boa tarde,
agradecia ajuda no seguinte problema:
tenho uma caldeira a gasóleo que tem um colector à saída da caldeira de onde saem 2 tubagens com bomba circuladora para o aquecimento e para a aqs.
instalei uma caldeira a lenha mas por necessidade instalei-a a 30m da caldeira a gasóleo.
desta caldeira, fiz uma ligação com bomba circuladora e tubo de cobre de 22 ao colector da caldeira a gasóleo referenciado acima e fiz o retorno, também em cobre de 22, do retorno do circuito do aquecimento para a caldeira a lenha.
o problema é que na chegada do tubo ao colector da caldeira a gasóleo o tubo está francamente quente (pelo menos 60ºc), aquecendo o colector.
quando as outras 2 bombas estão a funcionar, o colector arrefece muito rapidamente.
em qualquer dos casos, o sistema não aquece nem os radiadores, nem a aqs nem a própria caldeira.
o tubo de retorno também não aquece.
verifico que a caldeira a lenha ultrapassa o limite da válvula limitadora de temperatura (90ºc) visto estar sempre a abrir.
agradecia saber se alguém sabe qual o problema.
desde já, obrigado.
Problema de ligação de caldeira a lenha
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta mai 17, 2006 2:50 pm
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am
Re: Problema de ligação de caldeira a lenha
não sei como estarão feitas as ligações, em particular o retorno do circuito de aquecimento ao colector e o circuito da caldeira a lenha, nem o que faz actuar os circuladores, fizesse um esquema simples de como estão as ligações seria mais facil.
de qualquer modo se a caldeira a lenha aquece até disparar a válvula limitadora o circulador do cicuito de aquecimento não deve estar a arrancar.
rc
de qualquer modo se a caldeira a lenha aquece até disparar a válvula limitadora o circulador do cicuito de aquecimento não deve estar a arrancar.
rc
-
- Novo membro
- Registado: quarta out 21, 2009 2:36 pm
Re: Problema de ligação de caldeira a lenha
também pretendo montar um sistema semelhante mas pretendo apenas para aquecimento (para já). o que pessoas amigas com alguns conhecimentos na área disseram-me que tenho 2 opções: com permutador de calor ou com válvula de 3 vias. parece-me que a melhor opção é a válvula de 3 vias uma vez que com o permutador apenas poupo o termostato que vai controlar a bomba e a válvula.
bem, isto em teoria é muito bonito, mas não percebo é onde as coisas vão ligar. por exemplo a 3 bomba circuladora (tenho 1 gasoleo aquecimento e 1 gasoleo aqs e necessito de outra para lenha aquecimento) liga no retorno dos radiadores (águas mais frias). o termostáto fica alimentado pelo relé do aquecimento actual para que se não houver necessidade tudo esteja parado, partindo do principio que não vou meter lenha para aquecer no verão. ou seja, a alimentação do termostáto só existe quando o leitor do ambiente da sala (termostáto existente) estiver a dizer que deve ligar a caldeira do gasóleo. a partir daí, estando quente no circuito da lenha (lido através do novo termostato) este comuta a valvula de 3 vias e a nova bomba circuladora, mudando de circuito.
parece simples, mas visualizar isto no "terreno" não é assim tão simples. alguém tem um esquema que possa disponibilizar com mais ou menos o que se pretende. pode também ajudar o amigo que iniciou o tópico
bem, isto em teoria é muito bonito, mas não percebo é onde as coisas vão ligar. por exemplo a 3 bomba circuladora (tenho 1 gasoleo aquecimento e 1 gasoleo aqs e necessito de outra para lenha aquecimento) liga no retorno dos radiadores (águas mais frias). o termostáto fica alimentado pelo relé do aquecimento actual para que se não houver necessidade tudo esteja parado, partindo do principio que não vou meter lenha para aquecer no verão. ou seja, a alimentação do termostáto só existe quando o leitor do ambiente da sala (termostáto existente) estiver a dizer que deve ligar a caldeira do gasóleo. a partir daí, estando quente no circuito da lenha (lido através do novo termostato) este comuta a valvula de 3 vias e a nova bomba circuladora, mudando de circuito.
parece simples, mas visualizar isto no "terreno" não é assim tão simples. alguém tem um esquema que possa disponibilizar com mais ou menos o que se pretende. pode também ajudar o amigo que iniciou o tópico