Lipor promove petição por consumo sustentável de sacos

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Lipor promove petição por consumo sustentável de sacos

Mensagem por Tó Miguel »

lipor promove petição por consumo sustentável de sacos

a lipor - serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos do grande porto está a promover uma petição por um consumo sustentável de sacos de plástico, que levam em média 500 anos a degradar-se, anunciou hoje fonte da lipor.
a ideia é conseguir que sejam impostas «medidas legislativas/regulamentares que limitem a utilização de sacos de plástico», afirmou à lusa paulo rodrigues.

segundo referiu, os sacos de plástico descartáveis são consumidos de uma forma irreflectida, acabando muitos abandonados no solo ou transportados pelo vento para toda a parte.

«defendemos a criação de um conjunto de regras, que permitam controlar a distribuição de sacos de plástico», disse a fonte.

a lipor pretende recolher pelo menos 2.500 assinaturas até ao fim do ano, para depois entregar a petição ao presidente da assembleia da república, jaime gama.

no texto a entregar no parlamento, a lipor afirma que o consumo de sacos de plástico atinge em todo o mundo aproximadamente «500 biliões de unidades anualmente».

«em portugal, são produzidos, anualmente, milhares de sacos, sendo as grandes superfícies (hiper e supermercados) responsáveis pela distribuição gratuita de uma grande parte destes sacos», acrescenta.

«os sacos de plástico, através da acção da luz, fotodegradam-se em pequenos pedaços, que contaminam os solos e causam danos diversos aos animais que os ingerem. estes sacos estão entre os 12 principais resíduos encontrados nas zonas costeiras, sendo considerados um dos principais perigos para a vida aquática», sustentou.

conceber sacos plásticos obriga, acrescentou paulo rodrigues, ao consumo de «grandes quantidades de recursos não renováveis, especialmente petróleo, além da libertação de gases com efeito de estufa com resultados claros no aquecimento global».

a lipor disponibiliza, no sítio da internet http://www.eunaofacolixo.com , dois modelos para esta petição, designadamente para subscrição pessoal e para subscrição institucional.

para incentivar a população a utilizar de forma racional os sacos de plástico, a lipor desenvolveu já um projecto que consiste na distribuição porta-a-porta de um trólei para transporte de compras «portátil e desdobrável».

«este projecto apenas está a ser desenvolvido numa freguesia central de espinho», disse paulo rodrigues, acrescentando que foram distribuídos cerca de 1.500 exemplares deste trólei.

a lipor pretende alargar esta iniciativa a partir do próximo ano, começando pela freguesia da senhora da hora, em matosinhos.

«o nosso objectivo é perceber, numa primeira fase, se as pessoas têm consciência ambiental e fazem a troca dos sacos plásticos pelo trólei», afirmou.

paulo rodrigues sugeriu que as pessoas passem a andar com «um ou dois» sacos de plástico na carteira, de forma a reutilizá-los nas idas às compras, podendo mesmo poupar dinheiro em alguns supermercados, que cobram dois cêntimos por unidade.

diário digital / lusa

19-11-2007 15:32:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”