
paris (afp) - as previsões atuais sobre a elevação do nível dos oceanos em conseqüência do aquecimento global estariam subestimadas, caso se considere o que aconteceu durante o último período interglacial, de acordo com um estudo publicado na revista "nature geoscience".
neste período, há cerca de 120.000 anos, as temperaturas na groenlândia eram de 3°c e 5°c superiores ao que são hoje, um nível previsto, atualmente, na terra, em 50 a 100 anos, observam os autores do estudo publicado on-line, acrescentando que o nível dos oceanos subiu de 0,6 a 2,6 m por século (1,6 m em média), sobretudo, em razão de um derretimento das geleiras da groenlândia.
o estudo internacional foi feito no mar vermelho, a partir da análise da evolução da salinidade, ou de corais, conduzido por eelco rohlingen, do centro nacional de oceanografia de southampton (reino unido).
"nossos dados fornecem elementos que destacam a plausibilidade de projeções elevadas, da ordem de 1 m, para a alta do nível das águas até 2100".
o aquecimento da última era interglacial foi causado por uma inclinação diferente da terra em relação ao sol, enquanto que, hoje, deve-se aos gases que provocam o efeito estufa.
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/0712 ... ia_oceanos