30.10.2007
afp

a noruega vai investir 130 milhões de coroas norueguesas (16,8 milhões de euros) na protecção da floresta da amazónia, anunciou hoje o governo norueguês.
o ministro do ambiente e da ajuda ao desenvolvimento, erik solheim, anunciou este investimento, em três anos, depois de se ter reunido em oslo com a sua homóloga brasileira, marina silva.
“o abate e a destruição pelo fogo das florestas tropicais é uma causa importante do efeito de estufa, assim como a utilização dos produtos petrolíferos”, declarou solheim, em comunicado.
na prática, a noruega vai investir 60 milhões de coroas norueguesas (7,7 milhões de euros) em dois projectos especiais do programa das nações unidas para o desenvolvimento e 70 milhões (nove milhões de euros) suplementares num fundo de protecção da floresta tropical.
“as acções necessárias para a suspensão da desflorestação serão um tema importante nas próximas negociações sobre o clima em bali, em dezembro”, acrescentou, salientando que a desflorestação representa hoje 20 por cento das emissões mundiais de dióxido de carbono.
a conferência de bali, de 3 a 14 de dezembro, deverá traçar uma estratégia para as novas reduções das emissões de gases com efeito de estufa para depois de 2012, quando termina o protocolo de quioto.
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1309238