Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por luimio »

novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos» na biodiversidade

Imagem

o novo aeroporto internacional de lisboa pode implicar «impactes potenciais muito negativos» na biodiversidade e conservação da natureza tanto na ota como no campo de tiro de alcochete (cta), de acordo com o estudo coordenado pelo laboratório nacional de engenharia civil (lnec), que faz a análise comparativa entre as localizações alcochete e ota.


o documento, divulgado quinta-feira pelo governo depois de ter anunciado que voltava atrás na sua decisão e trocava a ota por alcochete, assinala que a implantação da infra-estrutura no cta provocará uma redução no valor ecológico do território mais acentuada do que na ota, devido aos maiores efeitos negativos previsíveis sobre o sistema nacional de áreas classificadas e sobre as ocupações do solo favoráveis à biodiversidade. na vertente da conservação da natureza «considerou-se que os efeitos seriam piores em alcochete, mas estes não impõem a exclusão da infra-estrutura naquela localização», salienta pedro beja, da erena, empresa responsável pelo trabalho relativo à conservação da natureza.


em alcochete também são prováveis maiores efeitos negativos do que na ota sobre habitats e espécies protegidos, se bem que o inverso aconteça no caso da flora, peixes dulciaquícolas e morcegos, refere pedro beja. por outro lado, no caso do cta são «particularmente relevantes» os impactes potenciais sobre as aves aquáticas, uma vez que para estas o estuário do tejo assume uma importância muito elevada para a conservação da biodiversidade à escala europeia. em contrapartida, a localização no cta pode induzir a criação de uma zona tampão para a zona de protecção especial do estuário do tejo, incluindo as áreas ecologicamente mais importantes da sua envolvente, no âmbito das medidas de compensação de impactes, refere o estudo.


ainda de acordo com o documento, a vulnerabilidade à poluição dos aquíferos é sensivelmente igual nas duas localizações, ambas inseridas na grande unidade hidrogeológica bacia do tejo-sado. segundo luís ribeiro, que coordenou o estudo das condições hidrogeológicas das potenciais localizações do futuro aeroporto, «qualquer uma das localizações tem riscos, mas alcochete apresenta-se como menos susceptível à contaminação. de qualquer modo, existem mecanismos para remediar eventuais contaminações».


«quando se diz que a construção das futuras infra-estruturas vem colocar em risco a contaminação de uma das maiores reservas de água subterrânea daquela área, isso não é totalmente verdade. o grande consumo de água subterrânea na margem sul é proveniente do aquífero mais profundo que existe naquela área. entre este e o aquífero superficial há uma formação geológica que protege naturalmente qualquer contaminação que venha de cima. não é à toa que, por exemplo, a quimigal esteve décadas a contaminar os solos, mas esta contaminação não chegou ao aquífero mais profundo», ressalta o docente do instituto superior técnico.


relativamente ao escoamento das águas superficiais, estas serão afectadas, nas duas localizações, pela construção da plataforma do aeroporto. «os condicionamentos associados ao reordenamento das linhas de água na zona da ota, bem como o seu contacto hidráulico directo com o estuário do rio tejo, conduzem a que nesta zona as necessidades de intervenção sejam de maior complexidade que na zona do cta», refere o sumário executivo do documento.


a opção de localizar o novo aeroporto na margem sul do tejo foi levantada com um estudo da confederação da indústria portuguesa, apresentado em junho de 2007, que obrigou o executivo a repensar a localização na ota. os protestos que se fizeram, entretanto, sentir nos mais diversos quadrantes da sociedade levaram a que o governo pedisse ao lnec um estudo comparativo entre as duas possibilidades, apresentado na semana passada.
autor / fonte
tânia nascimento

http://ambienteonline.pt/noticias/detalhes.php?id=6048

Avatar do Utilizador

Jorge Santos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 333
Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
Localização: Via Láctea

Re: Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por Jorge Santos »

com o novo aeroporto em alcochete, só se estraga uma casa! afinal de contas já por ali há voos rasantes, tiros de diversos calibres e rebentamentos explosivos! com o "carrocel" dos aviões a aterrar e descolar, aquilo até vai parecer o paraíso!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por Tó Miguel »

aeroporto: avaliação ambiental pode demorar «6 a 12 meses»

a avaliação ambiental estratégica, que tornará definitiva a localização do novo aeroporto em alcochete, pode demorar «seis a 12 meses», avançou o especialista em ambiente carlos borrego, mas o governo reitera que estará concluída dentro de «mês e meio».
na semana passada, o primeiro-ministro, josé sócrates, anunciou a decisão «prévia e preliminar» de escolher o campo de tiro de alcochete para a localização do novo aeroporto de lisboa, afastando a opção pela ota.

contudo, esta decisão, baseada no estudo elaborado pelo laboratório nacional de engenharia civil (lnec), que apontou alcochete como «globalmente mais favorável» que a ota do ponto de vista técnico e financeiro, só se tornará definitiva depois da realização de uma avaliação ambiental estratégica, seguida de uma consulta pública de 30 dias.

o ministro das obras públicas anunciou que a elaboração da avaliação ambiental estratégica «estará concluída dentro de um mês e meio», ou seja, no final de fevereiro, garantindo que a elaboração deste estudo não poria em causa o calendário previsto para o novo aeroporto, que prevê para 2010 o íncio das obras.

em declarações à agência lusa, o ex-ministro do ambiente e coordenador da área ambiental do estudo da confederação da indústria portuguesa (cip) para o novo aeroporto disse que a elaboração de uma análise deste tipo demora «entre 6 meses a um ano», consoante «o nível de detalhe do plano ou programa em avaliação das alternativas em estudo e dos critérios a avaliar».

contactada pela agência lusa, fonte oficial do ministério das obras públicas reiterou que o documento «estará concluído dentro de mês e meio», um prazo que «já inclui a consulta pública de 30 dias», obrigatória por lei.

escusando-se a acrescentar mais pormenores sobre a equipa que ficará responsável pela elaboração do documento, a mesma fonte disse apenas que os elementos que o lnec integrou no relatório de comparação do campo de tiro de alcochete com a ota, serão «a base» da análise ambiental estratégica.

«os eventuais efeitos significativos no ambiente, decorrentes da aplicação do plano ou do programa, considerando questões como biodiversidade, população, saúde humana, fauna, flora, solo, água, atmosfera, factores climáticos, bens materiais, património cultural» são, segundo explicou carlos borrego, critérios que têm de ser tidos em conta numa análise ambiental deste género.

a avaliação ambiental estratégica deverá ser elaborada por «uma equipa interdisciplinar, com uma forte capacidade de desenvolver uma perspectiva mais estratégica e abrangente do plano ou programa».

«a avaliação ambiental estratégica serve para avaliar os efeitos ambientais, sociais e económicos de um determinado projecto (ao nível de plano ou programa) antes da tomada de decisão, assegurando que estas questões serão integradas na decisão final, evitando problemas, oposições a posterior ao nível do projecto», precisou o especialista.

carlos borrego disse também que a avaliação ambiental estratégica «é um processo que apoia tecnicamente uma tomada de decisão, contribuindo para que a escolha passe de 'prévia e preliminar' a definitiva, devendo no entanto ser sujeita a consulta pública».

esta avaliação ambiental é uma exigência legal, do decreto-lei 232/2007 que resulta da transposição de uma directiva comunitária, aplicada a planos ou programas dos sectores dos transportes, agricultura ou energia.

segundo o diploma, esta avaliação pretende assegurar que os efeitos ambientais são tomados em consideração durante a elaboração dos projectos e antes da sua aprovação, contribuindo para a adopção de soluções que evitem ou reduzem os efeitos negativos no ambiente.

diário digital / lusa

18-01-2008 10:45:00
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por katzilla »

para cada estudo que se apresente existe outro que o contradiz.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por Tó Miguel »

vamos deixarmos de ilusões, a decisão do aeroporto será sempre uma decisão politica e nunca uma decisão ambiental ou de desenvolvimento regional e quem o apanhar, apanha por tabela com o bom e o mal que este trará.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Re: Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por ventoinhas »

jkatzilla escreveo:
para cada estudo que se apresente existe outro que o contradiz.
mas isso é na generalidade que em tudo há os convenientes e inconvenientes das situações
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.


XavierMaluco
Mensagens: 335
Registado: sexta jan 25, 2008 11:43 pm

Re: Novo aeroporto com impactes potenciais «muito negativos»

Mensagem por XavierMaluco »

é dificil agradar a gregos e troianos e uma decisão tem que ser tomada. para tal tem que haver um maluco que decida e á semelhança de tantas outras decisões deste governo, parece que o gajo os tem mesmo no sítio.

Responder

Voltar para “Ambiente”