o parque eólico canela foi inaugurado pela presidente michelle bachelet, empenhada em cortar a dependência com a argentina, seu único provedor de gás natural, que há três anos começou a fazer cortes drásticos em seus fornecimentos.
"o tema da energia é um tema estratégico. atuamos sabendo que não podemos prescindir de nenhuma fonte", afirmou bachelet na cerimônia inaugural.
o chile deve "deixar de depender de fontes externas e não pode se dar ao luxo de não usar suas próprias fontes naturais", disse por sua vez jose manuel entrecanales, presidente da empresa energética espanhola, endesa, cuja filial chilena foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto.
o novo parque gera uma potência de 18,15 megawatts, que vai se integrar ao sistema interconectado central, do qual dependem 90% da população chilena.
o parque eólico conta com 11 aerogeradores de gigantescas pás, de 80 metros de altura que se movem com a força do vento, no primeiro de quatro projetos similares que se pretende construir em curto prazo nesta região chilena.

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0712 ... le_energia