Biodiesel
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
todos os motores podem usar b100. entretanto, essa mudança tem que ser gradativa, pois o biodiesel limpa todo o sistema que existia antes com o petrodiesel, arrastando para os filtros e bi muitos resíduos. o bd limpa muito bem o sistema existente, porisso o cuidado na adaptação aos poucos.
sds
luciano
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Staff Member
- Mensagens: 1472
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
boas cesarsa.
o biodiesel é como todas as coisas.
as coisas são ou não perigosas, conforme o uso que se lhe dá e as habilitações de quem as manuseia...
das conversas de rua que tenho tido apercebo-me que o pessoal aprende a cozinhar o bio no tacho lá de casa e depois quando é para lavar aplicam a velha máxima "quando está quase bom é que é deixar estar assim.." porque pela frente ainda está muito trabalho para fazer.
a maior parte não faz e não sabe fazer os teste minimos de qualidade.
mesmo os mais experientes por vezes cometem um erro que embora sendo minimo não deixa de ter efeitos cumulativos a longo prazo.
lavam e secam o bio e depois este fica com aparência impecável no verão com temperaturas que rondam os 30 graus, mas não sabem que o bio ainda pode conter agua mesmo assim e que vai turvar se o meterem no frigorifico e temperatura baixar para os 10ºc lá aparece a tal turvação que não aparece quando está absolutamente seco.
nunca ouviram falar no "cloud point" ou qual a utilidade de medir este parâmetro........
o fabrico de bio é extremamente fácil, mas com a limpeza a coisa muda de figura, se já no fabrico é preciso controlar diversas variáveis devido à diversidade de fontes de oleo, na limpeza nem se fala.
entretanto há o pessoal que tem amor às latas e não arrisca.
mas a maior parte, impulsionados pela ansiedade e pela poupança que representa, vão dando de beber aos cavalos, um pouco de cada vez e como eles não se queixam logo( têem um estomago bom) vão aumentando a dose até que um dia pagam-nas todas juntas.
um dia destes, quando tentarmos vender os carros em segunda mão a pergunta da praxe vai ser se o carro já andou a biodiesel, ovu etc.
por falar em ovu penso e não devo andar muito longe da verdade que muito poucos determinam a acidez do oleo que usam directo no motor, desconhecem os contaminantes que existem num oleo vegetal usado e algum que é lavado, não é lavado em condições porque se lavar bio é o que s sabe, o oleo é bem mais dificil de lavar e secar......
e depois ler dá uma trabalheira desgraçada, o pessoal regista-se e a pergunta é inevitável: quero fazer, como é que se faz?
e lá estão os moderadores com paciência de santo a dizer "leiam muito que está aqui tudo".
e ainda há aqueles que fazem afirmações nos foruns de discussão do tipo:
uma pquena quantidade de sabão não faz mal nenhum porque eu sei que hà oleos de lubrificação detergentes e(pensa o artista) tambem tem sabão.
louvo aqui o trabalho dos moderadores deste forum que tem sempre o expediente em dia senão a coisa era bem pior.
enfim.
o biodiesel é como todas as coisas.
as coisas são ou não perigosas, conforme o uso que se lhe dá e as habilitações de quem as manuseia...
das conversas de rua que tenho tido apercebo-me que o pessoal aprende a cozinhar o bio no tacho lá de casa e depois quando é para lavar aplicam a velha máxima "quando está quase bom é que é deixar estar assim.." porque pela frente ainda está muito trabalho para fazer.
a maior parte não faz e não sabe fazer os teste minimos de qualidade.
mesmo os mais experientes por vezes cometem um erro que embora sendo minimo não deixa de ter efeitos cumulativos a longo prazo.
lavam e secam o bio e depois este fica com aparência impecável no verão com temperaturas que rondam os 30 graus, mas não sabem que o bio ainda pode conter agua mesmo assim e que vai turvar se o meterem no frigorifico e temperatura baixar para os 10ºc lá aparece a tal turvação que não aparece quando está absolutamente seco.
nunca ouviram falar no "cloud point" ou qual a utilidade de medir este parâmetro........
o fabrico de bio é extremamente fácil, mas com a limpeza a coisa muda de figura, se já no fabrico é preciso controlar diversas variáveis devido à diversidade de fontes de oleo, na limpeza nem se fala.
entretanto há o pessoal que tem amor às latas e não arrisca.
mas a maior parte, impulsionados pela ansiedade e pela poupança que representa, vão dando de beber aos cavalos, um pouco de cada vez e como eles não se queixam logo( têem um estomago bom) vão aumentando a dose até que um dia pagam-nas todas juntas.
um dia destes, quando tentarmos vender os carros em segunda mão a pergunta da praxe vai ser se o carro já andou a biodiesel, ovu etc.
por falar em ovu penso e não devo andar muito longe da verdade que muito poucos determinam a acidez do oleo que usam directo no motor, desconhecem os contaminantes que existem num oleo vegetal usado e algum que é lavado, não é lavado em condições porque se lavar bio é o que s sabe, o oleo é bem mais dificil de lavar e secar......
e depois ler dá uma trabalheira desgraçada, o pessoal regista-se e a pergunta é inevitável: quero fazer, como é que se faz?
e lá estão os moderadores com paciência de santo a dizer "leiam muito que está aqui tudo".
e ainda há aqueles que fazem afirmações nos foruns de discussão do tipo:
uma pquena quantidade de sabão não faz mal nenhum porque eu sei que hà oleos de lubrificação detergentes e(pensa o artista) tambem tem sabão.
louvo aqui o trabalho dos moderadores deste forum que tem sempre o expediente em dia senão a coisa era bem pior.
enfim.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 5621
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
oooooooopsss..... mexeram comigo
quando defendo uso de até b100, estou falando em biodiesel feito com qualidade, responsabilidade e critérios.
meter tudo numa panela, dar uma olhada, cheirada e achar que tá bom, use no máximo 1%, ou até menos...
todo o trabalho que temos tido aqui no forum é de detectar antecipadamente a qualidade do bio que está à entrar nos motores.
teste de ph, 3/27, teste da garrafa, teste do cheiro, translucidez, opacidade, viscosidade à baixas temperaturas... tudo isso é para atribuir ao nosso "petróleo verde", a qualidade que queremos para não termos dores de cabeça.
o baron explicitou toda a gama de problemas que podem derivar de um bio mal feito.
cabe à nós, imersos no forum e nas experiências, fazer o bio com qualidade. porisso que defendo até 100%. desde que tenha critérios e qualidade.
sds
luciano
quando defendo uso de até b100, estou falando em biodiesel feito com qualidade, responsabilidade e critérios.
meter tudo numa panela, dar uma olhada, cheirada e achar que tá bom, use no máximo 1%, ou até menos...
todo o trabalho que temos tido aqui no forum é de detectar antecipadamente a qualidade do bio que está à entrar nos motores.
teste de ph, 3/27, teste da garrafa, teste do cheiro, translucidez, opacidade, viscosidade à baixas temperaturas... tudo isso é para atribuir ao nosso "petróleo verde", a qualidade que queremos para não termos dores de cabeça.
o baron explicitou toda a gama de problemas que podem derivar de um bio mal feito.
cabe à nós, imersos no forum e nas experiências, fazer o bio com qualidade. porisso que defendo até 100%. desde que tenha critérios e qualidade.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
- Staff Member
- Mensagens: 2382
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
- Localização: Algures por aí...
fiat dobló jtd 2003 (sistema demasiado melindroso) 45.000km a b100.
avarias reportadas: tubo de retorno desfeito logo no inicio da utilização.
renault kangoo 1900d bi lucas 25.000 km a b100
avarias reportadas: retentor da bi desfesfeito e trocado por viton.
há mais veículos em teste a b100 sem nada a reportar.
abraço.
avarias reportadas: tubo de retorno desfeito logo no inicio da utilização.
renault kangoo 1900d bi lucas 25.000 km a b100
avarias reportadas: retentor da bi desfesfeito e trocado por viton.
há mais veículos em teste a b100 sem nada a reportar.
abraço.