17.10.2007
o presidente norte-americano, george w. bush, reiterou ontem a sua oposição ao protocolo de quioto, classificando aquele tratado internacional como "má política".
numa sessão de apresentação do orçamento dos eua, em rogers, no arkansas, bush disse que pretende ter um papel importante na negociação de um sucessor a quioto, que obriga os países desenvolvidos a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa até 2012. mas a ideia de bush - de compromissos voluntários a assumir pelos países com maiores emissões - não tem sido bem recebida.
"nós somos diferentes de outros países", disse o presidente bush. "seja lá o que estejamos a fazer, está a funcionar, porque a nossa economia cresceu no ano passado, mas a quantidade de gases com efeito de estufa que lançámos no ambiente na verdade caiu".
pouco tempo depois de tomar posse, em 2001, bush abandonou o protocolo de quioto, argumentando que o tratado seria prejudicial à economia norte-americana. "eu estou interessado em boas políticas. quioto, pensei eu, era má política", justificou.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1307797