Dimensionamento de baterias

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Dimensionamento de baterias

Mensagem por sergiomms »

tenho em casa 4 aquecedores que adquiri à uns tempos numa campanhã da edp, 2 de 2550w e outros 2 de 1700w dando um total de 8,5kw!

para que eles funcionem devidamente, têm que estar ligados por 7 horas diárias o que dá 59,5kwh/dia (podemos arredondar para os 60kwh/dia)

assim, como posso fazer os cálculos para comprar baterias para que suportem esta potência diária?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

baterias...? oh meu deus.

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

ok, não há baterias para esta potência?
ou é dificil conseguir alimenta-las diariamente?

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

podes agrupar várias, mas vai sair caro. desculpa a pergunta, vais carregá-las como?

Autor do tópico
sergiomms
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por sergiomms »

estou a pensar em recarregá-las à noite com a tarifa bi-horária da edp!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

mas terias de as agrupar em série para dar os 220v ou próximo disso.
há baterias estacionárias óptimas com duração de 10 anos mas isso sai muito caro. e não sei se conseguias carregar completamente as baterias em 10 horas. tinhas de arranjar carregadores para isso tudo, com perdas importantes.
experimenta http://www.troquedeenergia.com

ps: usar electricidade para produzir calor é uma das coisas piores que se podem fazer.

RPL
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

caro amigo esses “aquecedores” são para trabalhar com o bi-horario!
esqueça as baterias e todos os apetrechos associados , só lhe vão gastar dinheiro ! esses equipamentos chamam-se acumuladores de calor , serve exactamente para carregar durante 7 horas em bi-horario, vulgo durante a noite, e libertar o calor gradualmente durante as 24h do dia. já agora baterias = dc acumuladores de calor = ac não se podem ligar directamente, o sistema de controlo de tarifa funciona a ac, se puder poste aqui uma foto dos seus "aquecedores", para sabermos do que fala.
Última edição por RPL em quinta nov 29, 2007 7:22 pm, editado 1 vez no total.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por orbis »

pois nem me tinha lembrado disso.

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Re: Dimensionamento de baterias

Mensagem por BioPower »

sergiomms Escreveu:tenho em casa 4 aquecedores que adquiri à uns tempos numa campanhã da edp, 2 de 2550w e outros 2 de 1700w dando um total de 8,5kw!

para que eles funcionem devidamente, têm que estar ligados por 7 horas diárias o que dá 59,5kwh/dia (podemos arredondar para os 60kwh/dia)

assim, como posso fazer os cálculos para comprar baterias para que suportem esta potência diária?
mas isso ao fim do mês vai dar uma factura de electricidade enorme!!!!

desculpa a pergunta mas já fizeste as contas ao ano? se calhar compensava mais ter outro tipo de aquecimento, não?

cumprimentos
Green fuel is the right choice

Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Mensagem por Laranjeiro »

a corrente é igual á potência a dividir pela tensão
8500w : 230v = 37a amperes em cima do que já consome...
sergiomms teria de contratar mais “potencia disponível” e pagar por isso não apenas nos meses de inverno mas no ano inteiro.
os acumuladores de calor são em termos eléctricos simples resistências (mergulhadas em grandes massas para dar inércia térmica) ......as resistências têm uma eficiência próxima de 100% uma vez que as próprias perdas são efeito de joule.
contando que o consumo fosse todo ele em “horas vazias” teríamos mais ou menos 6,5 centavos do euro por cada kw/h.
melhor negócio seria comprar uma boa bomba de calor (ar condicionado), custa pouco mais e as de ultima geração (compressor dc e inversor) fazem cop's de até 5.
como a fonte de energia é o ar exterior e quanto mais o cliente precisa de absorver energia menos ela existe nesse meio, a eficiência baixa e ficamos com cop's sazonais médios bem mais baixos que os anunciados pelos fabricantes mas ainda assim o “milagre da multiplicação dos pães” acontece e o cop vamos supor será de 2,5. agora vamos pegar no valor médio do kw/h (14 horas “cheias” e 10 horas “vazias”) e dividir por 2,5 (o cop) vai custar 3,9 centavos cada kw/h.
muito menos taxa de potencia para pagar, muito menos potencia absorvida e ainda o bonus de fazer frio no verão.
para bater uma coisa destas só se for outra bomba de calor mas geotérmica.
Chernobyl corria Windows

CANSIL
Membro
Membro
Registado: sexta mar 28, 2008 8:24 pm

Mensagem por CANSIL »

tenho um amigo meu que foi insetivado pela edp em meter esse tipo de aquecedores, mais tarde meteu as mãos á cabeça,mau negocio , teve que arrancar tudo e meter ar condicionado,não aja duvidas que é melhor,faz jeito no inverno como no verão, e agora já há aparelhos económicos.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”