Celso Amorim diz que Amazônia é vítima da mudança climática

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Celso Amorim diz que Amazônia é vítima da mudança climática

Mensagem por Tó Miguel »

segundo o ministro, mesmo que o brasil faça tudo certo em termos de redução e eliminação do desmatamento, se as emissões de carbono continuarem nos países desenvolvidos, "a amazônia provavelmente desaparecerá".


ele fez a declaração baseando-se nas conclusões do relatório do painel intergovernamental sobre mudança climática da onu (ipcc), ganhador do prêmio nobel da paz de 2007.


para amorim, o povo vê o desmatamento da amazônia como o grande culpado pela mudança climática, mas não percebe que ela, a amazônia, talvez seja a "grande vítima" deste processo.


o chanceler afirmou que a presença de dois ministros brasileiros em bali demonstra a importância que o governo dá à luta contra a mudança climática.


em entrevista coletiva, amorim disse que é necessária a adoção de limites de emissões obrigatórias para os países industrializados e pediu meios para continuar com o combate ao desmatamento no brasil.


"nos três últimos anos, o desmatamento do brasil diminuiu 60%", disse amorim.


segundo ele, reduzir o desmatamento é tão difícil para o brasil quanto é para os países desenvolvidos diminuir suas emissões. para amorim, este é um processo que requer não somente vigilância, mas também a mudança do curso natural do mercado, "o mesmo que ocorre com os padrões de produção dos países desenvolvidos".


em relação aos mecanismos de desenvolvimento limpo estabelecidos pelo protocolo de kioto, amorim preveniu contra "o abuso dos mecanismos de mercado".


para ele, o mercado pode ser útil, especialmente nos projetos que implicam uma absorção real de carbono, mas caso seja utilizado de maneira abusiva, pode terminar incentivando o aquecimento global.


"o mercado é importante, mas há também responsabilidades públicas: os governos e as instituições internacionais têm que assumir suas responsabilidades e não pensar que o mercado resolverá tudo", acrescentou.


representantes de 190 países estão reunidos em bali para estabelecer o marco das negociações que serão iniciadas no próximo ano e que buscam obter um novo acordo contra a mudança climática que entrará em vigor em 2012, para substituir o protocolo de kioto

http://br.noticias.yahoo.com/s/11122007 ... atica.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Ambiente”