Renováveis custam este ano perto de cem euros a cada consumi

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Renováveis custam este ano perto de cem euros a cada consumi

Mensagem por luimio »

renováveis custam este ano perto de cem euros a cada consumidor
------------------------------------------------------------------------------
Imagem
as energias renováveis vão custar, este ano, a cada consumidor de baixa tensão em portugal, cerca de 100 euros, segundo as contas do água&ambiente. isto significa que os consumidores vão pagar perto de o triplo do montante pago em 2006, que ascendia a 38 euros. esta subida exponencial do sobrecusto das energias renováveis deve-se à alteração da legislação que entrou em vigor a partir de 1 julho de 2006, que penaliza os consumidores de baixa tensão em detrimento dos de alta tensão, que ficaram praticamente isentos desta contribuição.

na globalidade, o sobrecusto com as renováveis – co-geração, eólica, biogás, outros, fotovoltaica, hídrica, biomassa, resíduos sólidos urbanos, e ondas - ascendeu a cerca de 510 milhões de euros em 2007, de acordo com informação da entidade reguladora dos serviços energéticos (erse). deste montante, cerca de 269 milhões de euros será pago pelos consumidores de baixa tensão (5, 4 milhões) que têm a seu cargo 99,05 por cento dos custos que os subsídios das energias renováveis representam. os restantes 241 milhões de euros, correspondentes aos subsídios pagos à co-geração, e que não é abrangida pela nova legislação, são repercutidos por todos os consumidores nacionais (5,9 milhões).

contas feitas, só a co-geração custa este ano cerca de 40,4 euros a cada consumidor, contra os 22,8 euros registados em 2006. no ano passado, a produção em regime especial a partir de fontes de renováveis somou cerca de 276 milhões de euros (metade do valor relativo ao ano passado), que por seu lado representou o dobro do volume verificado em 2005, com 171 milhões de euros.

portal ambiente

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

boas contas..... alguns pensam que as renováveis são de borla.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

e dá-me a sensação que nalguns casos não produzem nada. circula por aí o boato que alguns parques eólicos não estão ligados à rede e eu até me parece que conheço um. tenho de lá ir ver em pormenor.

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Só faltava mais essa...

Mensagem por joaquimdelisboa »

orbis:

se houver aerogeradores nessas condições isso faz-me lembrar a agricultura portuguesa que em muitos casos ganhava subsídios por semear mas nem se dava ao trabalho de colher.

há uns anos alguém descobrir que semear canhamo para fibra dava os maiores subsídios e assim fizeram pelo alentejo. depois nem se deram ao trabalho de o colher, sobretudo porque descobriram que as ceifeiras normais não conseguiam fazer a tarefa.

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:e dá-me a sensação que nalguns casos não produzem nada. circula por aí o boato que alguns parques eólicos não estão ligados à rede e eu até me parece que conheço um. tenho de lá ir ver em pormenor.
podes ficar descansado, sem ter assegurado o ponto de interligação com rede pública não há licença, logo não pode ser nada construído.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

além de que quem faz um investimento de milhões de contos num parque eólico, a última coisa que quer é ter o parque parado, sem render, logo tem todo o interesse em que o mesmo esteja ligado à rede pública.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

estamos em portugal não é, existe por ai muita coisa construida só para alguns receberem grandes fortunas, depois nunca chegam a trabalhar, como por exemplo as etar's. as renovaveis dão dinheiro, e muito, porque não têm custos de materia prima, mas enfim a cultura portuguesa é assim, talvez daqui a 500 anos se altere.

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

jmal Escreveu:estamos em portugal não é, existe por ai muita coisa construida só para alguns receberem grandes fortunas, depois nunca chegam a trabalhar, como por exemplo as etar's. as renovaveis dão dinheiro, e muito, porque não têm custos de materia prima, mas enfim a cultura portuguesa é assim, talvez daqui a 500 anos se altere.
matéria prima não tem custos mas as tecnologias são caras pa caraças....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

escalavardo
Staff Member
Staff Member

diz-me lá onde é que existem eta's que foram construidas e nunca chegaram a funcionar?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

desculpa o que é caro é aquilo que toda a gente utiliza todos os dias, milhares de empresas fabricam, com ofertas até dizer chega, com tecnologia com 150 anos e mesmo assim temos de todos os anos pagais mais por isso. vê se descobres o que é.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

escalavardo Escreveu:diz-me lá onde é que existem eta's que foram construidas e nunca chegaram a funcionar?
caldas da rainha, lourinhâ, loures - esta é uma das maiores do pais.

estas são as que conheço, trabalhei nelas nos sistemas de automação.

escalavardo
Staff Member
Staff Member

e não estão a operar porquê? existe alguma justificação lógica..?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

escalavardo Escreveu:e não estão a operar porquê? existe alguma justificação lógica..?
burocracia, e ninguem quer suportar os custos de manutenção.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

esta subida exponencial do sobrecusto das energias renováveis deve-se à alteração da legislação que entrou em vigor a partir de 1 julho de 2006, que penaliza os consumidores de baixa tensão em detrimento dos de alta tensão, que ficaram praticamente isentos desta contribuição.
desculpem lá desviar um pouco a conversa, mas fui o unico que reparei nesta parte da noticia? porque é que quem gasta mais paga menos? não são os gastadores os mais poluidores indirectos? expliquem-me como se eu fosse muito burro! com detalhes! isso interessa-me ... quem viu na rtp n e sei lá bem em que canais o nosso amigo da ren dizer que os custos das intalaçoes são todos passados aos consumidores e que por isso ele está nas tintas ("é o que for preciso!"). a minha mãe diz que eles são um maldito "polvo gigante". pois são, e também comem criançinhas. se isto não é terrorismo ... agora resolveram passar a batata quente ao governo. bom, eles que não se esqueçam quem lhes paga o ordenado e as campanhas!!!

mas por outro lado estão a fazer-nos o favor de passar cabos de muito alta tensão sobre as nossas cabeçinhas porque fica mais barato que enterra-las, e desta forma oneram menos as nossas continhas. ah, grandes amigos do povo! mas bem feitas ou mal feitas, a passagem dos cabos teem que ser feitas, nem que passem sobre o nossos cadáveres cancerosos, pois são essenciais ao progresso do comercio e da industria. ah, o desenvolvimento é electrificante! obrigadinho, camarada, tens que vir cá almoçar a casa. vou aproveitar para te vender um parque eolico de 100 mw pois é essencial ao futuro dos teus. desculpem lá qualquer coisinha! abraços.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

também reparei, mas infelizmente é o costume.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

por ser o costume, grande orbis. precisamente por isso. é que afinal tu também não deste por nada, e como somos todos uns grandes idiotas eles podem continuar a fazer o que lhes bem apetece, nao estarei certo? por hipotese... e já agora mais uma coisinha pequena, não estarei certo ao dizer que as energias renovaveis são sustentaveis e rentalizaveis a medio e longo prazo enquanto tanto o petroleo como as jazigas de uranio se esgotam? e depois, transformam-se as centrais em estufas para flores a e as plataformas petroliferas em discotecas? e sendo as energias alternativas sustentáveis, não será melhor investir no futuro o mais cedo possivel para poder arcar com "o castigo" a prestaçoes e a não pronto pagamento? e o clima? podemos continuar a aquecer o planeta desta maneira sem causar grandes prejuizos economicos ( e nao estou a falar de 100 euros por pessoa) devido às intemperies? querem saber quanto pagam as seguradoras aos americanos vitimas dos furacoes, inundaçoes e tornados (sem contar com os pobres que simplesmente estão lixados e pronto)? i rest my case. saudaçoes atomicas.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

transformam-se as centrais em estufas para flores a e as plataformas petroliferas em discotecas?
eu se fosse proprietário de uma plataforma dessas instalava lá um pc com ligação por satélite e criava uma offshore

Responder

Voltar para “Geral”