Biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
daniela
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:25 pm

Biodiesel

Mensagem por daniela »

eu queria saber em que tipo de motores se pode utilizar 100% de biodiesel. se ja ha motores aptos para isso?

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

todos os motores podem usar b100. entretanto, essa mudança tem que ser gradativa, pois o biodiesel limpa todo o sistema que existia antes com o petrodiesel, arrastando para os filtros e bi muitos resíduos. o bd limpa muito bem o sistema existente, porisso o cuidado na adaptação aos poucos.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

cuidado com as borrachas. o bd dissolve-as com uma certa facilidade, especialmente as mais antigas.

cesarsa
Membro
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 6:11 pm

Mensagem por cesarsa »

boa noite....
estou de acordo com o que disse o orbis
na minha zona á pala do biedesel tem se partido muitos motores
acho que é um risco

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas cesarsa.

o biodiesel é como todas as coisas.

as coisas são ou não perigosas, conforme o uso que se lhe dá e as habilitações de quem as manuseia...

das conversas de rua que tenho tido apercebo-me que o pessoal aprende a cozinhar o bio no tacho lá de casa e depois quando é para lavar aplicam a velha máxima "quando está quase bom é que é deixar estar assim.." porque pela frente ainda está muito trabalho para fazer.

a maior parte não faz e não sabe fazer os teste minimos de qualidade.
mesmo os mais experientes por vezes cometem um erro que embora sendo minimo não deixa de ter efeitos cumulativos a longo prazo.

lavam e secam o bio e depois este fica com aparência impecável no verão com temperaturas que rondam os 30 graus, mas não sabem que o bio ainda pode conter agua mesmo assim e que vai turvar se o meterem no frigorifico e temperatura baixar para os 10ºc lá aparece a tal turvação que não aparece quando está absolutamente seco.

nunca ouviram falar no "cloud point" ou qual a utilidade de medir este parâmetro........

o fabrico de bio é extremamente fácil, mas com a limpeza a coisa muda de figura, se já no fabrico é preciso controlar diversas variáveis devido à diversidade de fontes de oleo, na limpeza nem se fala.

entretanto há o pessoal que tem amor às latas e não arrisca.
mas a maior parte, impulsionados pela ansiedade e pela poupança que representa, vão dando de beber aos cavalos, um pouco de cada vez e como eles não se queixam logo( têem um estomago bom) vão aumentando a dose até que um dia pagam-nas todas juntas.

um dia destes, quando tentarmos vender os carros em segunda mão a pergunta da praxe vai ser se o carro já andou a biodiesel, ovu etc.

por falar em ovu penso e não devo andar muito longe da verdade que muito poucos determinam a acidez do oleo que usam directo no motor, desconhecem os contaminantes que existem num oleo vegetal usado e algum que é lavado, não é lavado em condições porque se lavar bio é o que s sabe, o oleo é bem mais dificil de lavar e secar......

e depois ler dá uma trabalheira desgraçada, o pessoal regista-se e a pergunta é inevitável: quero fazer, como é que se faz?
e lá estão os moderadores com paciência de santo a dizer "leiam muito que está aqui tudo".

e ainda há aqueles que fazem afirmações nos foruns de discussão do tipo:

uma pquena quantidade de sabão não faz mal nenhum porque eu sei que hà oleos de lubrificação detergentes e(pensa o artista) tambem tem sabão.
louvo aqui o trabalho dos moderadores deste forum que tem sempre o expediente em dia senão a coisa era bem pior.

enfim.

Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm

Mensagem por Tó Miguel »

então parece que 100% nem pensar, pois mais vale prevenir
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

oooooooopsss..... mexeram comigo

quando defendo uso de até b100, estou falando em biodiesel feito com qualidade, responsabilidade e critérios.

meter tudo numa panela, dar uma olhada, cheirada e achar que tá bom, use no máximo 1%, ou até menos...

todo o trabalho que temos tido aqui no forum é de detectar antecipadamente a qualidade do bio que está à entrar nos motores.

teste de ph, 3/27, teste da garrafa, teste do cheiro, translucidez, opacidade, viscosidade à baixas temperaturas... tudo isso é para atribuir ao nosso "petróleo verde", a qualidade que queremos para não termos dores de cabeça.

o baron explicitou toda a gama de problemas que podem derivar de um bio mal feito.
cabe à nós, imersos no forum e nas experiências, fazer o bio com qualidade. porisso que defendo até 100%. desde que tenha critérios e qualidade.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

fiat dobló jtd 2003 (sistema demasiado melindroso) 45.000km a b100.

avarias reportadas: tubo de retorno desfeito logo no inicio da utilização.

renault kangoo 1900d bi lucas 25.000 km a b100

avarias reportadas: retentor da bi desfesfeito e trocado por viton.

há mais veículos em teste a b100 sem nada a reportar.

abraço.

Responder

Voltar para “BioDiesel”