portugal realiza 1º leilão voluntário de emissões poluentes
o primeiro leilão de emissões de dióxido de carbono em portugal realiza-se quinta-feira e pretende vender 350 mil toneladas de emissões, cerca de metade do que é produzido pela central de sines em um mês.
um dos objectivos desta operação de bolsa é «testar» o interesse das empresas portuguesas em comprar voluntariamente emissões, sendo que a única contrapartida é conseguir o estatuto de «carbono neutral», explicou à agência lusa o director-geral da sendeco - sistema electrónico de negociação de direitos de emissões, eduardo marcos.
enquanto no comércio europeu de licenças de emissão (cele) as empresas compram o direitos para poder poluir acima do que lhes é imposto, neste leilão voluntário os interessados compram apenas com o objectivo de financiar projectos que compensem as emissões de dióxido de carbono.
«entre esses projectos estão a reflorestação ou energia eólica. os voluntários habilitam-se a certificados de compra de licenças de emissão de co2», exemplificou eduardo marcos.
na sessão de quinta-feira vão ser leiloados três projectos, no valor de 350 mil toneladas de emissões, de empresas pequenas nomeadamente do canadá e irlanda.
o mercado voluntário de emissões iniciou-se nos estados unidos em 2004 e «está a tornar-se uma operação habitual entre todas as empresas que assumem a sua responsabilidade corporativa pelas alterações climáticas», mesmo não servindo para cumprir metas do protocolo de quioto, o acordo internacional sobre o aquecimento global ratificado por portugal.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=299965
Portugal realiza 1º leilão voluntário de emissões poluentes
-
Autor do tópico - Mensagens: 2150
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2872
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
- Localização: Baixo Mondego