Construir Fogão a lenha
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
Re: Construir Fogão a lenha
é quase igual a um que os meus pais tiveram há muitos anos e que entregou a alma ao sucateiro.
mas é verdade. nunca tinha pensado neste tipo de fogões com esse aproveitamento. já nem me lembrava do depósito da água.
mas é verdade. nunca tinha pensado neste tipo de fogões com esse aproveitamento. já nem me lembrava do depósito da água.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
quero apenas acrescentar que existem no mercado uns em ferro forjado, tipo ferro que os serralheiros usam para fazer grades e portões e outros em aço inoxidável mas julgo não serem tão bons como estes que são em ferro fundido (o ferro fundido não se desgasta nem enpena tanto com o calor, é muito mais duravel...), serão no entanto mais bonitos. existem agora outros que por dentro são em materiais refrátarios, tipo tijolo de lareiras, mas sobre esses nada sei dizer.
mas sejam uns ou outros, para obter um proveito universal dificilmente encontrarás melhor. claro que também existem algumas desvantagens, mas são muito poucas, mesmo muito poucas...
um abraço...
mas sejam uns ou outros, para obter um proveito universal dificilmente encontrarás melhor. claro que também existem algumas desvantagens, mas são muito poucas, mesmo muito poucas...
um abraço...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
o ferro fundido é melhor. o único defeito é ser quebradiço. demora um bocado a aquecer, mas depois é uma maravilha.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
depois de o ver e verificar todo o uso possivel que pode ter e que irá ter com certeza, é lindo e fica imponente em qualquer casa!
é o meu gosto a falar claro!
parabéns!
é o meu gosto a falar claro!
parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
eu tenho a mesma opinião, dai que neste momento não me tenho dedicado muito a essa parte mas estou disposto a ajudar da maneira que me for possivel quem precisar de ajuda.
sobre o aproveitamento para aquecimento da água para uso domestico e também aquecimento central, terei que lhe adicionar um acumulador tipo cilindro para ter sempre agua quente em alguma quantidade, já que a dita caldeira que nele ficará será de dimensões pequenas. para aquecer mais rápido, pretendo descer os tubos da água junto da chaminé, que depois de revestida não ficam à vista, e logo debaixo do tampo do fogão, o tubo que tráz a água fria dá uma volta e só depois entra na caldeira. mas tudo isto são ideias, que só na altura e depois de falar com o canalizador é que sei se pode ser deste jeito.
sobre o fogão, quando os dourados do latão estiverem devidamente limpos e o preto também com a limpeza possivel também estou convencido que fica bonito.
um abraço...
sobre o aproveitamento para aquecimento da água para uso domestico e também aquecimento central, terei que lhe adicionar um acumulador tipo cilindro para ter sempre agua quente em alguma quantidade, já que a dita caldeira que nele ficará será de dimensões pequenas. para aquecer mais rápido, pretendo descer os tubos da água junto da chaminé, que depois de revestida não ficam à vista, e logo debaixo do tampo do fogão, o tubo que tráz a água fria dá uma volta e só depois entra na caldeira. mas tudo isto são ideias, que só na altura e depois de falar com o canalizador é que sei se pode ser deste jeito.
sobre o fogão, quando os dourados do latão estiverem devidamente limpos e o preto também com a limpeza possivel também estou convencido que fica bonito.
um abraço...
-
- Membro Platinium
uma coisa que convém ver é a potência desenvolvida. para isso funcionar para aquecimento central, embora modesto nunca pode ter uma potência inferior a uns 10kw, que é mais ou menos a potência de um recuperador de calor a lenha dos mais pequenos. ora uma máquina dessas, devora 10kg de lenha por hora com o maior dos à vontades se estiver com as goelas abertas. se o teu fogão não tiver capacidade para queimar essa quantidade de lenha por hora, provavelmente não poderá ser usado para aquecimento central, embora possa ser usado para águas sanitárias.
-
- Membro Silver
tal como disse é um assunto que tenho que estudar bem com um canalizador...
sem contrariar o que dizes, certamente não consome essa quantidade de lenha, mas posso apenas encaminhar a água aquecida apenas para as divisões onde não chega o calor emanado por ele, porque na area onde ele está, pela experiencia tida é mais que o suficiente. faz o trabalho de 2 ou tres radiedores dos maiores juntos...
nas fotos que coloquei não se vê, mas ele tem umas grelhas no lado posterior no muro de tijolo refrátário, tipo janelas, para mais facil passagem do calor...
um abraço...
sem contrariar o que dizes, certamente não consome essa quantidade de lenha, mas posso apenas encaminhar a água aquecida apenas para as divisões onde não chega o calor emanado por ele, porque na area onde ele está, pela experiencia tida é mais que o suficiente. faz o trabalho de 2 ou tres radiedores dos maiores juntos...
nas fotos que coloquei não se vê, mas ele tem umas grelhas no lado posterior no muro de tijolo refrátário, tipo janelas, para mais facil passagem do calor...
um abraço...
-
- Membro Platinium
se calhar um canalizador não te consegue fazer esses cálculos. se eu fosse a ti contactava uma empresa dessas que instalam aquecimento central, que os gajos faziam logo os cálculos e ficavas com uma ideia.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
obrigado e parabens pelas fotos o ventoinhas tambem apreciou esse fogao fazem recordar bons tempos e possivelmente ainda hoje bem aproveitados deixam muito a desejar .
diria ainda que a biomassa (antigamente chamavamos lenha )ainda nao é bem aproveitada .ou seja no outro dia montei um motor no sotao que liga aotomaticamente quando atinge uma temperatura quente sopra ar quente por tubos isolados a lã de vidro e o calor no fim do tubo faz-se sentir e de que maneira mesmo os tubos que por inquanto ainda sao visiveis(no interior da casa ) aquecem bem .depois para manter a lenha mais tempo so se abre no minimo de maneira a que acombustao seja lenta e continua o vidro fica todo preto (pouco estectico) mas como é so por dentro pouco interessa . o tempo acabouse-me e ja nao pude esperimentar se enviando o ar quente rente ao solo nao seria mais rentavel .mas fiquei contente pois com dois madeiros de 30cm de comprido por 20de diametro faz a festa durante 24 horas .tenho alguns pontos termicos mas a isolaçao é quase perfeita
se alguem tiver esperiencias de sistema identico faça favor de mandar a colherada
diria ainda que a biomassa (antigamente chamavamos lenha )ainda nao é bem aproveitada .ou seja no outro dia montei um motor no sotao que liga aotomaticamente quando atinge uma temperatura quente sopra ar quente por tubos isolados a lã de vidro e o calor no fim do tubo faz-se sentir e de que maneira mesmo os tubos que por inquanto ainda sao visiveis(no interior da casa ) aquecem bem .depois para manter a lenha mais tempo so se abre no minimo de maneira a que acombustao seja lenta e continua o vidro fica todo preto (pouco estectico) mas como é so por dentro pouco interessa . o tempo acabouse-me e ja nao pude esperimentar se enviando o ar quente rente ao solo nao seria mais rentavel .mas fiquei contente pois com dois madeiros de 30cm de comprido por 20de diametro faz a festa durante 24 horas .tenho alguns pontos termicos mas a isolaçao é quase perfeita
se alguem tiver esperiencias de sistema identico faça favor de mandar a colherada
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Membro Silver
de momento não devo tratar de nada disso dado isso neste momento não ser prioritário, mas podes ter a certezaue quando chegar o dia, darei as voltas que tiver de dar para tirar o melhor partido e o rentabilizar da melhor forma. e para isso falarei com quem tiver de falar...orbis Escreveu:se calhar um canalizador não te consegue fazer esses cálculos. se eu fosse a ti contactava uma empresa dessas que instalam aquecimento central, que os gajos faziam logo os cálculos e ficavas com uma ideia.
não pela experiencia mas pelo conhecimento que tenho, penso que o ar rente ao solo seria mais bem aproveitado. o ar mais quente é também mais leve, ora ao entrar pelo teto (suponho que seja por ai) vai-se concentrar também mais junto ao teto. basta para isso lembrar o funcionamento dos balões de ar quente...ventoinhas Escreveu:obrigado e parabens pelas fotos o ventoinhas tambem apreciou esse fogao fazem recordar bons tempos e possivelmente ainda hoje bem aproveitados deixam muito a desejar .
mas o meu conhecimento sobre isso é muito pouco, apenas exponho o meu ponto de vista.
bem, mas estamos a fugir do assunto que existia neste tópico, que era sobre como construir uma caldeira ou um fogão a lenha, algo de aquecimento ou para melhor dizer, o que está escrito na primeira mensagen deste tópico. vamos voltar a isso...
um abraço...
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm
pois é!... apaixonou-se pelo fogão, e agora esqueça-se de lhe dar a dignidade que ele merece, o pessoal vai-lhe puxar as orelhas.
como o outro disse "porreiro pá" .
como o outro disse "porreiro pá" .
Picatolas
-
- Novo membro
- Registado: quarta set 19, 2007 5:30 pm
boas,
na onda de construir fogão a lenha, queria pedir-vos opinao acerca de converter um recuperador de calor, para aquecer agua para um cilindro. estou a pensar em adquirir um recuperador para nao me ficar muito caro e se desse fazia esta engenhoca.
na onda de construir fogão a lenha, queria pedir-vos opinao acerca de converter um recuperador de calor, para aquecer agua para um cilindro. estou a pensar em adquirir um recuperador para nao me ficar muito caro e se desse fazia esta engenhoca.
- Anexos
-
- siena_r copy.jpg (56.16 KiB) Visto 14810 vezes
-
- Membro Platinium
assim vais provocar uma explosão nos tubos. para começar, deves pensar em dois circuitos. um fechado (primário) que passa no recuperador, com circulação forçada. este passará por um permutador de calor no cilindro (circuito secundário). não te esqueças dos sistemas de segurança: vasos de expansão e provavelmente válvulas de descarga de pressão, bem como backup eléctrico para o caso de falha de electricidade que faça parar a circulação.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
ola a acrescentar ao que o orbis já disse relato que por experiência já aqui em casa aconteceu por falta de electricidade a caldeira aqueceu tanto que parecia que alguém andava la dentro a martelar ferro acabando por deitar toda a agua fora (perto de 120ºc) foi um pandemónio valeu que não chegou a pele de ninguém. se queres arriscar fica aqui um esquema que e o que fiz aqui em casa para o aquecimento central e águas quentes sanitárias se houver duvidas pergunta.orbis Escreveu: bem como backup eléctrico para o caso de falha de electricidade que faça parar a circulação.
um abraço

ps.desculpa para não estar a fazer tudo de novo debaixo da caldeira devia ler-se caldeira e não termoacumulador
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
- Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
ainda nao tive oportunidade nem ocasiao de observar se em portugal nas grandes superficies ou nos locais industriais o aquecimento é feito por radiadores a agua ou se é directamente o ar que é aquecido porem aqui em frança é o ar que é aquecido . porem nas casas individuais ainda ha radiadores ou tubos no chao que deixam as calorias da agua quente .se sera mais rentavel ? se em cada vez que se troca de energias ha percas entao é absurdo esta sistema . pesoalmente diria que um sistema com lenha de arvore bem elaborado é o mais rentavel e economico para recoperar as calorias contidas na biomassa
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
-
- Membro Platinium
neste esquema há coisas que não devem ser assim. deve haver circuitos primários e secundários, coisa que lá não existe. a água do painel solar não deve ser aquela que é consumida. deve haver um circuito fechado com circulação e deve haver uma serpentina onde é feita a permutação para o cilindro. este circuito deve ter anticongelante. o mesmo se dever aplicar aos outros circuitos primários. o esquema aqui mostrado, embora engenhoso peca por isto.
-
- Membro Silver
olhe que não ... olhe que nãoorbis Escreveu:neste esquema há coisas que não devem ser assim. deve haver circuitos primários e secundários, coisa que lá não existe. a água do painel solar não deve ser aquela que é consumida. deve haver um circuito fechado com circulação e deve haver uma serpentina onde é feita a permutação para o cilindro. este circuito deve ter anticongelante. o mesmo se dever aplicar aos outros circuitos primários. o esquema aqui mostrado, embora engenhoso peca por isto.
talvez não de para perceber mas são circuitos distintos o termoacumulador aqui descrito tem resistência e uma serpentina (circuito primário) e nesse circuito leva liquido daquele dos radiadores adicionado a agua por protecção.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23
-
- Membro Platinium
ok. sendo assim, tudo bem.
-
- Membro Silver
so falta dizer e não o fiz de inicio que alem do termoacumulador e alimentado o aquecimento central não esta e no desenho mas pode ser adicionado numa tubagem paralela ao circuito primário do termoacumulador.
na altura que fiz isto não me livrei do rotulo de inventor(ja tou abituado)
na altura que fiz isto não me livrei do rotulo de inventor(ja tou abituado)
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associado n.º 23
-
- Membro Platinium
se não és, pareces.