Projecto a incentivos comunitários
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça abr 03, 2007 9:34 am
Projecto a incentivos comunitários
estou a fazer um projecto de investimento para me candidatar a incentivos para montar uma empresa para produção de biodiesel. algum colega esta a passar pelo mesmo. talvez pudessemos trocar informações o que acham ? se alguem tiver informação que possa disponibilizar seria optimo!
-
- Staff Member
- Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
estás a fazer um projecto, ou estás a pensar em fazer? tens forma de investir a título particular? se tiveres, talvez seja esse o caminho, pois andar à espera de ajudas do estado ou da ue é para esqueçer.. eu que o diga.
depois a burocracia para legalizar a produção também provavelmente vai ser "chata", mas não desanimes, pois o que faz falta é empreendorismo e perseverança.
depois a burocracia para legalizar a produção também provavelmente vai ser "chata", mas não desanimes, pois o que faz falta é empreendorismo e perseverança.
3º sócio novaenergia
-
Autor do tópico - Novo membro
- Registado: terça abr 03, 2007 9:34 am
peço desculpa pelo facto de não me apresentar, mas como há muito tempo que venho aqui ler tudo o que é dito, quase me sinto como da casa. por isso, uma breve caracterização. sou licenciado em gestão, frequento mestrado em finanças e possuo um gabinete de estudos e projectos de investimento. recentemente um amigo falou-me do biodiesel e após algumas pesquisas, motivei-me pelo assunto, ao ponto de a passar à prática. vou criar uma empresa para produção essencialmente ao nivel de 3 vertentes a) oleos usados b) oleaginosas e c) microalgas . ora neste momento, procuro o licenciamento para recolha de oleos usados, tenho o projecto praticamente com a memoria descritiva concluida o estudo de viabilidade economica e financeira está em curso. todavia, nunca é demais trocar algumas experiencias e e neste sentido que apelo a todos os participantes no sentido de me dar informações uteis assim como o contributo que eventualmente possa dar a cada um de vós. procuro potenciais fornecedores de equipamento, alguem conhece ou me pode referenciar? gostava de poder falar pessoalmente ou telefonicamente ou outro meio com alguem que ja esteja a produzir e tenha passado por tudo isto.
deste ja fico a aguardar ajuda na troca de ideias para que consigamos tirar vais valias deste valioso forum
daniel
abraços e as desculpas da apresentação.
deste ja fico a aguardar ajuda na troca de ideias para que consigamos tirar vais valias deste valioso forum
daniel
abraços e as desculpas da apresentação.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jan 11, 2007 8:55 pm
posso dar-te alguns fornecedores de equipamentos.
http://www.solarix.nl
http://www.biodys.nl
http://www.bioking.nl
http://www.greenfuels.co.uk
agora a escolha depende da capacidade de produção que queres atingir.
pretendes actuar como pequeno produtor dedicado(limite máximo de 3000 t anuais) ou como grande produtor?? (ver decreto lei 62/2006 e 66/2006).
relativamente a financiamentos...podes tentar o prime-www.prime.pt e ver alguns dos programas que têm.
cumprimentos
http://www.solarix.nl
http://www.biodys.nl
http://www.bioking.nl
http://www.greenfuels.co.uk
agora a escolha depende da capacidade de produção que queres atingir.
pretendes actuar como pequeno produtor dedicado(limite máximo de 3000 t anuais) ou como grande produtor?? (ver decreto lei 62/2006 e 66/2006).
relativamente a financiamentos...podes tentar o prime-www.prime.pt e ver alguns dos programas que têm.
cumprimentos
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
o prime é este:
http://www.prime.min-economia.pt/presen ... me_00.aspx
http://www.prime.min-economia.pt/presen ... me_00.aspx
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
-
- Membro
- Registado: sexta out 12, 2007 9:31 am
cuidado com os investimentos no biodiesel.... aqui nesta terrinha quando alguem pensar que está a dar um passo prá frente, vem alguem do governo dá a volta à coisa e vamos a ver démos dois passos a trás.
mas se está mesmo interessado nesse investimento, peça o dinheiro ao bcp, pode ser que os gajos depois lhe perdoem a divida.
mas se está mesmo interessado nesse investimento, peça o dinheiro ao bcp, pode ser que os gajos depois lhe perdoem a divida.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
olá caríssimos confrades
quero deixar um alerta a todos aqueles que pretendem constituir empresas de biodiesel, ou até pequenas unidades de produção para consumo particular.
procurem investigar, quais as fontes de óleo vegetal ou gorduras animais disponíveis no mercado. quem domina a fonte está em vantagem.
não ganhem demasiado entusiasmo no sector da transformação, quando não existe a montante, capacidade de fornecimento.
tenham atenção aos preços que vão continuar a subir até que se atinjam os objectivos de directivas ambientais.
não se esqueçam que o metanol é hoje um produto com enorme procura e tem vindo a aumentar assustadoramente.
façam investimentos em ambos os sectores, produção e transformação.
as micro-algas são actualmente apontadadas como a fonte mais produtiva, com a vantagem de não interferir na cadeia alimentar.
tenho informação, que existem algumas unidades de bd a laborar em portugal, que presentemente demonstram dificuldade em rentabilizar o investimento, devido ao enorme aumento e escassez de matérias-primas.
abraço.
quero deixar um alerta a todos aqueles que pretendem constituir empresas de biodiesel, ou até pequenas unidades de produção para consumo particular.
procurem investigar, quais as fontes de óleo vegetal ou gorduras animais disponíveis no mercado. quem domina a fonte está em vantagem.
não ganhem demasiado entusiasmo no sector da transformação, quando não existe a montante, capacidade de fornecimento.
tenham atenção aos preços que vão continuar a subir até que se atinjam os objectivos de directivas ambientais.
não se esqueçam que o metanol é hoje um produto com enorme procura e tem vindo a aumentar assustadoramente.
façam investimentos em ambos os sectores, produção e transformação.
as micro-algas são actualmente apontadadas como a fonte mais produtiva, com a vantagem de não interferir na cadeia alimentar.
tenho informação, que existem algumas unidades de bd a laborar em portugal, que presentemente demonstram dificuldade em rentabilizar o investimento, devido ao enorme aumento e escassez de matérias-primas.
abraço.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
eu reforço a ideia do fry
não sei que "contas" andas a fazer para tornar a coisa rentável, mas segundo um membro deste forum que recolhe oleos, os números dos estudos sobre a disponibilidade de oleos foram todos inflacionados (intencionalmente ou não isso já é outra questão)
eu sugiro-te que comeces pelo lado prático da questão, ou seja arranja lá 500 litros de oleo usado (do bom)...
isto vai permitir que tu lides com 3 problemas, onde arranjar o oleo, transporte e armazenamento, verificação da qualidade, sem grandes investimentos.
não penses que sou derrotista ou que penso que não sejas capaz de o fazer, força aí!!!
barbas
não sei que "contas" andas a fazer para tornar a coisa rentável, mas segundo um membro deste forum que recolhe oleos, os números dos estudos sobre a disponibilidade de oleos foram todos inflacionados (intencionalmente ou não isso já é outra questão)
eu sugiro-te que comeces pelo lado prático da questão, ou seja arranja lá 500 litros de oleo usado (do bom)...
isto vai permitir que tu lides com 3 problemas, onde arranjar o oleo, transporte e armazenamento, verificação da qualidade, sem grandes investimentos.
não penses que sou derrotista ou que penso que não sejas capaz de o fazer, força aí!!!
barbas
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
creio que a recolha de óleos usados seja uma das atividades de maiores perspectivas.
se, concomitantemente com uma eficaz legislação, o destino dos óleos for dirigido à empresas/cooperativas/particulares habilitados, não vai haver falta desse resíduo por um bom tempo.
todos ganham com isso: os órgãos ambientais, as empresas que geram esse resíduo e os fabricantes de biodiesel, seja em escala comercial ou não.
contatei com um restaurante próximo à fazenda, na beira da estrada, e esse informou-me que semanalmente tem 100 litros de óleo usado e que se eu quisesse, poderia recolhe-lo sem pagar nada.
perguntado, respondeu que quando não tem à quem entregar, ele costuma deitar o óleo numa valeta, aberta para esse fim.
apenas 1 restaurante dispõe de 400 litros/mês. multipliquem isso pelo numero de restaurantes, cozinhas industriais etc que existem.
não vai ter fim.
precisa só ter legislação efetiva, fiscalização e regras que permitam a recolha em qualquer nível, micro, pequeno, medio e grande recolhedores.
se pensarmos em consciência e educação ambiental nas escolas, onde os alunos tragam para reciclagem o resíduo gerado em casa, serão alguns milhões de litros, que não mais verterão pelo caminho natural: o esgoto doméstico.
sds
luciano
se, concomitantemente com uma eficaz legislação, o destino dos óleos for dirigido à empresas/cooperativas/particulares habilitados, não vai haver falta desse resíduo por um bom tempo.
todos ganham com isso: os órgãos ambientais, as empresas que geram esse resíduo e os fabricantes de biodiesel, seja em escala comercial ou não.
contatei com um restaurante próximo à fazenda, na beira da estrada, e esse informou-me que semanalmente tem 100 litros de óleo usado e que se eu quisesse, poderia recolhe-lo sem pagar nada.
perguntado, respondeu que quando não tem à quem entregar, ele costuma deitar o óleo numa valeta, aberta para esse fim.
apenas 1 restaurante dispõe de 400 litros/mês. multipliquem isso pelo numero de restaurantes, cozinhas industriais etc que existem.
não vai ter fim.
precisa só ter legislação efetiva, fiscalização e regras que permitam a recolha em qualquer nível, micro, pequeno, medio e grande recolhedores.
se pensarmos em consciência e educação ambiental nas escolas, onde os alunos tragam para reciclagem o resíduo gerado em casa, serão alguns milhões de litros, que não mais verterão pelo caminho natural: o esgoto doméstico.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
caro luciano
em portugal, as coisas já se processam de forma diferente (felizmente) todas as actividades que produzam resíduos, são obrigadas a dar-lhes o destino correcto. no caso concreto do óleo usado, os restaurantes, cantinas, etc, terão de provar ás entidades fiscalizadoras, que este resíduo é recolhido por uma empresa especializada para o efeito. as coimas começam a ser pesadas.
os óleos de origem particular, como o que consumimos nas nossas cozinhas, também irão ser, a curto prazo, encaminhados para sistemas de recolha a exemplo de outros resíduos. já existem entidades camarárias que o fazem.
http://pwp.netcabo.pt/ana_sfm/default_f ... ge0003.htm
abraço.
em portugal, as coisas já se processam de forma diferente (felizmente) todas as actividades que produzam resíduos, são obrigadas a dar-lhes o destino correcto. no caso concreto do óleo usado, os restaurantes, cantinas, etc, terão de provar ás entidades fiscalizadoras, que este resíduo é recolhido por uma empresa especializada para o efeito. as coimas começam a ser pesadas.
os óleos de origem particular, como o que consumimos nas nossas cozinhas, também irão ser, a curto prazo, encaminhados para sistemas de recolha a exemplo de outros resíduos. já existem entidades camarárias que o fazem.
no nosso 1º portugal de lés a lés ecológico, testemunhamos essa tua ideia em algumas camaras por onde passamos.se pensarmos em consciência e educação ambiental nas escolas, onde os alunos tragam para reciclagem o resíduo gerado em casa, serão alguns milhões de litros, que não mais verterão pelo caminho natural: o esgoto doméstico.
http://pwp.netcabo.pt/ana_sfm/default_f ... ge0003.htm
abraço.
-
- Membro Platinium
boas fry:
belo trabalho que vcs estão fazendo.
esqueci que a minha experiência é no brasil, onde tudo funciona pela metade.
o trabalho de recolha é de extrema importância, como vocês já sabem e na prática estão fazendo. parabéns. o planeta agradece...
aqui no brasil, se obrigar as empresas a mostrarem recibos de entrega de óleo para empresas de recolha, todo mundo vai "comprar" uma nota fria... ou obrigar a empresa de recolha a dar uma nota de recolha de 1000 litros, enquanto recolheu apenas 300. eta paízinho difícil de lidar...
mas o que me anima é que se hoje somos poucos, amanhã seremos mais e em algum tempo seremos maioria...
assim espero...
sds
luciano
belo trabalho que vcs estão fazendo.
esqueci que a minha experiência é no brasil, onde tudo funciona pela metade.
o trabalho de recolha é de extrema importância, como vocês já sabem e na prática estão fazendo. parabéns. o planeta agradece...
aqui no brasil, se obrigar as empresas a mostrarem recibos de entrega de óleo para empresas de recolha, todo mundo vai "comprar" uma nota fria... ou obrigar a empresa de recolha a dar uma nota de recolha de 1000 litros, enquanto recolheu apenas 300. eta paízinho difícil de lidar...
mas o que me anima é que se hoje somos poucos, amanhã seremos mais e em algum tempo seremos maioria...
assim espero...
sds
luciano
-
- Novo membro
- Registado: segunda nov 05, 2007 8:29 pm
pesquisa
olá galera, sou estudante de quimica e estamos fazendo pesquisas sobre biodiesel estamos estudando outro tipo de catalisa dor que naum seja o naoh, (hidroxido de sódio)um catalizador renovavel, que podessemos ultilizar varias outrs vezes para fazer o processo de esterifição de oleo,
mas gostari de saber como faço pra comprar metaol, pois os recursos da faculdade não nos da direito de ultilizar a quantida nessesaria para fazer nossos esperimentos, e como gosto muito do que faço estou disposto a me proprio custiar, pois onde consegui o metanol e 6,00 reais o litro.
e não tem nota gostaria de saber como faço para conseguir metanol, mais barato.
gostei muito do site, muito bom.
valeu pela atenção galera abraços.
mas gostari de saber como faço pra comprar metaol, pois os recursos da faculdade não nos da direito de ultilizar a quantida nessesaria para fazer nossos esperimentos, e como gosto muito do que faço estou disposto a me proprio custiar, pois onde consegui o metanol e 6,00 reais o litro.
e não tem nota gostaria de saber como faço para conseguir metanol, mais barato.
gostei muito do site, muito bom.
valeu pela atenção galera abraços.
-
- Membro Platinium
olá quimico:
pelo seu texto, percebe-se que vc está no brasil. se estiver em sp, compre em http://www.verquimica.com.br r$ 1,50 o litro do metanol. pedido mínimo 200 litros. fora de sp, o problema é o transporte. quase nenhuma empresa realiza o transporte em pequenas quantidades.
vc poderia relatar que tipo de material alternativo ao naoh que pretende usar
sou seu patrício, e se me permite, observe seus textos antes da divulgação, e atente bem à língua de camões.
sds
luciano
pelo seu texto, percebe-se que vc está no brasil. se estiver em sp, compre em http://www.verquimica.com.br r$ 1,50 o litro do metanol. pedido mínimo 200 litros. fora de sp, o problema é o transporte. quase nenhuma empresa realiza o transporte em pequenas quantidades.
vc poderia relatar que tipo de material alternativo ao naoh que pretende usar
sou seu patrício, e se me permite, observe seus textos antes da divulgação, e atente bem à língua de camões.
sds
luciano