Problema da Glicerina
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: terça nov 06, 2007 5:52 pm
Problema da Glicerina
boas,
recentemente contactei um fornecedor de oleo usado para ver se ele vendia o seu produto.
pasados alguns minutos de conversa o senhor falou-me que o grande problema do ovd era a glicerina que se iria depositar no motor!
o que é que me podem dizer sobre isto?
obrigado
recentemente contactei um fornecedor de oleo usado para ver se ele vendia o seu produto.
pasados alguns minutos de conversa o senhor falou-me que o grande problema do ovd era a glicerina que se iria depositar no motor!
o que é que me podem dizer sobre isto?
obrigado
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
-
desculpem mas preciste a duvida, ainda para mais quando li um post do fry, passo a citar
"1. o que é biodiesel?
... reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes......"
esta glicerina será projedicial para os motores?
obrigado
"1. o que é biodiesel?
... reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes......"
esta glicerina será projedicial para os motores?
obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
ja li este forum de uma ponta a outra, simplesmente um vendedor colocou-me essa questão da glicerina, e após ter lido um post do fry (visto ja ter lido todos da parte de ovd) a duvida surgiu novamente, isto porque ele diz que a glicerina é um subproduto. de onde é que ela vem? do ovd? se não for extraida será projudicial? são estas questões que gostaria de ver esclarecidas.
obrigado
obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Membro Silver
- Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
após a transesterificação, é retirada a glicerina, e o ov deixa de existir e passa a ser um alcool (éster). a viscosidade deixa de existir. será isso que o senhor refere certamente, embora o ov tenha caracteristicas de um bom biocombustivel.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
tudo se resume à questão da viscosidade ou da compatibilidade do motor não adaptado com o combustivel. se reduzires a viscosidade por transesterificação, esse problema só existe em situações climáticas extremas (no ponto de vista de um europeu meridional ), senão, tens que reduzir a viscosidade por processos físicos, dentro do motor. pondo a coisa de forma mais simples: existe uma solução quimica e uma solução física. qual preferes?
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
pela experiência que tenho de contactos com fornecedores podemos estar perante uma "recusa educada" caso o comprador esteja a tentar comprar um "residuo" sem estar legalmente habilitado para isso.juca_rego Escreveu:o que o senhor me disse é que o ovdu, que eu queria comprar, tinha glicerina e que seria projedicial para o meu motor.