GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTIC

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro
Registado: terça nov 20, 2007 12:12 pm

GESTÃO DE RESÍDUOS DE EMBALAGENS DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTIC

Mensagem por Lolita »

para quem não sabe, foi recentemente criada a valorfito, uma entidade que gere o sigeru, sistema integrado de gestão de embalagens e resíduos em agricultura.

em zonas rurais há ainda quem se dedique à agricultura como única forma de subsistência.
e, para azar desses agricultores, andam aí as "brigadas do ambiente" e as inspecções que se aproveitam da baixa formação cultural para passarem os afamados "chequesinhos"...

claro está que, os resíduos resultantes da utilização dos produtos fitofarmacêuticos são considerados perigosos, um dos motivos pelo qual grande parte das explorações agrícolas têm que se sujeitar ao regime instituído pelo sirer (o outro motivo é possuírem mais de 10 trabalhadores). vide dl 178/2006 e portarias 320/2007, 1407/2007 e 1408/2007

claro está que, como produtores de resíduos perigosos, devem proceder ao seu correcto encaminhamento que, muitas vezes, acabam enterrados ou queimados nas explorações, por falta de informação sobre a matéria.

para os mais curiosos e para aqueles que pretendam saber mais, acedam a este site:

http://www.valorfito.com/

saudações ambientais,

lolita
Saudações ambientais,
Lolita

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

a valorfito já anda no papel há uns bons tempos..

o problema aqui é a recolha das embalagens.. o que tem vindo a ser feito era o aconselhamento aos agricultores para lavarem as embalagens 3x e depois colocarem no indiferenciados.. agora é-lhes exigido que as entreguem onde normalmente compram as novas..

ora quanto a mim isso é um grande obstáculo, pois as "lojas" de venda de produtos fitofarmaceuticos não têm na sua maioria condições para receber esses resíduos.. e depois acontece como a lolita refere, os agricultores, na sua maioria não possuem conhecimentos.. isso é mau, mas o mais grave é o facto das instituições de direito não apostarem na divulgação das soluções.

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

sim, é verdade escalavardo.

há também muitos eng. agrários que trabalham em zonas e cooperatívas agrícolas, que se limitam a elaborar projectos para candidaturas a fundos comunitários a esses agricultores, esquecendo-se, porém, das dificuldades que existem no terreno...especialmente no cumprimento da legislação vigente... que está cada vez mais apertada....

aqui descrevo duas situações verídicas:

eu tenho um conhecido que teve que entregar ao estado parte dos fundos que tinha recebido, pois um dos seus terrenos abrangidos pelo projecto estava em zona de caça. nesse terreno, existiam "montes" de cartuchos vazios dos caçadores sem sensibilidade ambiental...(resta saber se em sua casa fazem o mesmo)
esses caçadores, que até animais domésticos matam (na falta de espécies cinegéticas) deveriam ser punidos!!!

outra pessoa conhecida, teve que devolver parte dos fundos e ainda pagou uma coima de 650 € porque tinha algumas embalagens de fitofarmacêuticos no solo do seu terreno abrangido por um projecto agrícola...

estas pessoas necessitam de esclarecimentos, não de punições!!!
a verdade é que só quem anda no terreno sabe o que realmente se passa e as entidades responsáveis pela execução dos projectos, não deveriam estar somente interessadas em lucrar € com isso, deveriam também preocupar-se com o aspecto ambiental e social que se vive na ruralidade...
quem sabe, transcrever o descrico na agenda 21 para a urbe rural e pensar no conceito do desenvolviemtno sustentável...
Saudações ambientais,
Lolita

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

aliás, existe o peragri (plano estratégico dos resíduos agrícolas), leitura indispensável para quem trabalha na matéria...
Saudações ambientais,
Lolita

PC
Membro
Membro
Registado: quinta nov 15, 2007 10:33 am

Mensagem por PC »

olá lolita,

felicito-te por teres posto em discussão este assunto, pois acho que é de extrema importância.

penso que este tipo de instituições têm de existir, pois o ambiente agradece, mas têm de informar e promover colóquios sobre as matérias em questão.

eu lembro-me da certiel, que é a entidade reguladora na certificação de instalações eléctricas, quando iniciou funções, deu vários colóquios em todo o país e promoveu formações.

as entidades reguladoras devem primeiro informar, divulgar (preparar o terreno) e formar, para que a sensibilização seja mais eficaz.

pc

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

olá caro pc.

pois parece que nem tudo funciona da mesma forma, visto que em matéria de ambiente são elaborados em primeiro lugar, os diplomas que regulamentam as penalizações e só posteriormente se lembram da sensibilização!!! (quando já têm os cofres cheios)...
Saudações ambientais,
Lolita

escalavardo
Staff Member
Staff Member

bem, no caso do senhor que que tem cartuchos "perdidos" no seu terreno, é fácil, basta que fale com os responsáveis pela reserva de caça. e se mesmo a bem não os irem tirar, o sepna concerteza dará um empurrãozinho..

a meu ver a questão da falta de informação até se ultrapassa mais ou menos. para mim o problema maior é fazer o sistema de recolha funcionar.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

pois esta certo que lixo algum deveria ser deitado fora na natureza . pelo respeito ao ambiente e pela paisagem limpa o que infelizmente nem sempre acontece é so lixo a voar e a embaraçar o caminho . mas é que essas pessoas que fazem isso e onde essa pratica ainda se verifica ,essas pessoas sabem o que sao fito farmacêuticos o ventoinhas nao se lembra de ter lido jamais .e ha um problema escreve-se pegado ou separado?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

PC
Membro
Membro

Mensagem por PC »

olá pessoal,

voçês falaram de uma situação que a mim me toca em especial, porque sou caçador (racional) desde 1993 e por mim falo, ou seja, desde essa data que tenho consciência das problemáticas ambientais que derivam da presença de resíduos no solo. os meus companheiros de caça, seguem desde sempre o mesmo exemplo.

aquando da minha inscrição para adquirir a carta de caçador, sujeitei-me a um exame escrito e prático, no qual já nessa altura estavam evidenciadas questões sobre as boas práticas no exercício da caça. escusado será dizer que, as boas práticas dizem que um caçador deve ser responsável por todo o tipo de resíduos provenientes do exercício da caça, tais como: guardar as caixas que contêm os cartuchos, sempre que efectuar disparos guardar o cartucho vazio num saco próprio e transportá-los para posteriormente depositá-los no devido local, entre muito outras.

quanto às chamadas buchas e chumbos, não podemos fazer grande coisa pois após o disparo, os dois elementos são projectados a uma distância e velocidade tal que não é possível a um caçador normal identificar os locais onde esses objectos poderiam estar (se fosse o super homem talvez!!)

também sei que os grâos de chumbo utilizados, são prejudiciais a todos os seres vivos. na dinamarca já não se utilizam grãos de chumbo há mais de 20 anos, porque provaram os malefícios da sua utilização.

saudações energéticas

pc

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

olá colega escalavardo!!

deixe-me felicitá-lo pelas suas sábias intervenções.

estive a dar uma olhadela na legislação e não encontrei nada que me indicasse que as zc são responsáveis pelos actos ilícitos dos caçadores, quando estes não cumprem com as regras estabelecidas nos manuais.
a única legislação que encontrei sobre esse assunto reporta às zc turísticas e às zonas de campos de treino as responsabilidades de removerem os resíduos após as actividades cinegéticas.

pode dar-me indicações sobre sites ou legislação onde eu possa esclarecer-me?
obrigado.

em relação ao sistema de recolha das embalagens dos fitofarmacêuticos, a última informação que me foi fornecida é que os vendedores desses produtos estão a ser alvo de acções de sensibilização por parte das dra e que, ao abrigo do dl 187/2006, estes têm que se adaptar aos requisitos vigentes.

também os utilizadores/aplicadores desses produtos no solo estão a receber esclarecimentos, quer por parte dos vendedores autorizados, quer por parte das zonas agrárias (agora resta saber se as informações fornecidas são pertinentes e esclarecedoras).

saudações ambientais,
lolita
Última edição por Lolita em sexta nov 23, 2007 11:31 pm, editado 1 vez no total.
Saudações ambientais,
Lolita

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

olá ventoinhas!!

produtos fitofarmacêuticos (é assim que se escreve) são produtos fármacos que se utilizam na agricultura. para melhor te informares, vai a este link:

http://www.confagri.pt/

se também tiveres algum interesse em saber um pouco sobre o percurso das embalagens desses produtos, podes aceder a este site:

http://www.valorfito.com/
Saudações ambientais,
Lolita

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

caro colega pc

já vi que és caçador. espero não ter ferido a tua susceptibilidade, até porque a minha intervenção não foi dirigida a caçadores racionais, mas sim aos irracionais…

não sei se o exame (de acesso a caçador) a que tu te sujeitaste tinha o mesmo conteúdo dos exames de alguns caçadores que andam por aí a fazer estragos!!!

és, de facto, um exemplo a seguir, pois a actividade cinegética necessita de pessoas com civismo!!

saudações ambientais

lolita
Saudações ambientais,
Lolita

escalavardo
Staff Member
Staff Member

pc Escreveu:quanto às chamadas buchas e chumbos, não podemos fazer grande coisa pois após o disparo, os dois elementos são projectados a uma distância e velocidade tal que não é possível a um caçador normal identificar os locais onde esses objectos poderiam estar (se fosse o super homem talvez!!)

também sei que os grâos de chumbo utilizados, são prejudiciais a todos os seres vivos. na dinamarca já não se utilizam grãos de chumbo há mais de 20 anos, porque provaram os malefícios da sua utilização.
a única e melhor solução que conheço para este problema é deixar de caçar..!

lolita, quanto à legislação sobre a caça, já a tive há uns tempos, mas agora não tenho.. de qualquer forma, na dgrf (direcção geral recursos florestais), representada nas suas delegações regionais, eles lá têm toda a informação, já que são a autoridade que concede as licenças para as reservas de caça..

PC
Membro
Membro

Mensagem por PC »

olá escalavardo,

de facto tens a tua razão e em parte partilho da mesma ideia, visto não praticar o exercício da caça já vai para 3 anos.

não podemos ser tão radicais, porque dizer a aproximadamente 300 mil caçadores nacionais que não podem caçar é forte. se formos por esses termos, existem sectores bem piores, bem mais poluentes e bem mais prejudiciais para o meio ambiente do que propriamente a caça, e todos nós seres humanos estamos a contribuir para esse degredo total. penso que não vale a pena estar aqui a enunciá-los, porque indirectamente todos nós sabemos quais são, e não são assim tão poucos.

saudações...

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

não podemos ser tão radicais, porque dizer a aproximadamente 300 mil caçadores nacionais que não podem caçar é forte.
nem fazia ideia que eram mais que os coelhos... a culpa foi de quem lhes concedeu licenças. não seria mais interessante caçar com uma maquina fotográfica??

tenho experiências amargas com estes invasores de propriedades privadas.

vandalizam, matam, destroem, etc... até já me apontaram a arma.

PC
Membro
Membro

Mensagem por PC »

olá fry,

tens razão naquilo que dizes, e tenho consciência disso porque lido com caçadores com certa idade e a mentalidade é essa. as entidades competentes, e agora a administração das reservas de caça associativa, turística e municipal é que podem ter um papel preponderante na sensibilização e na informação que deve ser direccionada aos associados dessas mesmas reservas de caça, coisa que não acontecia anteriormente.

os caçadores ainda têm aquela mentalidade de quererem matar muito e não se lembram que o exercício da caça deve ser nobre e fomentar o convívio entre colegas e coexistir com a natureza. ainda há muito para fazer no regime da caça, mas tenho fé que portugal chegue ao mesmo patamar que certos países desenvolvidos, em que a caça é um desporto racional e que respeita o meio ambiente.

saudações energéticas

pc

Autor do tópico
Lolita
Membro
Membro

Mensagem por Lolita »

olá esccalavardo, mais uma vez...

pelos vistos, pensamos um pouco da mesma forma.
é que sabe, eu também tenho conhecimento da existência da dgrf, assim como as suas atribuições legais!!

e foi esse conhecimento que me levou a procurar esses serviços e colegas que lá trabalham.

e sabe o que me informaram? de que os caçadores são responsáveis pelos seus actos e ninguém deve responder por eles...exceptuando-se, está claro, as situações de caça promovidas pelas zc turística e as z campo de tiro, em que os seus concessionários têm, na acepção da legislação vigente, que repor (no terreno) a sistuação existente no momento anterior ao exercício da caça.

nas zonas de caça municipal isso não acontece, visto a extensão dos terrenos envolvidos ser enorme, assim como o pessoal trabalhador disponível para efectuar essas limpezas.
visto isto, deixemos que o civismo e as boas práticas ambientais "mordam" os caçadores menos educados...
(isto não é dirigido ti, pc!! eu sou a favor da caça ordenada e cívica)

ah! a legislação que encontrei foi a seguinte: lei de bases da caça e dl 202/2004.

saudações ambientais,

lolita
Saudações ambientais,
Lolita

escalavardo
Staff Member
Staff Member

pc, a caça não é um desporto..! desporto é outra coisa.

bem, mas já estamos a fugir do tema do tópico.

ainda vou pensar em começar a recolher embalagens desse tipo de produtos (fitofarmaceuticos, entenda-se), mas desconfio que depois no terreno a entidade gestora funcione um bocado mal..

Responder

Voltar para “Ambiente”