aerogerador experimental caseiro
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm
estando eu interessado em montar um aerogerador, mas mais por curiosidade e por ter gosto por trabalhos manuais, encontro alguma dificuldade em encontrar material/conhecimentos que sirva de base para a minha aventura nessa montagem.
nomeadamente em informaçoes referentes as bobinas e conceitos referentes ao tipo de fio usar(caracteristicas de secção) nunero de espiras e o uso ou nao de varios fios ou nao nos enrolamentos e suas consequencias no rendimento final.
se alguem me puder informar de sites mesmo que seja em lingua estrangeira que aborde/explique essa questao agradecia.
os meus parabens ao "tiengenhocas", que me está a ajudar a criar o bichinho dos aerogeradores....
nomeadamente em informaçoes referentes as bobinas e conceitos referentes ao tipo de fio usar(caracteristicas de secção) nunero de espiras e o uso ou nao de varios fios ou nao nos enrolamentos e suas consequencias no rendimento final.
se alguem me puder informar de sites mesmo que seja em lingua estrangeira que aborde/explique essa questao agradecia.
os meus parabens ao "tiengenhocas", que me está a ajudar a criar o bichinho dos aerogeradores....
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
preenche o teu local no perfil, assim ficamos a saber de onde és...vendaval Escreveu:parabens! tiengenhocas.
tá bonito. dá a ideia de uma certa fragilidade, principalmente na base das pás, mas pode ser só impressão minha. digo isto porque vivo numa zona de muito vento, muito e muito forte. aqui essa máquina não ia durar muitos dias. espero que não fique chateado por eu dizer isto.
sou um apaixonado por estas questões, principalmente os moinhos de vento.
há muitos anos que faço desenhos e projectos, mas, ao contrário de si, nunca construi nenhum. até tenho um moinho antigo. está á espera de restauro, mas acho que vai acabar por morrer assim. aquilo é muito dispendioso, é muita madeira e mão de obra nem se fala.
um abraço.
Cumprimentos
Nuno Leitão
Nuno Leitão
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo out 07, 2007 6:34 pm
o rotor deste aero já trabalhou cerca de 5 anos em outro projecto e aguentou ventos muito fortesvendaval Escreveu:parabens! tiengenhocas.
tá bonito. dá a ideia de uma certa fragilidade
um abraço.
e mais robusto do que parece
se repararem bem ele tem uma pequena mossa na pá que está virada para baixo, algo lhe bateu
mais uma vez obrigado a todos pelo apoio
-
adolpho_
estes aero utilizam fio com mais de 1milimetro de espessura 1.5a 2.5 mili ou
até mais
podem ser bobinados a dois fios
nada é critico e pode ser adaptado ao gosto de cada um
para determinar o numero de espiras, pomos os discos de imanes a rodar com uma bobine para sabermos o numero de espiras para a rotação e voltagem pretendida e é só multiplicar pelo numero de bobines
estes brinquedos podem começar a gerar a 50 rpm e chegar a vários kw
ok oinq peniche não é muito longe, o ano passado passei por ai e fui a berlenga neste barquinho reconstruido por mim a partir de um velho casco com 50 anos
foram 10 anos para o recuperar, mas deu muito gozo
agora devia de lhe arranjar um novo dono para me poder dedicar + a outras coisas

estes aero utilizam fio com mais de 1milimetro de espessura 1.5a 2.5 mili ou
até mais
podem ser bobinados a dois fios
nada é critico e pode ser adaptado ao gosto de cada um
para determinar o numero de espiras, pomos os discos de imanes a rodar com uma bobine para sabermos o numero de espiras para a rotação e voltagem pretendida e é só multiplicar pelo numero de bobines
estes brinquedos podem começar a gerar a 50 rpm e chegar a vários kw
ok oinq peniche não é muito longe, o ano passado passei por ai e fui a berlenga neste barquinho reconstruido por mim a partir de um velho casco com 50 anos
foram 10 anos para o recuperar, mas deu muito gozo
agora devia de lhe arranjar um novo dono para me poder dedicar + a outras coisas

-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta ago 17, 2007 3:31 pm
agradeço a sua ajuda, nao estava a perceber a parte de meter os discos a rodar mas depois ja entendi...
so que essa questao do ir experimentando obriga a experimentar com ex:100 espiras depois descarnar o cabo e medir nesse ponto se for insuficiente torna-se a enrrolar mais umas espiras etc...
nao havera ja formulas matematicas ou tabelas para ter uma noçao?
outra questao prende-se com o nº de bobines (ja vi que quase sempre se usa 9) e o nº de imans a usar, desvantagens e vantagens relaçao entre ambos etc...
se me puder elucidar ou encaminhar para sites onde esteja essa informaçao seja em que lingua for agradecia....
so que essa questao do ir experimentando obriga a experimentar com ex:100 espiras depois descarnar o cabo e medir nesse ponto se for insuficiente torna-se a enrrolar mais umas espiras etc...
nao havera ja formulas matematicas ou tabelas para ter uma noçao?
outra questao prende-se com o nº de bobines (ja vi que quase sempre se usa 9) e o nº de imans a usar, desvantagens e vantagens relaçao entre ambos etc...
se me puder elucidar ou encaminhar para sites onde esteja essa informaçao seja em que lingua for agradecia....
-
basta experimentar uma bobine com um determinado numero de espiras,depois uma regra de 3 simples calcula o resto
claro que há formulas matemáticas, mas são complicadas e nunca batem certo, porque há muitas variáveis, desde força magnética, numero de imanes
bobines, diametro, espessura do ferro,rotaçoes,etc
por isso não vamos complicar o que é muito simples
pode-se utilizar qualquer numero de bobines e imanes dentro de uma certa lógica
para isso é preciso ter uma noção do funcionamento, (digamos que um curso
sobre motores alternadores e bobinagens dá muito jeito) consoante seja monofásico, bifásico ou trifásico
para um pequeno brinquedo aconselho monofásico, qualquer numero de bobines todas en serie imanes a condizer e sem desfasagem
para um bom rendimento trifásico, com qualquer numero de bobines a partir de 3 e sempre adicionando mais 3, ou seja ; 3-6-9-12-15-18-etc, os imanes tem de ser montados de maneira a haver uma desfasagem entre fases
neste topico existem alguns sites, é so procurar
claro que há formulas matemáticas, mas são complicadas e nunca batem certo, porque há muitas variáveis, desde força magnética, numero de imanes
bobines, diametro, espessura do ferro,rotaçoes,etc
por isso não vamos complicar o que é muito simples
pode-se utilizar qualquer numero de bobines e imanes dentro de uma certa lógica
para isso é preciso ter uma noção do funcionamento, (digamos que um curso
sobre motores alternadores e bobinagens dá muito jeito) consoante seja monofásico, bifásico ou trifásico
para um pequeno brinquedo aconselho monofásico, qualquer numero de bobines todas en serie imanes a condizer e sem desfasagem
para um bom rendimento trifásico, com qualquer numero de bobines a partir de 3 e sempre adicionando mais 3, ou seja ; 3-6-9-12-15-18-etc, os imanes tem de ser montados de maneira a haver uma desfasagem entre fases
neste topico existem alguns sites, é so procurar
-
- Staff Member
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
luis von motocas abriu um tópico para perguntar:
bem vindo ao forum.
em primeiro lugar fica bem uma apresentação no local adequado.
não precisas abrir um tópico para responder ou colocar questões no forum relativamente a um tópico que já está em discussão.
para isso basta clicar em responder na parte inferior da tela junto à ultima mensagem.
sds.
boas luis von motocas.bom dia ! gostava de saber se esta bobinagem apresentada pelo tiengenhocas num alternador, o que acontece ás escovas ? são eliminadas ou tem de ter excitação ? se alguem me puder ajudar, agradecia, preciso de um gerador com a menor prisão possivel.
bem vindo ao forum.
em primeiro lugar fica bem uma apresentação no local adequado.
não precisas abrir um tópico para responder ou colocar questões no forum relativamente a um tópico que já está em discussão.
para isso basta clicar em responder na parte inferior da tela junto à ultima mensagem.
sds.
-
se é sobre este ultimo alternador; não precisa de escovas nem exitação porque tem imanesbom dia ! gostava de saber se esta bobinagem apresentada pelo tiengenhocas num alternador, o que acontece ás escovas ? são eliminadas ou tem de ter excitação ? se alguem me puder ajudar, agradecia, preciso de um gerador com a menor prisão possivel.
não tem qualquer prisão enquanto estiver a rodar em vazio
quando se ligar uma carga (lâmpada, bateria ou algo que tenha consumo) ai ele vai prender a valer, conforme a carga que lhe for aplicada, o que normal em qualquer alternador
-
estudar não chega, "é preciso queimar as pestanas" tentativa e erroj_r_m_c Escreveu:qd me virar para a eólica vou ter muito que estudar
eu li tudo o que encontrei sobre energias alternativas ( dediquei-me mais ao aquecimento solar de agua e aerogeradores) e não consegui aproveitar 20 por cento do que estudei, muitas coisas estavam erradas
ex; encontrei em muitos livros que a água ao ser aquecida sobe e para a fazer descer (na caso de utilizar um deposito mais baixo que o painel) teriamos de utilizar uma bomba de circulação
eu provei a mim próprio que a água quente pode descer e nao precisa de bomba, menos um consumo de energia
-
- Membro Silver
-
claro que desce
tudo o que sobe tem de descer, e quanto maior e a subida maior e a descida
vejam o que acontece aos aviões
tambem já construi o meu aviãozinho e depois fiquei com medo dos grandes
pesam muito e lá em cima não há oficinas
peço desculpa mas não vou dizer como ela desce, porque tive de montar um pequeno laboratório e foi muito tempo a fazer experiencias
tudo o que sobe tem de descer, e quanto maior e a subida maior e a descida
vejam o que acontece aos aviões
tambem já construi o meu aviãozinho e depois fiquei com medo dos grandes
pesam muito e lá em cima não há oficinas
peço desculpa mas não vou dizer como ela desce, porque tive de montar um pequeno laboratório e foi muito tempo a fazer experiencias
-
vamos lá voltar de novo ás "ventoinhas"
as ventoinhas são para fazer vento
[/img]
o rotor de 3 pás é o mais usado porque é o mais equilibrado em rotação e força, as três pás recebem o vento ao mesmo tempo. um rotor bem equilibrado e com um metro de diametro pode passar as 2000 rpm
mas se tiver 4 metros não pode passar as 250 rpm, corre o perigo de se desintegrar devido há alta velocidade na ponta das pás e depois temos o barulho
estes rotores tem de ser equipados com um sistema de desventamento, ou por desvio lateral, ou ainda por variação de ângulo das pás

podemos fazer um rotor autocontrolado
as ventoinhas são para fazer vento
[/img]

o rotor de 3 pás é o mais usado porque é o mais equilibrado em rotação e força, as três pás recebem o vento ao mesmo tempo. um rotor bem equilibrado e com um metro de diametro pode passar as 2000 rpm
mas se tiver 4 metros não pode passar as 250 rpm, corre o perigo de se desintegrar devido há alta velocidade na ponta das pás e depois temos o barulho
estes rotores tem de ser equipados com um sistema de desventamento, ou por desvio lateral, ou ainda por variação de ângulo das pás

podemos fazer um rotor autocontrolado
-
- Membro Silver
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
por falar em ventoinhas . o ventoinhas intriga-se pela razao de que os antigos moinhos que tinham as pas com mais recepcao do vento na ponta .para moer a farinha era necesario rodar uma mo com um peso do caracas hoje a tecnologia é totalmente ao contrario na ponta que é onde se exerce mais a forca é onde tem menos esposiçao
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
eles precisavam de uma construção simples com muito torque e lenta, para movimentar aquelas mos pesadasventoinhas Escreveu:por falar em ventoinhas . o ventoinhas intriga-se pela razao de que os antigos moinhos que tinham as pas com mais recepcao do vento na ponta .para moer a farinha era necesario rodar uma mo com um peso do caracas hoje a tecnologia é totalmente ao contrario na ponta que é onde se exerce mais a forca é onde tem menos esposiçao
os holandeses foram para uma pá igual em todo o comprimento porque precisavam de mais rotação para bombear agua
-
-

aqui temos a posição correta das pás
este rotor pode chegar as 200 r.p.m ,dependendo do diametro
a baixa rotação 2 pás recebem a força do vento,conforme a velocidade aumenta passa cada vez menos vento pelo interior e apenas 1 pá recebe a força do vento, a prisão do alternador ajuda a estabilizar a rotação
-
-