penso que será uma boa indicação o texto que está colocado no seguinte site em relação ao uso de ov usado.
http://www.netresiduos.com/cir/rsurb/ol ... ntares.htm
cumprimentos[/url]
OV e a sua utilização
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suponho que seja este texto que indicas.6 - comportamento dos óleos vegetais em motores diesel.
se bem que apenas tenha sido usado para queima directa pontualmente em situações de emergência, os problemas de viscosidade, obrigaram a diluir o óleo em gasóleo ou efectuar o arranque a gasóleo antes de usar o óleo directamente.
existem no entanto uma série de inconvenientes para o uso directo nos motores actuais:
- formação de depósitos nos injectores
- entupimento dos filtros
- desgaste provocado pelos ácidos livres
- espessamento do óleo do cárter
- fumos
- aumento do consumo
- por vezes, dificuldades no arranque a frio.
o maior problema encontrado é a queima incompleta, deixando depósitos carbonosos e acumulação de gordura na zona superior da câmara de combustão, êmbolo e segmentos, podendo obturar o injector.
essa foi sempre a nossa preocupação o ov usado, não deve ser usado radicalmente em substituição do petrodiesel. se leres mais um pouco, o fórum tem soluções, para que isso seja possível, sem causar os danos apontados nesse site.
abraço.
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a descrição também se aplica ao uso de óleo cru não refinado.
o processo de tratamento do óleo usado é (ou aproxima-se) do refinamento do óleo cru uma vez que os problemas são parecidos (presença de matéria orgânica em suspensão, elevado teor de ácidos gordos livres, sais de fósforo e outros minerais, gomas, água) tirando a cor, cheiro e sabor as preocupações são idênticas.
o processo de tratamento do óleo usado é (ou aproxima-se) do refinamento do óleo cru uma vez que os problemas são parecidos (presença de matéria orgânica em suspensão, elevado teor de ácidos gordos livres, sais de fósforo e outros minerais, gomas, água) tirando a cor, cheiro e sabor as preocupações são idênticas.
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isso acontece gradualmente quando a combustão não está completa. começa a gastar mais quando os injectores ficam obstruídos e não atomizam bem, até o motor deixar de trabalhar.mco Escreveu:não concordo aí com o site na parte do aumento do consumo, pelo menos no meu caso isso não acontece
cumps.
a informação disponibilizada pelo link é muito útil. vou colocar nos "nossos links"
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
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