aqui estão duas imagens captadas hoje no concelho de montemor-o-velho, perfeitamente exemplificativas de como é feita a recolha daqueles materiais que pelas suas dimensões não cabem num contentor de lixo, pela empresa de resíduos sólidos urbanos do centro.
olha olha, isto é pertíssimo da minha casa! passo aí quase todos os dias. fica entre pereira e santo varão. aqueles contentores estão lá quase sempre e muitas vezes a arder! pegam-lhes o fogo para diminuir o volume. é ver sofás, cadeiras, pneus e outros belos artigos bons combustíveis!
aqui perto de minha casa há uma empresa que recolhe resíduos de obras.
tudo o que arde é devidamente incinerado ao ar livre...
o mais engraçado é que de verão os bombeiros já lá foram mais do que uma vez chamados pela densa nuvem de fumo... e a coisa continua....
quem tem dinheiro tem muita força!!!!!!
uma vez aconteceu-me uma que nunca esqueci.
como sempre, levei de manhã os sacos cheios de resíduos devidamente separados (garrafas de vidro) no carro. chovia a potes e o vento levantava os chapéus de chuva das senhoras que passavam. enchi-me de coragem e determinação e eis que me meto ao temporal com as garrafinhas de vidro verde separadas das de vidro transparente, e meio aos tombos começo a meter o vidro primeiro no vidrão verde e depois no outro. quando cheguei ao carro já vinha encharcado mas satisfeito com o cumprimento de uma boa acção e civismo demonstrado.
enquanto limpava a cara da chuva chega um camião com uma grua que estaciona em segunda fila impossibiltando-me de seguir viagem.
e eis que estupefacto vi que pegaram nos vidrões com a grua e despejaram o conteúdo dos dois no mesmo lugar misturando tudo.
ainda lá hei-de passar e registar alguns momentos quando aquilo está tudo a arder... porque oportunidades não faltam, infelizmente!
não sei quem pega fogo àquilo, provavelmente serão os populares o que se justifica pelo facto de aqueles contentores servirem para depositar tudo, desde monos enormes, lixo doméstico comum, e resíduos agrícolas em grande quantidades, como ramos, ervas, madeiras velhas, etc. neste aspecto a população terá responsabilidade pois a ersuc não deverá querer transportar resíduos agrícolas e lixo doméstico em contentores que ali foram depositados para outros fins; no entanto deveriam lá ir com a frequência adequada pois muitas vezes o lixo fica ali acumulado dias a fio! as fotos que aqui colocaste exemplificam bem a mini-lixeira em que aquele local está transformado a poucos metros de uma escola e habitações...