17.10.2007

a recolha de pilhas e acumuladores usados aumentou nove por cento no primeiro semestre do ano, em relação a 2006, tendo sido recuperados cerca de 10,7 milhões de unidades destes resíduos, anunciou a empresa responsável pelo processo.
em declarações à agência lusa, mónica fonseca, da ecopilhas, entidade responsável por gerir a recolha, triagem e reciclagem das pilhas e acumuladores usados, adiantou que entre 2004 e 2006, em média, "foram recuperadas para reciclagem cerca de 14 milhões de unidades, o equivalente a mais de 13 por cento do total de pilhas e acumuladores existentes no mercado".
"portugal é o sexto classificado da união europeia [na recolha destes materiais], a seguir a alemanha, holanda, áustria, bélgica ou frança", salientou a responsável da empresa, que recolhe pilhas em todo o país, incluindo as regiões autónomas dos açores e madeira.
embora portugal não disponha de unidades de reciclagem de pilhas, mónica fonseca assegura que, "depois de depositadas nos pilhões, todas as pilhas são recolhidas e separadas por sistema químico, sendo posteriormente enviadas para uma empresa na áustria, onde são devidamente recicladas".
esclareceu ainda que "durante o processo de reciclagem os metais pesados considerados perigosos para a saúde humana não são libertados para o meio ambiente".
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1307796