UM FORUM COM CLASSE

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

UM FORUM COM CLASSE

Mensagem por Fry »

caros amigos

estava indeciso onde colocar estas palavras de apreço a todos os colaboradores deste forum. a minha escolha apenas se deve ao facto de ter acompanhado desde o início o nascimento do bébé.

para aqueles que não sabem, este forum, criado pelo nosso amigo luimio, e foi de inicio designado por biodiesel. felizmente hoje está aberto a uma vasta área de novas energias. tenho esperança que no futuro, muito mais gente qualificada se irá juntar a nós desenvolvendo técnicas, sempre mais inovadoras.

para aqueles que entram agora e já encontram muito boa informação, lembrem-se das horas que foram dedicadas a muitas experiências aqui descritas. temos no seio deste forum património de grande valor tecnico e humano que nos faz orgulhar a todos pela sua dedicação.

todos os comentários têm sido moderados e animados , denotando grande sentido ético.

não sou apologista de grandes foruns com falta de conteúdo, mas sim com pessoas ricas neste espirito de mudança que nos une a todos.
o nosso é pequeno, mas certamente, com a continuação do trabalho de todos, se pode transformar numa referência no ambito das novas energias.

este forum não tem objectivos comerciais e acho que é assim que se deve manter. espero que a pequena publicidade que surge consiga manter as despesas que o administrador tem suportado sózinho. o luimio sabe que todos nós estamos dispostos a ajudá-lo, caso ele deixe

um bem hajam
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

barbas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am

Mensagem por barbas »

é curioso fry

estava a pensar fazer um artigo em jeito de balanço e 2voltado para o futuro...

assim sendo vou colar-me ao teu início e desde já subscrever a tua opinião.

com efeito este forum tem tudo o necessário à produção de bio diesel, desde informação a materiais, passando pelos "consultores".

agora que validaste a nossa última experiência eu pergunto que futuro para este forum?

em primeiro lugar, validar um protocolo é um trabalho infindável pelo que peço a todos que divulguem os resultados dos protocolos que usam para que se possa medir a sua eficiência e eficácia. é importante documentar-mos os desvios para que se possa medir eventuais melhorias e/ou novas descobertas.

em segundo lugar acho que está na altura de começarmos com experiências com silicato de magnésio "magnesol(tm)" "magnetron(tm)" ou comumente chamado de "pó de talco".

este passo irá permitir eliminar de vez com o uso da água.

não consigo pensar em nada mais ecológico do que eliminar o uso do bem mais precioso do planeta.

até aqui quem faz biodiesel não tem levado em conta o custo da água (porque se calhar possui um furo) mas se incorporarmos o seu custo quase de certeza que tronará inviável a produção de bio (para 1000 litros e 3 lavagens a 1/3 estamos a falar de 900 litros de água).

outro vector interessante tem a ver a glicerina a sua separação e aproveitamento.

um máquina de separação de glicerina custa 25.000€. será que é fácil de produzir? quais os seus princípios? como funciona? seremos capazes de a fabricar?

que fazer com os 20% de glicerol? sabão? combustivel?

ainda o problema das fontes de oleo...
se queremos ter futuro no biodiesel este problema tem de ser resolvido.
as fontes de oleo têm de ser identificadas e o mercado se não existe tem de ser criado.
vamos tentar mover toda a nossa influência para que as empresas de oleo se conveçam que existe aqui um mercado interessante a ser explorado.

last but not least e uma área onde estamos muitissimo deficitários tem a ver com a parte burocrática.

todos nós sabemos ler e lemos a lei, mas até agora nenhum de nós (com excepção do cjorge) têm a burocracia resolvida.

quais os passos para sermos pequenos produtores, como sermos colectores de oleos usados, como transportar oleo, metanol e biodiesel legalmente...

estas continuam a ser perguntas sem resposta ou com uma resposta teorica derivada da leitura das leis e decretos. o facto é que ao contactarmos com o institudo de resíduos não obtemos resposta e para obtermos o parecer conjunto do extinto instituto geológico e mineiro e do institudo dos impostos especiais e alfandegas (?) nem sabemos a quem fazer a petição!!!

a associação nacional de pequenos produtores de biodiesel parece ser uma organização fantasma...

a lei portuguesa parece uma boa lei mas a operacionalização destas coisas parece ser um mar de incertezas e duvidas.

peço a todos os nossos users que tenham um pouco mais de tempo disponível ou que contactem com a burocracia do nosso país que nos ajudem até onde puderem.

cumprimentos a todos

barbas

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

barbas, fala-me dessa máquina para separar a glicerina.. não entendi bem o seu funcionamento..

com essa máquina deixavas de necessitar de catalizadores?
3º sócio novaenergia

barbas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am

Mensagem por barbas »

não não escalavardo,

separador de glicerol é mais preciso.

no fim da mistrura em vez de esperar que o glicerol assente, processa-se a mistura nesta maquineta e sai bio de um lado e glicerol de outro.

penso que o princípio de funcionamento seja a centrifugação mas ainda não tenho a certeza.

pedem ver a maquineta seguindo esta imagem:
Imagem

espera lá a biodys e a bioking vendem a mesma máquina???

Imagem

o que falas tambem interessa, já existem processadores em continuo os tipos da bioking têm um (ou dizem que têm).

isso então seria o nosso el dourado!!!

podem seguir a imagem:

Imagem

barbas
Última edição por barbas em terça jun 20, 2006 12:57 pm, editado 1 vez no total.

Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

acho que será de todo o interesse pesquisar, debater e explorar formas de dar um destino rentável á glicerina.

quem faz bd em continuo vai lidar com 20 a 25% dum sub-produto sem lhe dar a devida utilidade. ainda não fiz qualquer experiência mas terei de tomar decisões. por enquanto estou a guardá-la mas começo a ter dificuldade em armazena-la.

vou expor as minhas ideias e experiências em topico adequado brevemente.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ouvi falar de um tipo (li algures) que amassa a glicerina com serradura para fazer briquetes para a lareira, será que algum de vocês pode experimentar?
a questão da água preocupa-me mais. por aqui usamos plantas para tratar os residuos das fossas septicas, mas a presença de metanol inviabiliza tudo.
enfim: tudo bons argumentos para o consumo do oleo vegetal directo, os subprodutos da lavagem dos oleos usados são biodegradáveis pelo que uma estação de tratamento microbiologica seguida de uma fossa biologica pode permitir o reaproveitamento para efeitos de rega, isto se não permitir a rega directa.
subscrevo as palavras iniciais sobre este forum, é exemplar e tenho o maior orgulho em ser membro. temos que angariar a participação de mais técnicos de diversas áreas para ajudar a procurar as respostas. finalmente temos que ajudar a promover e participar num grupo de pressão que ajude a contrariar as tendências negativas dos combustiveis tradicionais. a quercos e outras associações estão carregadinhas de engenheiros do ambiente e biologos que nos podem ajudar a compreender a verdadeira dimensão dos problemas e a apontar as soluções.
saúde da boa!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

realmente técnicos é coisa k não falara por aki por isso...

vontade é outra que não falta só falta mesmo é vontade de o governo ajudar os portugueses pois assim que tivermos as condições estaremos bem melhor...

e força neste projecto pois tenho bue orgulhe de dizer k conheço este forum e faço parte do mesmo...

a ver se vou adquirir ainda este ano um painel solar para a minha casita no alentejo para aquecer a agua e outro para a electricidade para carregar as baterias ou para se gastar na luz...

quanto ao veiculo é um ibiza 1.4 tdi e não o tenho a bio pois não tenho qualquer possibilidade de o poder fabricar...

no entanto estou de olho num veiculo electrico de um amigo meu que possivelmente virá para as minhas mão e depois logo farei um topico sobre o mesmo, uma especie de diario de bordo...

força com o forum e que venha mais ajuda para esclarcer todas as nossas duvidas pois nós estamos aki para nos entre ajudar mos...

continuação de bom trabalho.

luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Re: UM FORUM COM CLASSE

Mensagem por luimio »

só agora é que li este tópico!! já é antigo mas nunca passei os olhos por aqui!
pequeno fórum?
futuro do fórum?
já viram onde estamos? só falta saber para onde vamos! já tivemos muitos problemas e discussoes, mas isso é passado.
força novaenergia.net

DannyAlex
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta out 18, 2007 11:58 pm

Mensagem por DannyAlex »

engraçado... os "pesos-pesados" cá do sítio no início...

tudo tem um começo...

e a evolução também depende (e muito) da dedicação!

continuemos...

grande abraço

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

muito tempo surgiu outros pesos-pesados, mas em outro sentido, libras... ou para ser mais claro, em imc ( indice de massa corporal )

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “BioDiesel”