boas a todo os membros deste forum.
abri este tópico, porque fui confrontado com algumas duvidas que não consigo resolver, e por isso peço a vossa inestimável ajuda.
passo aos factos;
tenho alguns restaurantes, onde os proprietários fazem o favor de me dar algum óleo alimentar usado para eu mais tarde transformar.
nesses restaurantes existe recolha efectuada por empresas credenciadas para o efeito, que notando a diminuição da quantidade entregue alertaram os donos para o facto, e eles disseram que davam algum desse óleo a um amigo.
a observação que receberam dessas entidades certificadas para recolha destes residuos não perigosos, foi de que sic. " oxalá o seu amigo não seja apanhado por uma operação stop da brigada fiscal, põis o barato depois sai-lhe caro"
e isto porquê, ainda segundo essa entidade de recolhas.
porque as próprias viaturas que fazem a recolha têm também elas de estar licenciadas para o efeito.
com o fundamentalismo que por aí grassa em relação a fiscalizações, todo o cuidado é pouco.
algum dos distintos companheiros e membros do forum tem uma resposta para tal situação?
obrigado
Recolha de Oleo vegetal usado
-
Jota2001
Autor do tópico - Membro

- Registado: terça jan 01, 2008 10:36 am
-
Rui Pedrosa
- Membro Silver

- Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm
Re: Recolha de Oleo vegetal usado
sim é uma realidade aquilo que te disseram, se fores apanhado pela brigada a transportar óleo usado ou qualquer resíduo do género a multa pode ir de 250euros a 25.000euros. mesmo outros resíduos só podes fazer o transporte numa viatura tua desde que se trate de resíduos domésticos com destino aos ecopontos.
-
Jota2001
Autor do tópico - Membro

boas caro rui pedrosa
obrigado pela pronta resposta.
vai ser complicado justificar que os tais 50 ou 60 litros de oleo alimentar usado são provenientes de consumo próprio e que naquele exato momento me dirijo para um ecoponto.
voltamos á velha questão, por um lado estimula-se a criação e desenvolvimento de acções não poluidoras, por outro, aperta-se o cerco aos "senhores certinhos" amigos do ambiente.
obrigado pela pronta resposta.
vai ser complicado justificar que os tais 50 ou 60 litros de oleo alimentar usado são provenientes de consumo próprio e que naquele exato momento me dirijo para um ecoponto.
voltamos á velha questão, por um lado estimula-se a criação e desenvolvimento de acções não poluidoras, por outro, aperta-se o cerco aos "senhores certinhos" amigos do ambiente.
-
Rui Pedrosa
- Membro Silver

- Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm
jota
neste país é mesmo assim, até já esta àrea da recuperação e valorização de resíduos está a começar a ser dominada pelos grandes, por isso quanta mais borocracia houver melhor para eles.
eu próprio já encontrei soluções para a reciclagem e valorização de alguns resíduos que ainda ninguém recicla e que estão a ser postos nos aterros às toneladas. quando tentei legalizar uma empresa para esse fim, os entraves e burocracias foram tantos que acabei por desistir no entanto não se tratava de resíduos tóxicos nem parecido assim vai este país
neste país é mesmo assim, até já esta àrea da recuperação e valorização de resíduos está a começar a ser dominada pelos grandes, por isso quanta mais borocracia houver melhor para eles.
eu próprio já encontrei soluções para a reciclagem e valorização de alguns resíduos que ainda ninguém recicla e que estão a ser postos nos aterros às toneladas. quando tentei legalizar uma empresa para esse fim, os entraves e burocracias foram tantos que acabei por desistir no entanto não se tratava de resíduos tóxicos nem parecido assim vai este país
-
Jota2001
Autor do tópico - Membro

possivelmente serão as mesmas dificuldades que se estão a ter quanto ao licenciamento de empresas para produção de biodiesel
eu já equacionei em ir para espanha, pois falei com um autarca da zona fronteiriça do norte alentejano e ele próprio me encaminhou para espanha, onde inclusivé, em relação á fixação de industrias relacionadas com energias renováveis ou alternativas, soube que estavam a dar os terrenos para a instalação, mais isenção de impostos durante cinco anos e outros incentivos conforme os postos de trabalho a criar.
è triste mas é a vida!
eu já equacionei em ir para espanha, pois falei com um autarca da zona fronteiriça do norte alentejano e ele próprio me encaminhou para espanha, onde inclusivé, em relação á fixação de industrias relacionadas com energias renováveis ou alternativas, soube que estavam a dar os terrenos para a instalação, mais isenção de impostos durante cinco anos e outros incentivos conforme os postos de trabalho a criar.
è triste mas é a vida!