im alerta para necessidade de realizar estudos em alcochete
o presidente do conselho directivo do instituto de meteorologia (im), adérito vicente serrão, considerou que escolher a ota para acolher o novo aeroporto teria «mais restrições às operações aeronáuticas», mas alertou para a necessidade de realizar estudos em alcochete.
«a ota ou alcochete eram ambas localizações viáveis do ponto de vista meteorológico e climatológico, mas na ota poderiam verificar-se mais restrições às operações aeronáuticas, quer nas descolagens, quer nas aterragens dos aviões», afirmou o responsável do im.
adérito serrão adiantou à lusa que «a ota é uma zona de maior instabilidade e turbulência do que alcochete», o que pode ter «influenciado a escolha», mas alertou para a necessidade de serem realizadas observações no local escolhido antes de se avançar com a construção da nova estrutura.
o presidente do conselho directivo do instituto de meteorologia - entidade que contribuiu para o estudo do laboratório nacional de engenharia civil (lnec) - esclareceu que «enquanto a ota está estudada, no caso de alcochete o im teve de recorrer a registos da base aérea do montijo e a um modelo de simulação».
dada esta falta de dados, «e com vista a aprofundar a componente meteorológica para a opção escolhida», o im considera «bastante aconselhável» a realização de estudos em alcochete.
a decisão preliminar de localização do novo aeroporto em alcochete, que tem como base um estudo técnico do lnec, foi anunciada hoje em conselho de ministros pelo primeiro-ministro, josé sócrates.
diário digital / lusa
10-01-2008 18:58:00
IM alerta para necessidade de realizar estudos em Alcochete
Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Ir para
- Regras, Ajudas & Comunidade NovaEnergia
- ↳ Blog NovaEnergia
- ↳ Pesquisa NovaEnergia
- ↳ Mapa NovaEnergia, Pontos de Carga
- ↳ Regras e Suporte Técnico
- ↳ Apresentações
- ↳ Encontros e Eventos
- Energias Alternativas e Renováveis
- ↳ Geral
- ↳ Biomassa - (biocombustiveis liquidos. biomassa sólida e biogás)
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas Biomassa
- ↳ Biocombustíveis líquidos
- ↳ BioDiesel
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a biodiesel
- ↳ Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
- ↳ Etanol e Metanol
- ↳ Óleo Vegetal Directo
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a OVD
- ↳ Biomassa sólida
- ↳ Biomassa gasosa - Biogás
- ↳ Energia Solar
- ↳ Solar Fotovoltaica
- ↳ Energia solar - AQS
- ↳ Energia Eólica
- ↳ Experiências, Protocolos e Projectos
- ↳ Energia hídrica
- ↳ Autoconsumo
- ↳ Projectos de Autoconsumo
- Tecnologias para eficiência energética e menos poluição
- ↳ Veículos Eléctricos
- ↳ Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui
- ↳ Test Drive
- ↳ Classificados - Páginas Amarelas VE's
- ↳ Diário de bordo do meu veículo elétrico
- ↳ Automóveis
- ↳ Motociclos / Ciclomotores
- ↳ e-bike
- ↳ Outros
- ↳ Projectos V.E.
- ↳ Notícias de Veículos Eléctricos
- ↳ Veículos Hidrogénio
- ↳ Experiências e Protocolos
- ↳ Diário de bordo do meu veículo a Hidrogénio
- ↳ Arquitectura Bioclimática e Eco-construção
- ↳ Motores à Ar Comprimido ou Vapor
- ↳ Fontes de Energia Renováveis
- ↳ Energia Magnética / Perpétua
- ↳ Energias das Marés
- ↳ Energia Eléctrica
- ↳ Energia Nuclear
- Outros Temas
- ↳ Ambiente
- ↳ Micro-Produção
- ↳ Projectos
- ↳ Off Topic / Conversa
- Mercado Livre
- ↳ Classificados
- ↳ Ensaios - Produtos/Serviços
- ↳ Diário de Bordo Comercial
- ↳ Associação Fórum NovaEnergia.net