lavei 90lt de oleo e sequei bem (mais tarde li que não era necessário ) fiz a titulação e fiquei bastante admirado pois só levou mais uma grama (talvez por ter lavado o oleo )preparei o metoxico e coloquei dentro do reactor a 45º mexi durante 1hora.
coloquei 4,5 lt de agua para finalizar e deixei assentar durante 5 horas, drenei a glicerina e voltei a retirar passado 12 horas, num total de 22lt de glicerina.
aqui começaram os problemas (pelo menos na minha cabeça )
retirei uma garrafa de bio e coloquei 30% de agua agitei bem e como estava frio coloquei em frente a aquecedor a separação não foi total em 30 minutos ficando com uma camada entre a agua e o bio de espuma, aquecendo bem o bio essa espuma desaparecia e o bio ficava bem separado da agua.
liguei a mangueira e pus-me a lavar, notei que a camada de espuma se mantinha lavagem após lavagem no final da terceira lavagem a agua saiu com o ph abaixo de 6,8 enchi novamente e liguei a recirculação a agua voltou a sair com o ph abaixo de 6,8 mas mais para o laranja (ver foto em baixo).
retirei aquela espuma que não queria sair e levei-a para o fogão, ao fim de um minuto de fervura o bio separou-se totalmente da agua, sem sinal de espuma.
neste momento esta a secar vamos ver como fica
quis saber o ph do biodiesel mas o red phentol (acho que é assim como se escreve) não se dilui com o bio, então preparei uma amostra com álcool isoprofilico e bio (como se faz na titulação) e fiquei surpreso com o resultado o bio tinha um ph abaixo de 6,8.

do lado esquerdo o resultado da agua da lavagem
do lado direito o resultado da mistura de 1ml de alcool e 1ml de bio
nota: o resultado da mistura 10ml de alcool com 1ml de bio obteve a mesma cor a unica diferença é ter ficado mais transparente.
será que o bio está bom para consumo
ou a acidez precisa de ser corrigida