como imbuido de uma certa dose de agressividade..mas não é...é apenas a minha posição de respeito em relação á mecanica em todas as suas envolventes e vertentes..nada mais...
um abraço
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paulo...eu não concordo com essa tua postura tipo "cascadeur"...
uma coisa é ter um interesse em experimentar.. conscientemente ( estudando..avaliando..ponderando..etc...) alternativas aos combustiveis instituidos...
outra coisa é enfiar algo pelo deposito adentro e assumir uma postura tipo "que se lixe..se der o estoiro não se perde grande coisa"..
isto poderá ser interpretado como imbuido de uma certa dose de agressividade..mas não é...é apenas a minha posição de respeito em relação á mecanica em todas as suas envolventes e vertentes..nada mais...
um abraço
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- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
olá pasc, bem vindo ao forum!
parabéns pelo teu carro! fazes bem em conservá-lo e preocupares-te com ele. se usas o carro apenas para alguns passeios de fds, não vale a pena preocupares-te com a quantidade de gasoleo que queimas, ainda que possas poupar uns centavos e reduzir um pouco o impacto ambiental pelo seu uso, se o usas pouco não vale a pena. é no carro do dia-a-dia e das grandes viagens que vale a pena poupares. o uso do oleo 2t é como o fernando diz, eu tenho uma motoca 2t e sei o que esse oleo pode fazer por um motor, e mais ainda por um diesel que tem melhores condições para o queimar totalmente e tem um circuito de injecção para lubrificar. se fizeres alguma experiencia com o outro carro, não te esqueças de a relatar aqui.
saúde da boa!
parabéns pelo teu carro! fazes bem em conservá-lo e preocupares-te com ele. se usas o carro apenas para alguns passeios de fds, não vale a pena preocupares-te com a quantidade de gasoleo que queimas, ainda que possas poupar uns centavos e reduzir um pouco o impacto ambiental pelo seu uso, se o usas pouco não vale a pena. é no carro do dia-a-dia e das grandes viagens que vale a pena poupares. o uso do oleo 2t é como o fernando diz, eu tenho uma motoca 2t e sei o que esse oleo pode fazer por um motor, e mais ainda por um diesel que tem melhores condições para o queimar totalmente e tem um circuito de injecção para lubrificar. se fizeres alguma experiencia com o outro carro, não te esqueças de a relatar aqui.
saúde da boa!