Heptano

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
pgilm
Membro
Membro
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Heptano

Mensagem por pgilm »

boa tarde,

falando em azeite, tenho uma grande qtd de heptano com alguma percentagem de azeite. será que daria para fazer alguma coisa?

não percebo nada de quimica.
este produto é um residuo de um laboratorio de um lagar da zona centro do país.
tenho o produto em minha posse e dispenso algum a quem queira fazer testes.

pedro gil

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

bem, pelo que pude ver numa pesquisa rápida no google, o heptano não me parece ser o produto mais amigo do homem e do ambiente.. isso é um resíduo perigoso, e não sei bem qual será a reacção com o metanol e com a soda.. deviam mas era estar quietos e encaminhar isso para alguma empresa de gestão de resíduos perigosos.

só por curiosidade, porquê um lagar de azeite uso no seu processo produtivo ou em testes laboratoriais o hectano?

Autor do tópico
pgilm
Membro
Membro
Registado: segunda dez 24, 2007 9:23 am

Mensagem por pgilm »

boa noite;

é claro que não vou fazer (eu) testes nenhuns, e como havia dito antes esse produto é um residuo de laboratorio de um lagar (produto para disolver o azeite em laboratorio para ver % gordura da azeitona e acidez).
normalmente este residuo é levado por uma empresa especializada, mas como é um residuo muito parecido com a benzina ( acho eu) poderia dar para alguma coisa.
já agora não é hectamo mas sim heptano

até breve

pedro gil

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

sim, escrevi mal, sorry

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

podes utilizar o heptano como o diluente para tintas. é claro que os riscos e ponto de inflamação são muito identicos

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

bom dia sou novo nisto, mas gostava de dar algumas luzes em relação a esta questão:

primeiro lugar. o heptano é toxico e altamente inflamavel. logo deve ser lidado com o respectivo cuidado.

em segundo lugar ele não reage com bases (sóda caustica) o que será um elemento neutro na reacção de transterificação basica. assim é possivel produzir biodiesel com base nesse óleo.

contudo as coisas não são assim tão simples, o facto de ele estar contaminado com heptano leva a ter pressão de vapor e assim sendo, é arriscado fazer sem ser em ambiente atex, o que não compensa a menos que tenha uma boa quantidade dele. depois existe a questão de o óleo original ser azeite, que é mais acido doque o recomendado, principalmente se forem as borras do processo de produção.

assim sendo, fazer algo dele é possivel mas pouco relevante em pequenas escala.

Responder

Voltar para “BioDiesel”