Desertificação em Portugal

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Desertificação em Portugal

Mensagem por luimio »

desertificação em portugal

portugal encontra-se entre os 3 países mais desertificados da europa. para além de portugal, figuram no top 3 a turquia e a itália, segundo dados da agência espacial europeia (aee) através do projecto desert watch. a aee consegue através de imagens satélite analisar a desertificação do continente europeu, com o objectivo de fornecer dados aos governos dos países europeus com vista a permitir o desenvolvimento de medidas anti-desertificação.
Imagem

em portugal, especificamente, a desertificação atinge já 36% do continente, sendo previsível que dentro de 20 anos mais de metade do território continental se encontre desertificado. no espaço de duas décadas, dois terços do país podem transformar-se em solo árido, se nada for feito para inverter a situação que se vive na actualidade. um terço do território continental encontra-se classificado como zona susceptível à desertificação.

Imagem

Imagem

a aridez dos solos atinge a totalidade do interior algarvio e o alentejo. mas a desertificação não está confinada ao sul do país. todo o interior, do norte ao sul, está a ficar deserto, a nível de perda de potencial biológico dos solos. mas não só, também é humana a desertificação do país.

vítor louro, coordenador do programa de acção nacional para combate à desertificação (pancd), aponta uma cadeia de factores que contribuem para este fenómeno: a susceptibilidade natural de algumas regiões, aliada ao mau uso do solo, também os incêndios e reflorestações mal conduzidas. a seca severa é mais um elemento a contribuir para um retrato pouco animador.

mas a desertificação não se explica só por factores físicos. os problemas socioeconómicos, que afastam as pessoas do interior para as cidades do litoral, deixam as terras ao abandono e indefesas perante os incêndios que devoram centenas de hectares e provocam forte erosão nos solos.

monitorização:

os sistemas de informação são essenciais para acompanhar o progredir da desertificação e identificar a cada momento as áreas de maior risco. para isso, a agência espacial europeia desenvolveu um programa que permite monitorar a situação através de imagens de satélite, com uma resolução que permite a intervenção à escala local. o desertwatch - que inclui ainda a itália, a grécia e a turquia - vai vigiar todo o país.

usando dados históricos e as sequências do desenvolvimento da desertificação em portugal, este programa permite desenhar cenários, visando uma intervenção que evite este cenário, através de medidas que passam essencialmente pela actividade agrícola, florestal e imobiliária.

várias universidades juntaram-se num projecto denominado rede para a observação e análise do fenómeno da desertificação e da seca, com vista a desenvolver uma acção preventiva.



a juntar a todo este cenário chocante há ainda estudos que apontam para a falta de água potável em portugal dentro de 10 a 15 anos.



saiba mais sobre desertificação em portugal:


- seminário sobre desenvolvimento sustentável (ist)

- modelo inovador contra desertificação



fontes: http://dn.sapo.pt/2005/06/17/sociedade/ ... nente.html

http://www.esa.int/esacp/sem1v8pfhte_portugal_0.html

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

esse problema já foi diversas vezes abordado em jornais e televisão, existem algumas câmaras municipais que estão empenhados em trazer empresários para as suas terras, a troco de beneficios.
outra iniciativa de algumas câmaras é o repovoamento, disponibilizando casas e pagando uma quantia por cada filho.
ora as duas iniciativas juntas com certeza que podem produzir resultados positivos, infelizmente não se tem dado o devido interessa a este assunto a nível da comunicação social.
resumindo: falta o marketing.

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Mensagem por Jorge Santos »

contra factos não há argumentos: quando encerram escolas, serviços de saúde,.... no interior, que condições lá ficam para as pessoas se fixar?
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

pessoalmente aprecio muito o esforço que alguns municipios estão a fazer lamentando apenas que não sejam mais.
por outro lado interrogo-me sobre o que cada um de nós poderá fazer para colaborar na amenização do problema. penso que todos nós temos algumas idéias que poderemos enunciar para esse efeito, apelando em especial áqueles que são mais especializados no assunto.

por exemplo, não fará parte da solução:
- plantar arvores onde fôr possível na nossa residência ou suas proximidades?
- captar água das chuvas para uso nas regas e lavagens?
- não impermeabilizar os quintais mas plantar neles plantas pouco bebedoras?
- voluntariarmo-nos para plantarmos arvores em colaboração com as entidades competentes?
- etc, etc, etc, etc... etc.
nós fazemos a diferença, se quisérmos!

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Mensagem por ajosemor »

como é dito aqui:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=3492

usemos e abusemos da receita, garanto que não engorda...

saudações

Responder

Voltar para “Ambiente”