Esquentador
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: terça set 04, 2007 11:22 am
Esquentador
boas,
estou com um pequeno problema no esquentador que é de 14 litros ventilado (vulcano click ventilado).
tenho água de furo com bomba de superfície. acontece que quando a bomba (motor) arranca (mesmo para água fria), há uma ligeira oscilação de pressão que faz o esquentador arrancar.
além de gastar gás porque arranca sem ser preciso, tb não deve dar saúde nenhuma.
será que se instalar uma válvula de pressão antes do esquentador me resolve o problema?
estou com um pequeno problema no esquentador que é de 14 litros ventilado (vulcano click ventilado).
tenho água de furo com bomba de superfície. acontece que quando a bomba (motor) arranca (mesmo para água fria), há uma ligeira oscilação de pressão que faz o esquentador arrancar.
além de gastar gás porque arranca sem ser preciso, tb não deve dar saúde nenhuma.
será que se instalar uma válvula de pressão antes do esquentador me resolve o problema?
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Re: Esquentador
não tens balão instalado? isso reduz muito, mesmo elimina esses picos de pressão que não são saudáveis para as canalizações.

-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
o esquentador deve estar com alguma anomalia. não é normal isso acontecer. a pressão da água da rede também oscila, por exemplo, quando se abrem e fecham torneiras.
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jan 05, 2008 11:09 am
boas.itisix Escreveu:boas,
talvez uma válvula de retenção na alimentação do esquentador, para evitar o retorno na água fria.
cumprimentos.
-
tenho um acumulador de pressão (não é balão) de cento e tal litros que vai de 2 a 6 bar (+/-) pressão alta e baixa.
acho que o problema será de o esquentador estar a cerca de 1 metro (de tubo de água) do motor, e ter muito pouco para "absorver" o pico de pressão. tenho tudo dentro de casa das máquinas (caldeira, esquentador, motor e depósito de água.
acho que vou tentar colocar uma válvula de pressão.
sabem qual a pressão de trabalho ou será melhor comprar uma regulável?
acho que o problema será de o esquentador estar a cerca de 1 metro (de tubo de água) do motor, e ter muito pouco para "absorver" o pico de pressão. tenho tudo dentro de casa das máquinas (caldeira, esquentador, motor e depósito de água.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
em casa a pressão normal é de 3 kg...itisix Escreveu:tenho um acumulador de pressão (não é balão) de cento e tal litros que vai de 2 a 6 bar (+/-) pressão alta e baixa.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
problema resolvido
instalei uma válvula anti retorno à entrado do esquentador e assim a água já nao volta atrás e não me faz arrancar o esquentador quando o motor liga.
obrigado a todos
p.s. qual é o melhor método para selar as juntas de tubo e acessórios roscados?
eu normalmente uso linho e vedox ou teflon, mas tenho de confessar que sou muito azelha e fica-me sempre a pingar qq coisa e tenho de refazer sei lá quantas vezes até ficar bem. aliás, tenho de desmanchar uma parte do meu sistema de rega
instalei uma válvula anti retorno à entrado do esquentador e assim a água já nao volta atrás e não me faz arrancar o esquentador quando o motor liga.
obrigado a todos
p.s. qual é o melhor método para selar as juntas de tubo e acessórios roscados?
eu normalmente uso linho e vedox ou teflon, mas tenho de confessar que sou muito azelha e fica-me sempre a pingar qq coisa e tenho de refazer sei lá quantas vezes até ficar bem. aliás, tenho de desmanchar uma parte do meu sistema de rega
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
ferra Escreveu:
em casa a pressão normal é de 3 kg...
quando lá chega
a agua da rede na minha casa não passa dos 2.2 quando está bem disposta
quanto ao esquentador eu tenho o mesmo problema, quando abro uma toneira no jardim ele liga e desliga de seguida.
penso que seja por ser de hidrogerador, são mais sensiveis.
tem a vantagem de arrancar com pouca pressão, penso eu de ...
-
o teu esquentador deve estar a fazer o mesmo que o meu então. não só arranca desnecessariamente (fazendo reduzir o tempo de vida) como ainda pode gastar um bocadinho de gás (que é desperdício). isso acontece-te porque ao ligares a água no jardim, a pressão na zona do esquentador desce muito e a água do esquentador anda para trás para logo de seguida voltar a entrar. por isso arranca. e isso acontece-te porque tens pressão baixa da rede. em minha casa era isso mesmo, mas mais grave.filipeoliv Escreveu:quanto ao esquentador eu tenho o mesmo problema, quando abro uma toneira no jardim ele liga e desliga de seguida.
faz como eu. coloquei uma válvula anti retorno depois do passador e está 5*. a válvula foram 2 euros e tal, mais um euro para um casquilho. o teflon já tinha em casa. uma hora de trabalho e ficou resolvido.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
tenho mesmo de tratar disso, já o ando para fazer à muito tempo mas o tempo é pouco para fazer tanta coisa.
ontem quando cheguei andei de volta dos pinheiros a matar lagartas. que praga
bem isto esta a ficar off topic
-
deixa lá. és tu com as lagartas do pinheiro e eu com as ervas daninhas no meio do alho francês e das cebolas....filipeoliv Escreveu:tenho mesmo de tratar disso, já o ando para fazer à muito tempo mas o tempo é pouco para fazer tanta coisa.
mas faz como eu disse que ainda ontem estive a micar o esquentador e já não arranca.
-
- Membro Gold
se não estou em erro a agua da rede deve chegar á entrada das nossas casas com 5 kg. penso que é o minimo permitido. claro que do permitido á realidade...filipeoliv Escreveu:ferra Escreveu:
quando lá chega
quanto ao esquentador eu tenho o mesmo problema, quando abro uma toneira no jardim ele liga e desliga de seguida.

-
- Membro Gold
tanto quanto sei são os métodos mais usuais. existem outros para as ligações pex, outros para a ligações em inox, outros para as ligações em cobre... mas quando envolve roscas são esses mesmo.itisix Escreveu: p.s. qual é o melhor método para selar as juntas de tubo e acessórios roscados?

-
- Membro Silver
- Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm
nope, nope, nope...ferra Escreveu:se não estou em erro a agua da rede deve chegar á entrada das nossas casas com 5 kg. penso que é o minimo permitido. claro que do permitido á realidade...filipeoliv Escreveu:ferra Escreveu:
quando lá chega
pressão mínima = 1kg ao nível do piso mais elevado do edifício (cada 10m de altura, ~3 pisos, diminui 1kg); para combate a incêndios passa para 3kg.
pressão máxima = 6kg ao nível de qualquer ponto da rede.
no regulamento as unidades são em mega pascal (mpa), mas correspondem + ou - a estes kg
cumps
João Nunes
-
- Membro Gold
quando referi 3kg estava-me a referir á regulação efectuada nos pressostatos das bombas montadas em circuitos domésticos.jcn.jnunes Escreveu:
nope, nope, nope...
pressão mínima = 1kg ao nível do piso mais elevado do edifício (cada 10m de altura, ~3 pisos, diminui 1kg); para combate a incêndios passa para 3kg.
pressão máxima = 6kg ao nível de qualquer ponto da rede.
no regulamento as unidades são em mega pascal (mpa), mas correspondem + ou - a estes kg
cumps
quanto ás pressões da água da rede e as normas, muito obrigado pela correcção. pelos vistos estava errado. ainda não cheguei a essa parte do curso...