Aquecimento/climatização de uma habitação

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Aquecimento/climatização de uma habitação

Mensagem por Magma »

embora seja um novo membro do fórum, atrevo-me a lançar um desafio: debater a forma mais ecológica e barata de aquecer/climatizar uma custo na manutenção e alimentação do sistema.

é importante que os defensores e/ou possuidores dos vários sistemas exponham as suas razões e experiências, para que todos os membros do fórum possam avaliar e ajuizar quais as melhores soluções.

cumprimentos ao fórum.
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

se procurares bem, encontras isso. mas podem-se sempre fazer actualizações.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

Como fui e vou reduzindo o meu consumo de energia

Mensagem por ajosemor »

colegas de forum. pelos vistos temos uma preocupação comum que é a redução dos consumos de energia, por aumento da eficiência. devia ser um designio dos portugueses pois a nossa eficiência no uso da energia era há poucos anos de cerca de 1/3 da de outros paises. fico por isso satisfeito que alguém se preocupe com o assunto e aqui estou para dar o meu testemunho.
os meus parabens pelo trabalho desenvolvido e documentado por orbis .
pela minha parte fiz o seguinte:
- montei um painel solar do tipo kit com um reservatório de 300 l e desliguei o esquentador a gás.
- liguei as máquinas de lavar á água quente do aqs. como a energia que estas máquinas consomem é fundamentalmente para aquecimento da água, há uma poupança apreciável.
- substituí quase todas as lâmpadas por outras economizadoras.
- estou a ligar as tomadas do computador, impressora, carregadores de tlm, televisores, video, etc, ligadas a réguas de tomadas, por outras dotadas de interruptor que desligo sempre que os receptores estão fora de serviço.
- acabo de isolar o meu sótão com lã de rocha com uma face em aluminio que reflecte o calor para o exterior.
- substituí todas as janelas por outras de vidro duplo, e os estores por outros com corte térmico.
- sendo a casa de vários pisos com uma frente a sul, tenho nessa uma trepadeira de folha caduca que limita o aquecimento da casa no verão.
- e continúo a ter ideias e procurar implementá-las.

e para já é tudo... espero que convosco surjam mais idéias de reforma da situação.

saudações

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.
é de louvar a tua iniciativa, por isso estás de parabéns.

seria ainda melhor que muitos mais pudessem e quisessem fazer o mesmo.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

obrigado pela parte que me toca. pretendo continuar a fazer actualizações regulares ao tópico.
quanto a desligares o computador na tomada, é só para chamar a atenção que isso vai consumir muito mais rapidamente aquela pilha de botão que tem na motherboard e que entre outras coisas mantém o relógio a funcionar mesmo sem corrente.

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

o computador é um portátil que portanto tem bateria própria que mantém o sistema.
mas francamente mexe comigo ver a quantidade de receptores com consumo em vazio e implicações no factor de potência da rede, que possuímos permanentemente ligados. todos beneficiamos ao desligá-los quando não são necessários.

saudações

Autor do tópico
Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Eficiencia energética

Mensagem por Magma »

também estou a isolar o sotão com lã de rocha, mas revestida a papel kraft, pois é poroso e deixa escapar a humidade do interior da habitação. na minha humilde opinião, a película de alumínio tem um efeito condutor de calor e não reflector porque não está receber a luz do sol directamente.
quanto às trepadeiras de folha caduca acho uma ideia muito interessante. será possível divulgar quais as espécies mais indicadas?
a fonte de aquecimento que considero mais ecológica, terá que ser baseada na biomassa, uma vez que não gera aumento do efeito de estufa, contráriamente à energia eléctrica, que como sabemos, provém, em parte de centrais termoeléctricas.
cumprimentos.

vamos lutar por um desenvolvimento sustentável!

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Eficiência energética

Mensagem por ajosemor »

-desconheço qual a variedade da trepadeira mas é conhecida por "vinha virgem" não sei porquê... segura-se á parede por meio de umas ventosas que parecem uma pata de lagartixa.
- no que se refere á lã de rocha, escolhi-a porque o meu telhado é em telhas da argibetão, ou seja, são em betão e portanto muito frias no inverno e quentes no verão. cheguei a medir mais de 80ºc no verão e é para essa altura que a película de aluminio é útil para reflectir esse calor de volta ás telhas. por outro lado para qualquer possível infiltração de água esta fica no aluminio e o ar que circula entre as telhas secá-la-á. de outra forma infiltrar-se-ía na lã com possível aparecimento de bolores embora suponha que não provocaria putrefacção.
- ainda estou em dúvida quanto ao aquecimento embora a opção seja naturalmente por um dos sistemas com base em energias renováveis. tenho algumas idéias mas não as experimentei. metade da casa está virada a sul onde tenho conseguido temperaturas da ordem dos 17-18ºc em dias de sol no inverno. se aumentar a superficie de vidro para o dobro julgo ter uma boa parte do problema resolvido. para norte tenho virada a outra parte da casa que inclui 2 quartos e que ainda me pergunto se com colectores solares de aquecimento de ar com um ventilador que o injecte no edificio não ficaria satisfeito. já agora a casa é geminada nos outros 2 lados razão porque só falo do norte e do sul.
- já agora o isolamento do sótão teve o inconveniente, no inverno, de cortar o calor que por aí entrava, embora tb saísse. vou colocar algumas telhas de vidro.

saudações

ps podem-me explicar como colocar imagens?

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”