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http://www.earthrace.net
em março de 2008, o earthrace vai tentar estabelecer um novo recorde de velocidade na circum-navegação do mundo num barco a motor, utilizando 100% de biodiesel, com uma pegada de carbono líquida de zero, para aumentar a consciência ambiental e o uso sustentável de recursos.
esta embarcação está a tornar-se rapidamente no barco a motor mais famoso do mundo, bem como no mais amigo do ambiente. é uma mostra de tecnologias amigas do ambiente, como motores de baixas emissões, pintura antivegetativa não tóxica e um design eficiente do casco. é também um dos barcos mais fixes alguma vez imaginados.
um atributo único do earthrace é ter a capacidade de furar as ondas e poder, de facto, submergir até 7 m debaixo de água quando o faz. isto permite-lhe manter uma velocidade média mais elevada em mares grandes quando comparado com uma embarcação convencional.
o capitão do barco, pete bethune, acredita que o earthrace constitui uma excelente oportunidade de alimentar e fazer crescer a indústria de biodiesel da europa, bem como de apresentar o biodiesel como uma alternativa genuinamente viável ao combustível de petróleo.
de acordo com bethune: “chegou a altura de termos uma visão de um mundo em que se utilizam combustíveis produzidos a partir de recursos sustentáveis. demonstrando a potência, fiabilidade e segurança ambiental do biodiesel, o earthrace está empenhado em transformar esta visão em realidade”.
o programa também inclui uma viagem promocional de 18 meses a 40 das maiores cidades do mundo, antes de dar início, em espanha, à tentativa de bater o recorde, em março de 2008. se o earthrace o conseguir, será a primeira vez na história que um recorde mundial oficial de um uim powerboat é batido utilizando apenas combustível renovável.
bethune continua: “durante a promoção e a campanha, medimos activamente as nossas actividades de emissão de co2 e trabalhamos em formas de as reduzir. com a ajuda do projecto andromeda, no final de cada mês vemos quais foram as nossas emissões líquidas de co2 e depois contrabalançamo-las com a compra de créditos de carbono de organizações acreditadas pela onu para obter um saldo ecológico positivo.
“isto reflecte simplesmente o facto de que o co2 é poluente, e estamos a fazer a nossa parte para nos assegurarmos de que não contribuímos para as alterações climáticas com as nossas actividades”.
iniciativas ambientais do earthrace
o earthrace destaca-se pelas tecnologias e inovações que reduzem o nosso impacto ambiental global.
• utilizamos biodiesel b100, que reduz as emissões de co2 em cerca de 78% comparado com o combustível convencional. também tem menos emissões em todas as outras categorias, à excepção do nox.
• a nossa pintura antivegetativa (antifouling) é totalmente não tóxica, ao contrário das tintas utilizadas na maioria dos barcos de grandes dimensões, que são à base de isocianato e altamente tóxicas. isto significa que precisamos de limpar o casco praticamente todos os meses.
• o earthrace é o primeiro barco no mundo a utilizar compósito de cânhamo. isto é visível no piso do leme. o cânhamo é renovável, ao contrário do carbono e do kevlar, e tem algumas propriedades interessantes que o tornam ideal para áreas de médio impacto.
• estamos prestes a começar ensaios com lubrificantes e fluidos hidráulicos biodegradáveis feitos de óleo de colza. estes são também renováveis e totalmente não tóxicos.
• o casco é extremamente eficiente, reduzindo o consumo de combustível comparado com as embarcações convencionais.
• durante a construção, utilizámos vários produtos reciclados (como recipientes de gelados) que foram recolhidos das escolas locais. em troca, oferecemos às escolas mdf e pinho de que já não necessitávamos para utilizarem nos departamentos de carpintaria.
o recorde do mundo
circum-navegar o globo representa o maior dos desafios para os barcos a motor, e a 24 000 milhas náuticas é também a corrida mais longa do mundo. o recorde actual de 75 dias foi estabelecido pela embarcação britânica cable & wireless em 1998.
o earthrace vai iniciar a sua tentativa de bater o recorde em março de 2008. pete bethune acredita que o barco tem uma hipótese real de acabar a circum-navegação em 65 dias ou menos. ele afirmou: “bater o recorde por 10 dias ou mais é certamente exequível, apesar de também abrirmos o champanhe se o fizermos em 74 dias e meio”.
durante cada paragem na viagem promocional, o capitão, pete bethune, e os membros da sua tripulação, acolhem visitas do público a bordo do barco e visitam escolas locais para aumentar a consciência acerca das questões ambientais e do próprio earthrace.
EARTHRACE, O Barco mais fixe do mundo anda a biodiesel B100
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