O preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm

O preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta

Mensagem por ajosemor »

in jornal de negócios de 11 de janeiro 2008
antónio costa e silva
"o preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta "
o ano de 2008 nasceu a "torcer o nariz", com a persistente instabilidade dos mercados a provocar estragos nas economias, continuando a pairar o mistério desconcertante do petróleo. a sua cotação está imparável e este ano já furou a barreira dos 100 dólares por barril. os impactos são diferentes do passado?

sérgio figueiredo

o ano de 2008 nasceu a "torcer o nariz", com a persistente instabilidade dos mercados a provocar estragos nas economias, continuando a pairar o mistério desconcertante do petróleo. a sua cotação está imparável e este ano já furou a barreira dos 100 dólares por barril. os impactos são diferentes do passado?

em entrevista ao programa "balanço e contas", uma parceria entre o jornal de negócios e a rtp, antónio costa e silva, gestor do sector energético, diz que "o preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta".

o mesmo responsável adianta que "nos últimos quatro anos, o aumento do consumo mundial foi de cinco milhões de barris, enquanto a oferta se mantém praticamente estacionária".

nuno ribeiro da silva, na mesma entrevista, referiu que "as petrolíferas estão a fazer investimentos na prospecção e pesquisa, com base num preço que consideram estável e garantido do preço do barril que está muitíssimo longe dos 100 dólares.

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Re: O preço do petróleo pode subir 170% com menos 4% de oferta

Mensagem por ajosemor »

o acima publicado no jornal de negócios ressalta apenas uma das frases dita durante a entrevista a dois dos nossos melhores técnicos na área da energia e do petróleo. quem fez a afirmação é o responsável pela área do petróleo da gulbenkian (partex) o outro entrevistado é o engº nuno ribeiro da silva ex-secretário de estado da energia, actual responsável de uma das grandes empresas espanholas de electricidade e, salvo erro, fez parte da administração da edp.
as afirmações produzidas foram de molde a deixar-me muito pouco tranquilo quanto a vários aspectos energéticos. como só em último caso gostaria de vos dar apenas tópicos, estou a procurar desde há dias uma gravação da entrevista para que cada um possa ouvir e ajuizar por si.

saudações

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

claro que vai subir, descer é que nunca vai, e desta maneira estamos mesmo a contribuir pra isso, toda a gente fala na subida e é assim que se especula, como as bolsas funcionam na sua essência com a especulação, estamos todos a contribuir para a sua subida apenas só por falar nela. é assim que as bolsas funcionam.

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

ouvindo a entrevista compreende-se bem o porquê. não é tão simples como isso. para se ganhar na bolsa é preciso altos e baixos, aqui pode não haver baixos. é muito mais complexo.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

complexa é a nossa compreensão sobre isso, a lei da oferta e da procura é que manda em tudo e não a complexidade que alguns querem fazer passar, se um produto tem procura, o seu preço vai subir, se não tem procura vai descer. estas notícias só reforçam ainda mais a sua procura e faz com que a produção não aumente, fazendo com que a oferta desça.

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

jmal repito e reforço o que acima disse, se quiser insistir que sem ouvir os argumentos já conhece toda a verdade, enfim ficará com ela por pior que seja, chama-se quando muito fé, e infelizmente tem sido a fonte de grandes males (e bens) para a humanidade.
ouvindo a entrevista compreende-se bem o porquê. não é tão simples como isso. para se ganhar na bolsa é preciso altos e baixos, aqui pode não haver baixos. é muito mais complexo.
neste momento o que mais me custa é não estar a conseguir encontrar uma gravação da referida entrevista.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

concordo com o jmal. o preço depende exclusivamente da procura, é um negoçio. em portugal quanto mais procura um produto tem mais caro se torna. a culpa é nossa, sabendo da poluição que o petroleo provoca, deviamos nós escolher fontes alternativas, criar associações que possam pesquizar alternativas para produtos á base de petroleo para o nosso dia-a-dia. conseguindo alternativas, deixaremos de comprar tantos produtos poluidores. baixando as vendas, podem ter a certeza que baixam os preços. parece impossivel mas não é, tem de ser criada uma maquina publicitaria e gente que se impenhe na sua divulgação. naturalmente nem todos estão dispostos a mudar alguns habitos, os mais comodistas, mas basta uns darem o exemplo, um gesto que pode tornar-se moda. eu já estou a fazer por isso, há meses que não abasteco gasoleo e estou a reduzir o que poder de plasticos, deixei de pedir sacos nos supermercados.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

sim, tens razão nos teus argumentos e eu não estou a tentar contrariar em nada, apenas estou a dizer que se alguém perde, alguém ganha, portanto quem vai ganhar não está de braços cruzados, usem os argumentos que usarem, o próprio titulo da notícia diz isso, menos oferta -> maior preço, é simples.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

katzilla Escreveu:concordo com o jmal. o preço depende exclusivamente da procura, é um negoçio. em portugal quanto mais procura um produto tem mais caro se torna. a culpa é nossa, sabendo da poluição que o petroleo provoca, deviamos nós escolher fontes alternativas, criar associações que possam pesquizar alternativas para produtos á base de petroleo para o nosso dia-a-dia. conseguindo alternativas, deixaremos de comprar tantos produtos poluidores. baixando as vendas, podem ter a certeza que baixam os preços. parece impossivel mas não é, tem de ser criada uma maquina publicitaria e gente que se impenhe na sua divulgação. naturalmente nem todos estão dispostos a mudar alguns habitos, os mais comodistas, mas basta uns darem o exemplo, um gesto que pode tornar-se moda. eu já estou a fazer por isso, há meses que não abasteco gasoleo e estou a reduzir o que poder de plasticos, deixei de pedir sacos nos supermercados.

claro que sim, estamos aqui mesmo pra isso, basta que pra isso mudar alguns pequenos hábitos, em vez de usar o carro pra ir buscar as crianças á escola que fica a menos de 1 km, pode-se bem ir a pé, como em muitas outra situações, e a fazer estamos a educar as crianças, porque senão vão crescer num banco de um carro, o preço só vai baixar quando deixar-mos de sermos parvos dentro dos carros, parecemos uns zombies todos manientos.

andar a pé baixa a poluição e faz bem à saúde, de certeza que em 10 vezes que entramos nos carritos, 2 ou 3 vezes podiamos fazer o percurso a pé e outras tantas em transportes públicos, portanto realço novamente, estes senhores não estão a dizer nada de especial, apenas a concluir o óbvio e mais que certo aumento. está sim nas nossas mãos mudar isso, e quanto mais divulgar-mos as soluções, mais depressa combatemos os lobbys do petróleo.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

enquanto tivermos a politica e os politicos que temos, tudo se manterá na mesma.
olhem para o brasil, onde existem incentivos para projectos ecologicos e o biodiesel está em alta.
por cá é só á base de taxos que alguma coisa avança.
até a iberol teve de encostar o governo á parede para que eles lançasem finalmente os valores de isenção do isp.
tudo vale quando se trata de proteger o petroleo, gas e electricidade.
o que precisamos é de uma revolução, limpar essa macacada que está no governo. e quando digo limpár, é mandá-los a todos para o desemprego.
a alternativa é em vez de a novaenergia formar associação, porque não forma um partido?
depende de apenas uns milhares de apoiantes e isso é facil.
isto sim seria uma revolução.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

para quem estiver com atenção e tiver lido nas entrelinhas, o que o homem fez foi anunciar o pico do petróleo, que muitos ainda põem em causa e que eu tenho aqui defendido já. reparem que ele diz que a produção tem estado estacionária. ainda na semana passada eu tinha dito que desde 2005 a produção diária se mantém em torno 86 000 000 de barris.

Autor do tópico
ajosemor
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ajosemor »

uf... salvo, não pelo gongo, mas pelo orbis. já me estava a ver numa qualquer outra assembleia da republica como deputado do partido novaenergia!
e se calhar a ter que repetir a forma mais elementar da lei da oferta e da procura como se nem o 8º ano tivésse.

orbis disse:
para quem estiver com atenção e tiver lido nas entrelinhas, o que o homem fez foi anunciar o pico do petróleo, que muitos ainda põem em causa e que eu tenho aqui defendido já. reparem que ele diz que a produção tem estado estacionária. ainda na semana passada eu tinha dito que desde 2005 a produção diária se mantém em torno 86 000 000 de barris.
e tem razão... a oferta está rígida não por manipulação especulativa mas por incapacidades várias explicadas. entre outras razões...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

eu continuo na minha, para quê produzirem mais se vão ganhar menos, os produtores são espertos e têm pouca concorrência e podem ser organizados, não fazem como os produtores de hardware informático por exemplo, que têm tanta concorrência que a solução para manter os preços é mesmo andar sempre a mudar a tecnologia.

portanto aumentar a produção só fazia cair o preço, nunca me lembro de ir a um posto de abastecimento e dizerem-me que não havia produto, portanto produto não falta, portanto não se aumenta a produção com risco a baixar o preço, digam eles o que digam já que todo o negócio é controlado por humanos e não por marceanos como por vezes parece ser.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

a face oculta do petróleo - éric laurent

isbn: 978-972-759-854-0

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

orbis Escreveu:a face oculta do petróleo - éric laurent

isbn: 978-972-759-854-0

ora aqui está.

http://www.circuloleitores.pt/cl/artigo ... igo=143914

edit:
«a face oculta do petróleo» é por isso um livro de imprescindível leitura para todos os que queiram perceber os meandros do poder em pleno século xxi e o que se esconde por detrás das câmaras, da imagem, dos media, e da constante manipulação da informação que chega ao cidadão comum.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

isto é tudo negocio e mais nada.
quem lucra são as petroliferas e os politicos.
o que eu queria dizer é que para alterar o rumo das coisas em portugal, teria de mandar o governo e todos os partidos ás urtigas e começar do zero, sem vicios.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

que tal começar com uma bela bomba lá no meio do parlamento. , até que era bastante radical e actual.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

ainda bem que a censura (que não existe desde o 25 de abril ) é só a nivel de tv e jornais

alcochete
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado jan 12, 2008 9:23 pm

Mensagem por alcochete »

eu sou novo neste forum mas só tenho uma coisa a dizer o combustível está barato!!!! quando vemos o constante aumento do barril de petroleo e a estática taxa sobre produtos petrolíferos.... acho que o lindo e odorso diesel que ponho no meu bólide aínda está barato.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por katzilla »

o gasoleo está barato está.
mas mais barato , mais barato está o meu bio

Responder

Voltar para “Geral”