Presid checo critica esforços climáticos de Angela Merkel

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Presid checo critica esforços climáticos de Angela Merkel

Mensagem por Tó Miguel »

presidente checo critica esforços climáticos de angela merkel
11.11.2007 - 12h33 reuters


o presidente checo vaclav klaus criticou a chanceler alemã angela merkel pelos seus esforços na luta contra as alterações climáticas, afirmando que políticos, jornalistas e cientistas estão a explorar uma questão ainda não comprovada para seu próprio benefício.

numa entrevista à revista de negócios alemã “wirtschaftswoche”, amanhã nas bancas, klaus diz que foi felicitado, em privado, por muitos líderes mundiais quando, num discurso proferido a 24 de setembro numa conferência da onu, duvidou que o sobre-aquecimento global seja causado pelas actividades do homem.

“o debate injusto e irracional sobre alterações climáticas irrita-me verdadeiramente”, disse klaus. “a questão está a tornar-se o conflito ideológico dos nosso tempos. o movimento de protecção do clima representa uma nova ideologia”.

klaus diz-se surpreendido por merkel se deixar convencer por uma ideia como esta sem fazer a “análise crítica de uma hipótese controversa”. a chanceler alemã tem assumido um papel de liderança no combate às alterações climáticas.

“ela vive numa sociedade socialista e conhece os perigos de ideologias que atentam contra a liberdade”, comentou klaus.

“a utopia é um excelente escape para os políticos porque podem atarefar-se com metas distantes e não se preocupam com os problemas imediatos”, acrescentou. “as alterações climáticas são uma excelente questão para esse escape”.

o presidente checo disse também que muitos líderes mundiais o congratularam pelas suas declarações cépticas mas recusou dar nomes. “não estou sozinho”. “não recebi aplausos pelo meu discurso na conferência sobre clima da onu. mas depois muitos líderes de governo abordaram-me para me felicitar. afirmaram que era importante alguém dizer aquilo que eu disse. é preciso ser-se corajoso para falar contra as políticas climáticas”.

apesar das suas declarações, klaus disse à revista alemã que não duvida que o sobre-aquecimento seja já uma realidade e que os humanos têm influência. mas para si, a questão decisiva é saber quão relevante é esta interferência. para klaus, é apenas marginal.

de 12 a 17 de novembro, um painel de peritos da onu em clima vai reunir-se em valência, espanha, para divulgar um relatório com mais de três mil páginas sobre a influência dos humanos nas alterações do clima.

http://ultimahora.publico.clix.pt/notic ... id=1310324
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”