Decreto-Lei N.º 62/2006 de 21-03-2006

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
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juca_rego
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Decreto-Lei N.º 62/2006 de 21-03-2006

Mensagem por juca_rego »

não sei se o post é bem colocado aqui (se não for o administrador que o mova sff.), mas cá vai.

após ler o artigo 10º fiquei sem perceber uma coisa

"...sempre que o uso de biocombustível em mistura com o gasóleo se faça em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera (art.º 10º, n.º 1)..."

onde é efectuado este controlo dos gases produzidos?? alguem sabe?
Joel Rego

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orbis
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Mensagem por orbis »

as únicas estruturas legalmente credenciadas para o efeito são os centros de inspecção.


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juca_rego
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Mensagem por juca_rego »

e sabe se passam algum papel a dizer que o veiculo cumpre com as normas? exepto o selo verde da inspecção.

é que mais a baixo diz que a multa vai dos 500 as 3740€!!!!!!!!!!
Última edição por juca_rego em sábado dez 29, 2007 12:32 am, editado 1 vez no total.
Joel Rego


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

quando vamos às inspecções periódicas as emissões são controladas, estejam ou não os veículos adaptados. e verifica-se que quanto maior a incorporação de ov menores são essas emissões. só a emissão de cheiro a fritos é que aumenta

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orbis
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Mensagem por orbis »

claro que não passam nada porque nada disso está regulamentado, tanto quanto sei. mas há pessoas aqui que sabem mais disso que eu. de qualquer modo, qualquer carro que vá à inspecção tem um certificado. se estiver acima dos limites de emissões chumba.


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juca_rego
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Mensagem por juca_rego »

pois mas segundo o artigo 14º

"...constitui contra-ordenação punível com coima de (euro) 500 a (euro) 3740, no caso de pessoas singulares, e de (euro) 2500 a (euro) 44891, no caso de pessoas colectivas:
...
e) a violação do disposto no n.º 1 do artigo 10.º
..."

daí que se o pessoal nas operações stop quiser implicar podem, ou não??
Joel Rego

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orbis
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Mensagem por orbis »

como vão provar que se anda a biocombustível?
vais declarar aos gajos?
o cheiro ainda não é reconhecido como um meio válido para saber se se anda a mais de 5%.


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

a determinação da percentagem de incorporação só é detectável por análises laboratoriais, portanto a menos que isso seja feito a tua palavra é que vale. depois, existe um registo da análise das emissões do motor de cada carro no centro de inspecção frequentado. não me parece preocupante, nem provável que num futuro próximo venhamos a ser interpelados pelas autoridades. não pela bt, pelo menos.


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juca_rego
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Mensagem por juca_rego »

manuelcar Escreveu:a determinação da percentagem de incorporação só é detectável por análises laboratoriais, portanto a menos que isso seja feito a tua palavra é que vale. depois, existe um registo da análise das emissões do motor de cada carro no centro de inspecção frequentado. não me parece preocupante, nem provável que num futuro próximo venhamos a ser interpelados pelas autoridades. não pela bt, pelo menos.
o problema é esse, se eles tiram amostras ao combustivel como fazem para o gasoleo verde
Joel Rego

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orbis
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Mensagem por orbis »

para o gasóleo há kits de análise rápida. não me consta que haja nada para o óleo. portanto, para fazer análises laboratoriais caras, só se houver uma suspeição mesmo muito grande, eu diria uma quase certeza. não estou a ver fazerem isso sistematicamente.


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

o gasóleo verde tem um marcador que reage a um kit de análise que é distribuído às patrulhas de inspecção e que regista mesmo quantidades ínfimas. nada disso existe para que seja necessário passar à fase 2, a da demonstração de que o veículo foi inspeccionado, os gases analisados e a conformidade assinalada pelo inspector responsável.


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juca_rego
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Mensagem por juca_rego »

então, no vosso entender, não há problemas de o "bicho" cheirar a frituras.
Joel Rego


manuelcar
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Mensagem por manuelcar »

já nem sei que mais argumentos havemos de usar para te convencer


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juca_rego
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Mensagem por juca_rego »

estou convencido .

obrigado aos dois
Joel Rego

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katzilla
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Mensagem por katzilla »

se utilizares apenas b100 passas ao lado do artº 10

para controlares as emissões do escape tens várias hipoteses:

- centro de inspecções, como já foi dito - pedes uma copia da folha de amostragem emitida pelo equipamento ou apenas os valores (se não falares não te dão).
- empresas de hst (higiene e segurança no trabalho), algumas estão equipadas com aparelhos de medição de gases.
- oficinas, algumas (muito poucos) têm equipamento para simular uma inspecção num centro de inspecção automovoel.
- para ser mais radical, compras o teu próprio analisador de gases

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