Recolha de Oleo vegetal usado

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Jota2001
Membro
Membro
Registado: terça jan 01, 2008 10:36 am

Recolha de Oleo vegetal usado

Mensagem por Jota2001 »

boas a todo os membros deste forum.

abri este tópico, porque fui confrontado com algumas duvidas que não consigo resolver, e por isso peço a vossa inestimável ajuda.

passo aos factos;

tenho alguns restaurantes, onde os proprietários fazem o favor de me dar algum óleo alimentar usado para eu mais tarde transformar.
nesses restaurantes existe recolha efectuada por empresas credenciadas para o efeito, que notando a diminuição da quantidade entregue alertaram os donos para o facto, e eles disseram que davam algum desse óleo a um amigo.
a observação que receberam dessas entidades certificadas para recolha destes residuos não perigosos, foi de que sic. " oxalá o seu amigo não seja apanhado por uma operação stop da brigada fiscal, põis o barato depois sai-lhe caro"
e isto porquê, ainda segundo essa entidade de recolhas.

porque as próprias viaturas que fazem a recolha têm também elas de estar licenciadas para o efeito.

com o fundamentalismo que por aí grassa em relação a fiscalizações, todo o cuidado é pouco.

algum dos distintos companheiros e membros do forum tem uma resposta para tal situação?

obrigado

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Re: Recolha de Oleo vegetal usado

Mensagem por Rui Pedrosa »

sim é uma realidade aquilo que te disseram, se fores apanhado pela brigada a transportar óleo usado ou qualquer resíduo do género a multa pode ir de 250euros a 25.000euros. mesmo outros resíduos só podes fazer o transporte numa viatura tua desde que se trate de resíduos domésticos com destino aos ecopontos.

Autor do tópico
Jota2001
Membro
Membro

Mensagem por Jota2001 »

boas caro rui pedrosa

obrigado pela pronta resposta.

vai ser complicado justificar que os tais 50 ou 60 litros de oleo alimentar usado são provenientes de consumo próprio e que naquele exato momento me dirijo para um ecoponto.

voltamos á velha questão, por um lado estimula-se a criação e desenvolvimento de acções não poluidoras, por outro, aperta-se o cerco aos "senhores certinhos" amigos do ambiente.

Rui Pedrosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm

Mensagem por Rui Pedrosa »

jota
neste país é mesmo assim, até já esta àrea da recuperação e valorização de resíduos está a começar a ser dominada pelos grandes, por isso quanta mais borocracia houver melhor para eles.
eu próprio já encontrei soluções para a reciclagem e valorização de alguns resíduos que ainda ninguém recicla e que estão a ser postos nos aterros às toneladas. quando tentei legalizar uma empresa para esse fim, os entraves e burocracias foram tantos que acabei por desistir no entanto não se tratava de resíduos tóxicos nem parecido assim vai este país

Autor do tópico
Jota2001
Membro
Membro

Mensagem por Jota2001 »

possivelmente serão as mesmas dificuldades que se estão a ter quanto ao licenciamento de empresas para produção de biodiesel

eu já equacionei em ir para espanha, pois falei com um autarca da zona fronteiriça do norte alentejano e ele próprio me encaminhou para espanha, onde inclusivé, em relação á fixação de industrias relacionadas com energias renováveis ou alternativas, soube que estavam a dar os terrenos para a instalação, mais isenção de impostos durante cinco anos e outros incentivos conforme os postos de trabalho a criar.

è triste mas é a vida!

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”