ao adicionar 2% a 3% de gasolina, estamos a causar com que o ponto de ignição se aproxime do petrodiesel, além de obtermos uma pulverização mais (limpa) na injecção. acima da mistura b40 sem a adição de gasolina, teremos então, de acertar o ponto de injecção.se não me engano, o fry utiliza gasolina 5% como aditivo. aumenta a octanagem e rendimento, e com certeza diminui o problema de congelamento. relata aí fry, o que vc sabe sobre o assunto...
o maior problema que enfrento presentemente, é a corrosão que o bd provoca em vedantes ou retentores da bi. já é a segunda que tem de ser aberta nos carros da casa e conheço outros tantos que tiveram de fazer o mesmo. os tubos exteriores são fácilmente substituíveis, mas desmontar a bi tem custos mais onerosos.
ainda não há mecânicos que conheçam o material viton, nem as empresas importadoras de peças, estão vocacionadas para esta questão.
todos nós que usamos bd, vamos ter despesas deste tipo. os fabricantes de automóveis ainda não estão a cumprir com a adopção de materiais para o consumo de biocombustíveis. por isso…. preparem-se.
quanto ao vinho... aqui na zona do ribatejo temos por hábito fazer água-pé. para quem desconhece, é o aproveitamento da lavagem do mosto já prensado, de onde foi extraido o precioso nectar, o vinho. a água-pé fermenta nesse mosto, com a adição de um pouco de açucar. este liquido, é colocado num depósito, para completar a fermentação. no dia 11 de novembro, como diz o ditado, no dia de s. martinho, vai á adega e prova o vinho, é também oficializada a abertura da água-pé. a graduação, como é menor 9º, obriga a que o seu consumo seja mais rápido. isto, claro, sem adicionar qualquer tipo de tratamentos.
o vinho, que já foi submetido a uma série de atrocidades, ainda sofre a prisão claustrofóbica até abril, sendo nessa altura engarrafado (outra atrocidade) ou envasilhado. depois deste punição, ele está preparado para se vingar de todas estas crueldades, como a prensagem, esmagamento, fermentação, etc. por isso, quando o ingerimos, o dito cujo, vem com aquela enorme vontade de fazer todas as malfeitorias e por vezes, até nos levar á loucura