
hoje, ia eu muito descansada no meu carro a caminho do hipermercado quando..... a senhora que seguia no carro à minha frente fez algo que me deixou completamente chocada. vejo saltar de dentro do seu carro um punhado de cascas de laranja que cairam mesmo no meio da estrada... aí perguntei-me..... onde está o civismo das pessoas? a boa educação? somos sempre tão preocupados com a aparência e com a opinião que os outros têm de nós... será que a dita "senhora" não se preocupou com o que os outros condutores, tal como eu, pensaram do seu acto?? e será que também não se preocupou com a sua própria conduta?? será que não parou para pensar no que é a poluição??
se bem sei, até as crianças na escola básica têm disciplinas em que aprendem como comportar-se na sociedade.... se bem me lembro, até nas próprias aulas de código da estrada é ensinado, aos futuros condutores, que atirar lixo pela janela do nosso carro é errado e inclusivé punível com multa. falamos tanto no nosso planeta, no ambiente, na poluição, no lixo, mas será que já temos incutido nas nossas mentes que, se todos ajudarmos um bocadinho o resultado será bem melhor??
enfim....pegando neste assunto, ocorre-nos um problema chamado....lixo! lixo urbano, industrial, etc... o que fazer com ele?
já que, colocar o "lixo no lixo" não custa nada e só nos fica bem, vou falar-vos de uma técnica inovadora de tratamente do lixo. o projecto já foi iniciado no brasil - projecto "lixo zero".
esta tecmologia consiste num processo biológico que trata os dejectos por meio de injecção de ar comprimido rico em oxigénio nos depósitos de resíduos, estimulando a acção de bactérias responsáveis pela decomposição. os resultados são óptimos e reduzem-se os custos de operação.
ao chgar ao aterro, o lixo é seleccionado: resíduos domiciliares e industriais, além de madeiras usadas ou de demolição, troncos, raízes e galhos são processados por um triturador de reduzida poluição sonora. os materiais recicláveis, como plásticos, vidros, alumínios e papéis também são separados. produtos mais volumosos como colchões e carpetes são tratados separadamente e transformados em resíduos de pequenas dimensões. o triturador permite a transformação dos detritos em partes orgânicas para futuro tratamento.
é de sublinhar que a tecnologia tem a vantagem de não produzir biogás como produto final. depois do tratamento com ar comprimido, ocorre a sucção dessa transformação da atmosfera anaeróbica em aeróbica e a biofiltragem de todos os efluentes gasosos com a mudança da matéria orgânica para biofertilizantes (compostagem) e separação de recicláveis.
e, como esse tratamento é realizado diariamente, o processo gera um mínimo de resíduos finais. ainda assim, o material restante não possui bactérias e não causa danos para o meio ambiente, já que o processo passa por uma descontaminação do lixo.
a intenção é conseguir um destino até mesmo para esses rejeitos que são aterrados. a viabilidade de utilização desse resíduo final no co-processamento da indústria de cimento ou na alimentação de altos fornos no setor de metalurgia, por exemplo, está a ser avaliada.
os custos de implantação deste novo processo de tratamento, cerca de 2,7 milhões de euros, deverão ser compensados com as receitas provenientes dos recicláveis, dos compostos orgânicos e dos créditos de carbono (já que o projeto pode ser inscrito nos mecanismos de desenvolvimento limpo do protocolo de kyoto).
esta tecnologia leva de 60 a 90 dias para degradar os resíduos sólidos, transformando as matérias orgânicas em húmus (terra vegetal que fornece a nutrição às plantas). logo, considerando uma operação de suprimento contínuo de resíduos durante seis meses, os produtos (húmus e recicláveis) do último suprimento estarão disponíveis 90 dias após o início do processo.fonte