atenção!!! realimentação do retorno
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se a purga a que te referes é purgar o ar que se possa acumular dentro das tubagens do retorno depois de fazer a realimentação, duvido que essa bomba sirva para tal, uma vez que a função dela é puxar o combustivel para enchimento do dito filtro, evitando dessa forma o enchimento prévio deste antes de aplicado.juca_rego Escreveu:boas,
precisava de uma ajuda. tenho um galloper que é equipado com um filtro onde tem uma bombinha superior que dá para encher o filtro de gasoleo nas mudanças. a duvida é se ao ligar o retorno atras do filtro se esta bombinha ajuda a purgar?
obrigado
mas apesar das minhas duvidas não ha como tentar. para utilizares essa bomba certamente tens que desapertar um parafuso de purga que se encontra na sua estrutura, ora como o ar é mais leve, certamente estará mais ao cimo e sairá primeiro. expermenta, pode resultar... toma em conta a resposta que apareça de alguém mais entendido no assunto, malta mais antiga aqui no forum...
um abraço...
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após de várias conversas com diversas pessoas cheguei a uma conclusão, na qual não sei se é aviável ou não.
o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)
no entanto cheguei a esta conclusão
[img=http://img209.imageshack.us/img209/8476 ... vu2.th.png]
gostava que analisassem
cumpris,
jean
o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)
no entanto cheguei a esta conclusão
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se percebi o que disseste tas a dizer q um circuito fechado atravez de t estraga?
è errado, pois num circuito fechado onde quem manda a pressao é a bi, o que acontece é q vai continuar a circular á mesma velocidade dentro do circuito e conforme o combustivel vai sendo consumido vai entrando a pouco e pouco mais atraves do que vem do deposito.
è errado, pois num circuito fechado onde quem manda a pressao é a bi, o que acontece é q vai continuar a circular á mesma velocidade dentro do circuito e conforme o combustivel vai sendo consumido vai entrando a pouco e pouco mais atraves do que vem do deposito.
OV30 + Petro70 para já...
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ola klinzterklinzter Escreveu:após de várias conversas com diversas pessoas cheguei a uma conclusão, na qual não sei se é aviável ou não.
o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)
no entanto cheguei a esta conclusão
[img=http://img209.imageshack.us/img209/8476 ... vu2.th.png]
gostava que analisassem
cumpris,
jean
gostava de saber a tua opinião:
se uma bomba em vez de sugar combustível sem pressão a +/- 1,8m-2m de distancia sugar a 0,30-0,50m com pressão, facilita-lhe o trabalho ou não?
alem disso tratando-se de um "t" e mesmo que do lado do filtro faça esforço do outro sempre esta livre por isso assim não e um problema.
cumprimentos
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vamos lá a ver:
o fluxo de retorno entronca num circuito depressionário, portanto no t não existe pressão o que está correcto. o facto de haver pressão no filtro é vantajoso, por isso muitos fabricantes de kits intercalam um bomba de transferência no circuito por forma a facilitar a sua circulação até à bi (no meu motor existe uma bt mecânica situada antes do filtro).
o teu desenho está bem para um circuito sem bt, mas o depósito auxiliar é redundante, não tem qualquer efeito mesmo no ponto de vista que apresentas. a colocação do permutador está correcta pois apanha com todo o fluxo sendo que o que retorna é muito superior ao que vem do depósito. a única alteração que faria seria encostá-lo o mais possível ao filtro.
finalmente, se entenderes intercalar uma bt, tens que o fazer depois do tê. não é que não seria mais eficaz colocá-la na saída do depósito, mas porque o retorno não deve ser escoado para um circuito com pressão demasiada.
o fluxo de retorno entronca num circuito depressionário, portanto no t não existe pressão o que está correcto. o facto de haver pressão no filtro é vantajoso, por isso muitos fabricantes de kits intercalam um bomba de transferência no circuito por forma a facilitar a sua circulação até à bi (no meu motor existe uma bt mecânica situada antes do filtro).
o teu desenho está bem para um circuito sem bt, mas o depósito auxiliar é redundante, não tem qualquer efeito mesmo no ponto de vista que apresentas. a colocação do permutador está correcta pois apanha com todo o fluxo sendo que o que retorna é muito superior ao que vem do depósito. a única alteração que faria seria encostá-lo o mais possível ao filtro.
finalmente, se entenderes intercalar uma bt, tens que o fazer depois do tê. não é que não seria mais eficaz colocá-la na saída do depósito, mas porque o retorno não deve ser escoado para um circuito com pressão demasiada.
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pelo que entendi agora escrito e pelo que percebo do assunto, posso acrescentar que a pressão do retorno é ligeiramente inferior à pressão alimentação da bi. em boa parte dos carros, o tubo de retorno é até mais estreito que o tubo de alimentação, mas vejamos: o que suga o combustivel e o faz circular é a bomba instalada no interior da bi. ora, da quantidade de combustivel sugado por esta, parte dele foi queimado pelos injetores, logo a pressão do retorno vai ser inferior à pressão de alimentação. mesmo que parte dessa pressão seja proveniente do combustivel que se escapa para trás dos bicos dos injetores (onde a pressão de injeção é elevada), o conjunto do combustivel formado pela soma do combustivel que a bomba injetora sugou a mais e não injetou, mais o que se passou para trás dos bicos dos injetores, é sempre inferior ao que a bomba injetora sugou para se autoalimentar já que parte dele foi queimado, logo a pressão de retorno é inferior à pressão de alimentação. se fosse superior, é porque no retorno circulava mais caudal que na alimentação, e a vermos bem as coisas, se tal fosse possivel, a curto prazo o sistema desferrava...
um abraço...
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creio que fazes uma pequena confusão entre pressão e caudal.
se considerares os dois sistemas isolados (i.e. retorno ao tanque) em qualquer ponto dos circuitos podes medir uma depressão na alimentação (provocada pela aspiração da bi, e uma ligeira pressão positiva no retorno (provocada igualmente pela bi). o que se passa é que juntando os dois circuitos por um tê, sendo o caudal que a bomba retorna inferior ao caudal que a bomba aspira (a diferença é exactamente o que os injectores enviam para dentro dos cilindros) a pressão medida neste ponto é ligeiramente negativa e provocada pela dificuldade de aspiração do combustível desde o tanque. é por esta razão que o elsbett substitui os tubos de alimentação de combustível por mangueiras de maior diâmetro, embora ele não proceda à realimentação do retorno. de facto ao realimentarmos estamos a reduzir o caudal necessário para o funcionamento do motor em qualquer regime, uma vez que parte desse caudal circula, aquece e lubrifica a bomba em circuito fechado. se assim não fosse, certamente estaríamos aqui a recomendar a alteração dos tubos que o elsbett preconiza.
se considerares os dois sistemas isolados (i.e. retorno ao tanque) em qualquer ponto dos circuitos podes medir uma depressão na alimentação (provocada pela aspiração da bi, e uma ligeira pressão positiva no retorno (provocada igualmente pela bi). o que se passa é que juntando os dois circuitos por um tê, sendo o caudal que a bomba retorna inferior ao caudal que a bomba aspira (a diferença é exactamente o que os injectores enviam para dentro dos cilindros) a pressão medida neste ponto é ligeiramente negativa e provocada pela dificuldade de aspiração do combustível desde o tanque. é por esta razão que o elsbett substitui os tubos de alimentação de combustível por mangueiras de maior diâmetro, embora ele não proceda à realimentação do retorno. de facto ao realimentarmos estamos a reduzir o caudal necessário para o funcionamento do motor em qualquer regime, uma vez que parte desse caudal circula, aquece e lubrifica a bomba em circuito fechado. se assim não fosse, certamente estaríamos aqui a recomendar a alteração dos tubos que o elsbett preconiza.
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ola jorge santosjorge santos Escreveu:sugiro que se aproveite o fórum para criar um curso de mecânica por correspondência! cada item é uma cadeira! como sou um bocado pró calão não me importo de ficar como ducce.
e so para quebrar-mos a rotina.
ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
um abraço
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concordo "manuelcar"manuelcar Escreveu:é bem verdade. mas também é verdade que por vezes isto se torna muito estimulante.ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
também têem de começar por algum lado so que as vezes podiam ficar mais um bocadito
cumprimentos
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não se trata de confusão nenhuma. do combustivel sugado pela bi, parte foi queimado, logo o que retorna é inferior ao que foi sugado... logo o caudal de retorno é inferior ao caudal de alimentação... da mesma forma a pressão de retorno é inferior à pressão de alimentação...manuelcar Escreveu:creio que fazes uma pequena confusão entre pressão e caudal....
se assim não fosse, nem precisavamos abastecer, bastava realimentar o retorno...
(aproveito para dizer que logo que tenha o aquecedor electrico resultante do projeto que estou a executar, na montagem vou seguir o teu conselho e colocar o ov a ser aquecido antes de entrar no filtro. estudei o lado fisico do esquema e dá para fazer de forma simples e sem grandes percas sejam de percurso, sejam de temperatura...)
este jorge santos sempre em altas, sempre bem disposto!...jorge santos Escreveu:sugiro que se aproveite o fórum para criar um curso de mecânica por correspondência! cada item é uma cadeira! como sou um bocado pró calão não me importo de ficar como ducce.
espero que nunca abandones este forum,... nem troques o avatar, ou então só se for por um ainda melhor...
um abraço...
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as razões são duas (penso eu de que): para quem ouviu falar no nova energia e aqui chega, depara-se com uma desordenação na informação que baralha o pessoal (por exemplo eu daria outra arrumação aos 8 inamoviveis e 3 anúncios), daí o pessoal não se fixar; a outra razão é o actual preço do oleo, numa altura em que estão a pensar no oleo chegam ao supermercado e vêm que está ao preço do gasóleo, acham que não vale a pena e desistem.manuelcar Escreveu:é bem verdade. mas também é verdade que por vezes isto se torna muito estimulante.ultimamente so aparece pessoal a perguntar % para o carro xpto e depois nem diz xau e isto esta a ficar
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
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boas electico,eletrico Escreveu:ola klinzterklinzter Escreveu:após de várias conversas com diversas pessoas cheguei a uma conclusão, na qual não sei se é aviável ou não.
o retorno da bi, possuí pressão, se lhe colocar-mos antes do filtro, estamos a estar a esforçar o mesmo??? (visto que o retorno para o depósito é libre...)
no entanto cheguei a esta conclusão
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cumprimentos
pelo que me foi informado, que a bi manda combustível para depósito, quero isto dizer quando ele vai para o depósito, vai livre, isto é, não têm enhum atrito...
foi umas das formas, de não obrigar a bi a trabalhar com esforços desnecessários(ao meu ver)
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boas manuelcar,manuelcar Escreveu:vamos lá a ver:
o fluxo de retorno entronca num circuito depressionário, portanto no t não existe pressão o que está correcto. o facto de haver pressão no filtro é vantajoso, por isso muitos fabricantes de kits intercalam um bomba de transferência no circuito por forma a facilitar a sua circulação até à bi (no meu motor existe uma bt mecânica situada antes do filtro).
o teu desenho está bem para um circuito sem bt, mas o depósito auxiliar é redundante, não tem qualquer efeito mesmo no ponto de vista que apresentas. a colocação do permutador está correcta pois apanha com todo o fluxo sendo que o que retorna é muito superior ao que vem do depósito. a única alteração que faria seria encostá-lo o mais possível ao filtro.
finalmente, se entenderes intercalar uma bt, tens que o fazer depois do tê. não é que não seria mais eficaz colocá-la na saída do depósito, mas porque o retorno não deve ser escoado para um circuito com pressão demasiada.
bem, pelo que percebi foi o seguinte:
se o retorno da bi estiver na entrada do filtro, faz o mesmo trabalho que uma b.t(sem o retorno ligado ao filtro)?:roll:
cumpris,
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