Onde preferiam ter um acidente?Num carro dos 80's ou de hoje

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Qual é mais seguro numa colisão?

Um carros dos anos 80
3
19%
Um carro dos dias de hoje
8
50%
É a mesma coisa.
5
31%

Total de votos: 16

Autor do tópico
luimio
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Re: Onde preferiam ter um acidente?Num carro dos 80's ou de hoje

Mensagem por luimio »

njay Escreveu:acho que a pergunta não faz sentido. claro que em 10 anos a tecnologia automóvel evoluiu bastante, os carros são todos mais seguros. não se pode avaliar a segurança de um carro pelo facto de ter ficado todo desfeito; os veículos deformam-se porque absorvem a energia do impacto, poupando-nos a nós, como já foi aqui referido.

fiz a pergunta dessa forma porqu anda muita gente poraí a defender que carros antigos com "chapa grossa" é que são seguros.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois antigamente batia se a grande em que as pessoas morriam e os carros ficavam inteiros...

não sei dizer ao certo, mas creio que com a evolução que existiu cada vez mais se colocou a "chapa grossa" no chassi do carro sendo o excedente a volta moldável com o acidente acredito que nos dias de hoje exista muita banha de cobra para vender mas também muito evolução na segurança!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Mensagem por Melobanha »

escalavardo escreveu
fry e joaquim, o meu pai também nunca teve nenhum acidente de maior, e tem 60 anos.. a questão é que quando ele iniciou a condução na estrada, tal como voçês, as exigências não eram tantas como hoje.. não haviam autoestradas com 6 filas, com pessoal a entrar pelo lado esquerdo, pelo lado direito, por cima, por baixo, em sentido contrário, etc.. e haviam muito menos carros a circular, logo aí as chances de acidente eram exponencialmente menores.
´pois é, eu faço 70 anos dentro de dias, e continuo a conduzir, ( apesar da idade não entro nas autoestradas em sentido contrário) o que quer dizer que tenho as tais "exigências" como os outros.
e por sinal o único acidente que tive como já referi foi à 35 anos!
NovaEnergia Sócio Nº 14

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

bom, o trânsito da grande lisboa e do grande porto (e talvez mais alguns pontos do país) não se compara nada com a maior parte do país. eu tenho um tio que também tem carta à dezenas de anos, de veículos ligeiros, de veículos pesados (tir) e de veículos pesados de passageiros, trabalhou anos no transporte com veículos pesados e já trabalha há anos no transporte de passageiros (autocarros) ali em castelo branco e arredores. ele já cá veio a lisboa algumas vezes, e recusa-se a conduzir aqui...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

isso tem mais a ver com a carga de nervos que dá o transito, do que as capacidades de condução em si.

ainda não tinha comentado este tópico mas cá vai.

na minha opinião os carros de hoje são muito mais seguros. no entanto a vida tem evoluído baseada no principio de que os carros são o nosso meio de transporte por excelência e que temos mesmo de viver com eles.

eu trabalho a 30 km de casa e estudo a 60 km de casa e 30 km do trabalho. evidentemente se não fosse o carro tinha de procurar emprego mais perto. como temos os carros, habituamos-nos a andar com eles e procurar trabalho mais longe.

claro está que o stress do trabalho vai connosco para o carro, o sono, o cansaço das solicitações desta vida cada vez mais acelerada entram connosco para o carro. acabamos por andar de carro a toda a hora para trás e para a frente. quanto mais tempo passamos de carro, mais probabilidade temos de ter um acidente. além do tempo que passamos dentro do carro, o nosso estado de espirito, cansaço etc, influencia a nossa condução. a pressa de chegar a algum lado a horas, o transito a empatar etc.. leva-nos por vezes a conduzir de forma imprudente colocando os outros e nós próprios em risco. eu falo por mim. pelo menos já tenho acelarado em alturas que preciso de chegar a horas e depois de ter estado preso no transito já não há paciencia... outras vezes estou cheio de sono, não dormi bem ou não dormi o suficiente, mas a obrigação chama-nos e não temos outra hipotese a não ser pegar no carro cheios de sono, com os movimentos lentos e práticamente sem reflexos imediatos... um perigo! eu já conduzi assim, lamento informar. numa altura que estava a estagiar numa empresa a 50 km de casa e trabalhava noutro lado oposto, tinha de andar de carro para trás e para a frente, adormecia ao volante após a hora de almoço, quando saia do estágio para ir trabalhar. eram aqueles sulcos das bermas da auto-estrada (que fazem barulho) que me acordavam.
fui inconsciente do perigo? fui! devia ter ficado em casa? certamente, mas a vida de hoje trás-nos estes desafios e nem sempre sabemos lidar com eles, eu pelo menos não.
de certa forma estou preso ao carro. ando aliás a criar uma certa aversão a conduzir... estou saturado. é um frete e uma obrigação. só agradeço não ter tido acidentes até á data. mas já me vi em situações complicadas em que sei que escapei por pouco.
se prefiro ter um acidente num carro de hoje ou dos anos 80? depois de isto tudo só posso responder de uma maneira. apesar dos carros de hoje serem mais seguros, tenho quase a certeza que no dia que bater, vai ser por culpa minha ou de outro condutor e não do veiculo em si.

marco.

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

a renault e a volvo trabalham juntas nomeadamente nas questões de segurança entre outras .condução preventiva é antecipar e prever os erros propios e os alheios . os acidentes sao sempre provocados por erro ou discuido humano e nunca devido às condições atmosféricas .é o não cumprir as regras de transito que provoca os acidentes os atrasos etc .
a sinalizaçao ou disposicao dos sinais em portugal tambem nao é a mais adecuada mas nao é razao para cada um fazer o seo tipo de conduçao .as ultrapasagens perigosas ,os escessos de velocidade as velocidades demasido lentas , os alcoolinhos entre outros factores sao a corrigir e a avaliar por todos nos que queremos melhores ( ?).
os carros de outrora resistiam aos acidentes e os ocupantes iam para o cimiterio
os de hoje não registem a nada mas os ocupantes sofrem bem menos .
nos de amanha se todos cumprirem bem o código não havera acidentes.
queiram desculpar a franqueza ,de todas as descrições de acidentes (que nao foram graves) e que o causador ficou para contar poderemos tirar algum proveito? sim porque não alargar a discuçao nesse sentido ?
quando a estrada tem gorduras os despistes sao enevitaveis ?certo?
como prevenção ? não entornar óleos ,gasolio gasolina ou outros na estrada limpar sempre com serradura ou semelhante
ou alertar alguém de competente a quem incube essa competência ou dever?
sempre que recebemos um amigo não o deixar passar fome na nossa casa .mas priva lo de beber senão dar lhe muita agua
evitar de parar rente à estrada é preferível estragar mesmo a jante que encontrar um local fácil e provocar um acidente ao reparar um pneu furado
jamais parar na faixa esquerda da aoto estrada
com chuva e nevoeiro acender as luzes redrubar a atenção não avançar à sorte a estrada ja pode estar bloqueada
os acidentes não acontecem sempre aos outros e sempre aos outros esforceme-nos cada um a não o provocar e a incentivar a evita-lo
se alguém foi responsável de algum acidente porque não descrever a fim que o mesmo erro seja evitado pelos foristas?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

os carros estão mais seguros, mas eu votei "é a mesma coisa", sabem porque? não? então ponham-lhe a esbarrar contra as paredes que descobrirão depressa. ter acidentes nem nos carros dos anos 80 nem nos carros actuais. as leis de newton são ainda as mesmas, e nenhum carro tem ainda supressores inerciais. a actual segurança passiva nao interessa, queremos carros com segurança activa, com radares de proximidade e gps, protocolos entre viaturas que detectem colisões em curso e travem automaticamente em caso de erro humano. fiquem bem. #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

pois é. a desaceleração brusca em caso de colisão não se pode anular e também provoca danos.

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

blueskyh20 Escreveu:os carros estão mais seguros, mas eu votei "é a mesma coisa", sabem porque? não? então ponham-lhe a esbarrar contra as paredes que descobrirão depressa. ter acidentes nem nos carros dos anos 80 nem nos carros actuais. as leis de newton são ainda as mesmas, e nenhum carro tem ainda supressores inerciais. a actual segurança passiva nao interessa, queremos carros com segurança activa, com radares de proximidade e gps, protocolos entre viaturas que detectem colisões em curso e travem automaticamente em caso de erro humano. fiquem bem. #
estás a desviar a questão! embora tenhas muita razão no que referes.
claro que o ideal é evitar o acidente, mas a questão que o luimio coloca é: "em caso de acidente..."

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm

Mensagem por ventoinhas »

não querendo medir os pros et contras entre tecnologias avançadas e consciência pro pia humana diria que é possível limitar a velocidade instantânea e local assim como medir o grau de travagem consoante o obstáculo precedente até mesmo consoante o peso da viatura a velocidade a qualidade do piso a inclinação etc . fazer progresso tecnológico é bem mas ao mesmo tempo incentiva à não responsabilidade pro pia do usuário.as viaturas actuais tem tantas técnicas que por vezes servem a andar na oficina e nem mesmo estes que sao devidamente profissionais por vezes resolvem as anomalias .
pessoalmente sou mais séptico na direcção de tecnologias de ponta (neste assunto) .que no aperfeiçoamento e aprendizagem seria da sinalização e das regras de conduzir .ainda se aprende muita coisa à ligeira e na pratica passam muitos pormenores em branco .nao se aflijam com os radares a foncionar a carta a pontos as cameras a filmar a prisao a manobras perigosas etc
os acidentes iram diminuir .todas essas tecnologias teriam sido evitadas se houvesse consciencia e os usuarios se comportassem no bom sentido . que adianta fazer contas certas com formulas erradas ?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

claro que o ideal é evitar o acidente, mas a questão que o luimio coloca é: "em caso de acidente..."
...ligue o 112 !
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

ventoinhas Escreveu:não querendo medir os pros et contras entre tecnologias avançadas e consciência pro pia humana diria que é possível limitar a velocidade instantânea e local assim como medir o grau de travagem consoante o obstáculo precedente até mesmo consoante o peso da viatura a velocidade a qualidade do piso a inclinação etc . fazer progresso tecnológico é bem mas ao mesmo tempo incentiva à não responsabilidade pro pia do usuário.as viaturas actuais tem tantas técnicas que por vezes servem a andar na oficina e nem mesmo estes que sao devidamente profissionais por vezes resolvem as anomalias .
pessoalmente sou mais séptico na direcção de tecnologias de ponta (neste assunto) .que no aperfeiçoamento e aprendizagem seria da sinalização e das regras de conduzir .ainda se aprende muita coisa à ligeira e na pratica passam muitos pormenores em branco .nao se aflijam com os radares a foncionar a carta a pontos as cameras a filmar a prisao a manobras perigosas etc
os acidentes iram diminuir .todas essas tecnologias teriam sido evitadas se houvesse consciencia e os usuarios se comportassem no bom sentido . que adianta fazer contas certas com formulas erradas ?
só falta respeito e consideração pelos outros, e também que os governantes queiram fazer algo, mas os acidentes dão lucro a muita gente. a nova lei do tabaco só veio confirmar isso, afinal quando querem acabar com algo acabam. desde o principio do ano até agora ainda não vi ninguém a fumar dentro de um sitio público onde não se possa fumar. isto quer dizer que o tuga afinal consegue cumprir as leis quando são impostas.
a minha questão é a seguinte, porque não fazem o mesmo nas estradas, eu tenho a resposta é simples, derrubar minorias é mais simples que as maiorias.

quanto ao tópico já votei, os carros são mais seguros nos dias de hoje e poderiam ser muito mais se a indústria automóvel não andasse atrasada 30 anos em relação ás outras indústrias.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”