CAD/CAM_/CNC... 2/3 dimensões

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jan 27, 2007 3:56 am

CAD/CAM_/CNC... 2/3 dimensões

Mensagem por casta_baga »

estou interessado em investir em portugal, começar algum negócio relacionado com sistemas de cad/cam_/cnc... 2 e 3dimensões ... produção/logística/suporte

procuro comentários acerca de como vai este negócio em portugal....

torneiros/frezadores convencional/cnc
programadores/desenhadores cnc
desenho gráfico
projectistas industriais
tecnicos de publicidade
etc
1 abraço

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Mensagem por EnergiaDiesel »

para esse tipo de tecnologia em portugal só em áreas técnicas ligadas á ccop.

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

energiadiesel Escreveu:para esse tipo de tecnologia em portugal só em áreas técnicas ligadas á ccop.
ccop?
se procurar no google aparece empresas de construção...

podes me fraccionar ccop?
1 abraço

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver

construção civil e obras públicas.

eng. civil/arquitectura/indústria/logística.

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

cad/cam, cnc tem de ver com programação das máquinas metalomecânicas para fabrico das peças de elevada precisão, de forma automática ou assistida por computador. construção civil não têm essas necessidades.

tenta antes a indústria de moldes para plásticos. é, em portugal, um ramo de elevado nível técnico, um dos melhores na europa.

depois há indústria de componentes para automóveis.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver

construção civil não têm essas necessidades.
o autocad utiliza-se em cc (projectos), quanto ao resto já tinha referido

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

autocad dá para qualquer desenho
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

estou interessado em investir em portugal, começar algum negócio relacionado com sistemas de cad/cam_/cnc... 2 e 3dimensões ... produção/logística/suporte

r: penso que está em crescimento, mas lento pq a crise não veio ajudar!

r: è vulgar serem a mesma pessoa! redução de custos...

construção civil não têm essas necessidades.
r: tem, tem!

o autocad utiliza-se em cc (projectos),
r:certo.

autocad dá para qualquer desenho
r: dá no geral, mas no especifico há versões mais completas com mais ferramentas... por exemplo: para camaras municipais cadmaps, industria cad inventor, etc...

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

autocad é desenho geral, tanto dá para cc, mecânica, arquitectura etc..

para a industria metalomecânica acho que autocade não é obrigatório.
1- é caríssimo
2 - possivelmente um dos mais difíceis de prender e usar
3 - é melhor usar um que por sua vez faça tudo... como por exemplo a própria conversão para a linguagem cnc, certas empresas usam autocad para o desenho e outro para generarem os códigos de g.

tenta antes a indústria de moldes para plásticos. é, em portugal, um ramo de elevado nível técnico, um dos melhores na europa.
r_acho que até é anivel mundial, nesta área por exemplo é necessário a utilização de softwares bastante capazes na área de sólidos e com librarias de cnc capazes de 3 dimensões

depois há indústria de componentes para automóveis.
r_ pois que também é grande, penso que vai crescer mais num futuro próximo.

r: penso que está em crescimento, mas lento pq a crise não veio ajudar!
p_ será a zona de coimbra boa para uma empresa pequena?

r: è vulgar serem a mesma pessoa! redução de custos...
r2_ quando se trata de certos projectos é melhor ter o desenhador/programador e por outro lado o técnicos de set_up/operadores

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

será a zona de coimbra boa para uma empresa pequena?
r: se fosse eu apostava exatamente por esses lados. penso que estratégicamente está mais ou menos no centro, com bom desenvolvimento e meios de comunicação. è a minha opinião pessoal...

quando se trata de certos projectos é melhor ter o desenhador/programador e por outro lado o técnicos de set_up/operadores
r: por isso é que referi o crescimento lento... igual a projectos pequenos...

para a industria metalomecânica acho que autocade não é obrigatório.
1- é caríssimo
2 - possivelmente um dos mais difíceis de prender e usar
3 - é melhor usar um que por sua vez faça tudo... como por exemplo a própria conversão para a linguagem cnc, certas empresas usam autocad para o desenho e outro para generarem os códigos de g.

r:
1- existem versões mais baratas. ex: o briscad...
2-sim, mas é o mais completo e se virmos bem os "outros" andam sempre á volta deste... por ex: comandos iguais, funções... diferem nas tais ferramentas que com um só clic fazem o que o autocad precisa de varios... formatos de ficheiros iguais (dwg), e por aí fora...
3- ao adquirir uma cnc a empresa fornece também os programas para desenhar e gerar os codigos. ex: tekna usa o nctool. (desculpem a publicidade)...

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

se fosse eu apostava exatamente por esses lados. penso que estratégicamente está mais ou menos no centro, com bom desenvolvimento e meios de comunicação. è a minha opinião pessoal...

r2_também concordo, a zona centro é possivelmente a melhor e especialmente o facto da minha terra natal ser coimbra.

1- existem versões mais baratas. ex: o briscad...
2-sim, mas é o mais completo e se virmos bem os "outros" andam sempre á volta deste... por ex: comandos iguais, funções... diferem nas tais ferramentas que com um só clic fazem o que o autocad precisa de varios... formatos de ficheiros iguais (dwg), e por aí fora...
3- ao adquirir uma cnc a empresa fornece também os programas para desenhar e gerar os codigos. ex: tekna usa o nctool. (desculpem a publicidade)...

r_
1_até existe deles de graça e muito bons... um deles foi desenhado por um brasileiro, acho que é o opencam, somente disponível para linux.
2_ sim concordo, são todos semelhantes e autocad fica no mais difícil possivelmente, existe um europeu que ultrapassa o autocad em todos os sentidos e segue uma linha própria mas por sua vez é ainda mais caro.
3_nunca ouvi falar de tekna, pelo que vi na internet fazem maquinas pequenas, mas já ouvi falar de nctool.

existe um controlador fagor que foi desenhado em portugal, pela minha experiência bate muitos dos que andam por aqui, foi o primeiro que vi com um lcd touch screen, a tal teoria do haptic fingerprints, um dos conceitos ergonómicos futuristas.

já agora, agradecia saber o porquê desse conhecimento todo?
que marcas é que andam por aí?
existe alguma marca national?

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

também concordo, a zona centro é possivelmente a melhor e especialmente o facto da minha terra natal ser coimbra.
r: também sou do centro, casado com uma mulher do norte, que trabalha (ela) no sul... penso que isso me dá algum conhecimento do país.

até existe deles de graça e muito bons... um deles foi desenhado por um brasileiro, acho que é o opencam, somente disponível para linux.
r: ainda ando "agarrado" ao windows por isso não conheço...

existe um europeu que ultrapassa o autocad em todos os sentidos e segue uma linha própria mas por sua vez é ainda mais caro.
r: se o autocad ronda os 6000€ imagino esse.

nunca ouvi falar de tekna, pelo que vi na internet fazem maquinas pequenas, mas já ouvi falar de nctool.
r: é uma empresa italiana com representante em portugal. (marinha grande, se não estou em erro) já tem alguma dimensão e está em muitos eventos/feiras.

foi o primeiro que vi com um lcd touch screen, a tal teoria do haptic fingerprints, um dos conceitos ergonómicos futuristas.
r: dou o beneficio da duvida, mas os oleos de corte não devem ser mt compativeis com lcd, e andar a caminhar para a casa de banho sempre que se vai trocar de programa de fresagem não é mt em abono do rendimento... o tempo dirá se é realmente bom...

r: trabalho numa serralharia executo trabalhos de serralharia, desenhador e operador de cnc. ligado á industria do aluminio. á noite estudo engenharia civil. curso de formação profissional de autocad nivel 2 (mais ligado á arquitectura, mas foi o que se arranjou, e além disso foi de borla) pelo meio estudei electrotécnia e eléctrónica... também me interesso por medicina e engenharia mecanica...
como vê é dificil arranjar um curso completo para mim...

r: não estou dentro disso mas sei que há varias e penso que até existe mesmo uma portuguesa. penso que as maquinas são azuis. as da tekna são laranja. vou tentar saber alguma coisa...

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

foi o primeiro que vi com um lcd touch screen, a tal teoria do haptic fingerprints, um dos conceitos ergonómicos futuristas.
r: dou o beneficio da duvida, mas os oleos de corte não devem ser mt compativeis com lcd, e andar a caminhar para a casa de banho sempre que se vai trocar de programa de fresagem não é mt em abono do rendimento... o tempo dirá se é realmente bom...

a compatibilidade do lcd é somente para programação e/ou grafismo, se bem me lembro o controlador trazia igualmente um teclado qwerty, edição e ajustamento das ferramentas pode ser feito via os botões de borracha, programar uma maquina fagor é bastante facil, só temos que escolher o que pretendemos perante uma livraria completissima, bastante bem desenhada ergonomicamente, lembro-me que o touch screen era tipo, abrir janelas e ser possível ver varias janelas ao mesmo tempo, tenho a certeza que há muitas maquinas fagor em portugal, aqui há poucas infelizmente.

r: trabalho numa serralharia executo trabalhos de serralharia, desenhador e operador de cnc. ligado á industria do aluminio. á noite estudo engenharia civil. curso de formação profissional de autocad nivel 2 (mais ligado á arquitectura, mas foi o que se arranjou, e além disso foi de borla) pelo meio estudei electrotécnia e eléctrónica... também me interesso por medicina e engenharia mecanica...
como vê é dificil arranjar um curso completo para mim... ?

interessante essa (synergi) de cursos, interesses e experiências... essa do curso completo pode ser mais simples do que pensa, até pode dar a ser primeiro ministro, quem sabe, hahahahha
josé saramago era torneiro mecanico!!! hoje tem um prémio nobel, hum!
hoje a minha casa vale mais do que 150% do valor q paguei em menos de um ano 1 meio, a economia vai ter o crash dentro de um a dois anos, o petróleo vai falir... então eu terei que vender a casa e bazar.

r: não estou dentro disso mas sei que há varias e penso que até existe mesmo uma portuguesa. penso que as maquinas são azuis. as da tekna são laranja. vou tentar saber alguma coisa...

agradecia toda a informação possível e até mesmo revistas sobre a situação portuguesa, já sei que em moldes portugal é o maior.
Última edição por casta_baga em domingo nov 18, 2007 6:09 am, editado 1 vez no total.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

andei a ver por aqui e as respostas são invariavelmente: os moldes são feitos no estrangeiro! parece que por causa das tempras que é preciso dar aos moldes! portugal ainda tem de evoluir! revistas não encontrei nenhuma. maquina fagor não conheço mas vou estar atento ás exposições! qundo for a alguma tomo nota das marcas e posto aqui. lamento não ter sido uma grande ajuda...

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

ferra Escreveu:andei a ver por aqui e as respostas são invariavelmente: os moldes são feitos no estrangeiro! parece que por causa das tempras que é preciso dar aos moldes! portugal ainda tem de evoluir! revistas não encontrei nenhuma. maquina fagor não conheço mas vou estar atento ás exposições! qundo for a alguma tomo nota das marcas e posto aqui. lamento não ter sido uma grande ajuda...
está tudo ok... não te preocupes... eu já assinei uma revista ´o molde´.

quando for aí vou tentar adquirir mais informação, ando neste momento atento ás ajudas governamentais nesse sentido, no meu caso é considerado investimento estrangeiro que no qual, se houver uma parceria dá uma imagem magnífica para os fundos governamentais.....

Autor do tópico
casta_baga
Membro Silver
Membro Silver

ferra Escreveu:andei a ver por aqui e as respostas são invariavelmente: os moldes são feitos no estrangeiro! parece que por causa das tempras que é preciso dar aos moldes! portugal ainda tem de evoluir! revistas não encontrei nenhuma. maquina fagor não conheço mas vou estar atento ás exposições! qundo for a alguma tomo nota das marcas e posto aqui. lamento não ter sido uma grande ajuda...
hey ferra, boas,
portugal em 2005 e 2006 foi o quinto produtor mundial de moldes e maquinas de injecção e, agora, existe um software português pelo que ouvi na finlândia, que foi totalmente desenhado em portugal e que é compativel com 7 axis .

puxa !!!!!.. aquase que se fosse italiano não comia mais massa...
começo a pensar que se fôr para aí, a industria está demasiada evoluída aí...

foste ao lisbon european tooling forum?
1 abraço

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”