E eis que tudo começou
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quarta dez 05, 2007 11:06 am
E eis que tudo começou
boas,
ora venho por este meio partilhar a minha experiencia com ovd.
sempre me interessei por combustiveis, ou formas de energia alternativa.
tive conhecimento do ovd por uma reportagem da tv, decidi investigar e descobri este site, muito util.
após algumas horas de leitura, e investigação decidi experimentar no meu carro, assim sendo deixo o "diario de bordo" possivel, espero que seja util.
partilho tambem os dados do meu carro, um fiat punto 1.9 diesel van de 2001, infelizmente segundo o que investigei a bomba injectora (bi) não é bosh, mas sim lucas.
o carro tem 87 mil km´s, e vou durante estes dias trocar oleo e filtro de oleo, talvez tambem o filtro de gasoleo.
tenciono começar com 5% nos proximos 3 abastecimentos aumentado depois para 7%, isto se tudo correr conforme o planeado, e assim ate aos 10% (valor maximo para o meu carro sem kit no inverno, segundo documentação consultada)
diario de bordo
ora então adicionei meio litro de oleo a cerca de 10 litros de gasoleo no dia 3.
vou tentar fazer igualmente consumos, se bem que que tão pequena % de oleo duvido que haja diferenças.
já fiz cerca de 80 km´s e ate agora não noto nenhuma diferença, tudo normal.
conforme os abastecimentos coloco posts!
saudações verdes!
já agora, alguem sabe dizer porque se mistura % pequena de gasolina?
tive conhecimento do ovd por uma reportagem da tv, decidi investigar e descobri este site, muito util.
após algumas horas de leitura, e investigação decidi experimentar no meu carro, assim sendo deixo o "diario de bordo" possivel, espero que seja util.
partilho tambem os dados do meu carro, um fiat punto 1.9 diesel van de 2001, infelizmente segundo o que investigei a bomba injectora (bi) não é bosh, mas sim lucas.
o carro tem 87 mil km´s, e vou durante estes dias trocar oleo e filtro de oleo, talvez tambem o filtro de gasoleo.
tenciono começar com 5% nos proximos 3 abastecimentos aumentado depois para 7%, isto se tudo correr conforme o planeado, e assim ate aos 10% (valor maximo para o meu carro sem kit no inverno, segundo documentação consultada)
diario de bordo
ora então adicionei meio litro de oleo a cerca de 10 litros de gasoleo no dia 3.
vou tentar fazer igualmente consumos, se bem que que tão pequena % de oleo duvido que haja diferenças.
saudações verdes!
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
-
Autor do tópico - Membro
Re: E eis que tudo começou
desculpem pelo atraso de novidades...
ora conforme disse aproveitei para trocar de oleo e usar um produto para limpar os injectores, desde ai tenho metido sempre gasoleo com oleo agora já na maior % (10).
não noto diferenças no consumo, no trabalhar talvez um pouco mais de barulho ao ligar o motor, mas pode ser impressão minha visto que durante o dia conduzo um carro a diesel bastante mais silencioso.
penso que como a % é pequena não noto grandes ou nenhumas diferenças no comportamento do carro....
tenho comprado oleo no lidl (0.94 lt) ou no feira nova (0.93 lt) caro!
penso que realmente o melhor argumento para se andar a fazer estas "misturas" de combustiveis é o ecologico.... vejamos a nivel economico eventualmente acaba por nem render visto que temos de encurtar o espaço de tempo entre revisões...
de qualquer forma irei continuar a abastecer com os 10% e quando o tempo aquecer para os 20%.
saudações ecologicas!
ora conforme disse aproveitei para trocar de oleo e usar um produto para limpar os injectores, desde ai tenho metido sempre gasoleo com oleo agora já na maior % (10).
não noto diferenças no consumo, no trabalhar talvez um pouco mais de barulho ao ligar o motor, mas pode ser impressão minha visto que durante o dia conduzo um carro a diesel bastante mais silencioso.
penso que como a % é pequena não noto grandes ou nenhumas diferenças no comportamento do carro....
tenho comprado oleo no lidl (0.94 lt) ou no feira nova (0.93 lt) caro!
penso que realmente o melhor argumento para se andar a fazer estas "misturas" de combustiveis é o ecologico.... vejamos a nivel economico eventualmente acaba por nem render visto que temos de encurtar o espaço de tempo entre revisões...
de qualquer forma irei continuar a abastecer com os 10% e quando o tempo aquecer para os 20%.
saudações ecologicas!
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
a 10% de óleo novo não é preciso encurtar nada.
-
Autor do tópico - Membro
heheheh
como estive a ler por aqui, e a generalidade aconselhava isso, eu assumi que qualquer que fosse a % teria de ser assim...
nesse caso irei fazer as revisões "normalmente"
obrigado pela dica.
como estive a ler por aqui, e a generalidade aconselhava isso, eu assumi que qualquer que fosse a % teria de ser assim...
nesse caso irei fazer as revisões "normalmente"
obrigado pela dica.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
boas
tudo começa por um inicio...
estando aqui a titulo de conversa, sugiro que não aumentes continuadamente a percentagem de ov..
como leste por aqui no forum a bi lucas não é das mais robustas.
para aumentares a percentagem é necessário fazer alguns melhoramento.
dando um pequeno passo: podes melhorar o tem sistema com um suporte de filtro com aquecimento, um termostato para segurança, um dispositivo de auto purga do ar da tubagem e fazeres o retorno da bi para o filtro em vez de para o deposito...
não digo que assim poderás aumentar a percentagem, mas fica melhor equipado.
o oleo vegetal não tarda está ao preço do gasóleo mas mesmo assim é menos esse litro que vem lá do outro lado do mundo e é menos poluente...
importante é mesmo recolher e reciclar o ov usado.. esse é que não se pode perder pelo cano... mas reservando para biodiesel.
ainda vou equipar um canto na garagem para fazer esse processo.
boas mensagens!!
tudo começa por um inicio...
estando aqui a titulo de conversa, sugiro que não aumentes continuadamente a percentagem de ov..
como leste por aqui no forum a bi lucas não é das mais robustas.
para aumentares a percentagem é necessário fazer alguns melhoramento.
dando um pequeno passo: podes melhorar o tem sistema com um suporte de filtro com aquecimento, um termostato para segurança, um dispositivo de auto purga do ar da tubagem e fazeres o retorno da bi para o filtro em vez de para o deposito...
não digo que assim poderás aumentar a percentagem, mas fica melhor equipado.
o oleo vegetal não tarda está ao preço do gasóleo mas mesmo assim é menos esse litro que vem lá do outro lado do mundo e é menos poluente...
importante é mesmo recolher e reciclar o ov usado.. esse é que não se pode perder pelo cano... mas reservando para biodiesel.
ainda vou equipar um canto na garagem para fazer esse processo.
boas mensagens!!
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)
-
- Membro
- Registado: sábado fev 02, 2008 4:35 pm
ja que tu já andas a oleo podes me responder a esta questáo como é em relação ao cheiro?new_wave Escreveu:boas,
diario de bordo
saudações verdes!
-
- Membro Silver
- Registado: terça ago 01, 2006 11:56 pm
nota-se um ligeiro cheiro a fritos dentro de garagens ou hangares, locais pouco arejados. na rua, tens de ter o faro apurado para notar algum que passe a fritar oleo. esses, já os vou topando!
A fritar OV à 61.500Km's.
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
FocusTdi 99:20-40%(Inv.),45-75%(Verão)
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
olá
falando acerca do cheiro:
pelo menos quando usado em pequena percentagem o cheio não é muito intenço..
poucas são as pessoas que reparam que o cheiro vem do carro.. mesmo que estejam dentro dele a andar todos os dias...
há quem diga que cheira a peixe frito (talvez o ovu ) mas o ov virgem eu considero um cheiro doce e agradavel.
meu jeep tem estado parado para eu trocar o turbo por um novo.. e na semana passada já trabalhou...
as saudades que eu tinha daquele cheirinho...
acho que estou tão viciado em ov como o meu jeep
falando acerca do cheiro:
pelo menos quando usado em pequena percentagem o cheio não é muito intenço..
poucas são as pessoas que reparam que o cheiro vem do carro.. mesmo que estejam dentro dele a andar todos os dias...
há quem diga que cheira a peixe frito (talvez o ovu ) mas o ov virgem eu considero um cheiro doce e agradavel.
meu jeep tem estado parado para eu trocar o turbo por um novo.. e na semana passada já trabalhou...
as saudades que eu tinha daquele cheirinho...
acho que estou tão viciado em ov como o meu jeep
Ford Taunus 1.6 GPL
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
claro que dentro do carro não deve cheirar a nada como é lógico.
no meu caso, posso dizer que basta meter um litro para se notar o cheiro. contudo, a 30% o cheiro é quase o mesmo.
no meu caso, posso dizer que basta meter um litro para se notar o cheiro. contudo, a 30% o cheiro é quase o mesmo.
-
Autor do tópico - Membro
heitorf - obrigado,
mas eu não tenciono aumentar as % de gasoleo, tenho consciencia pelo que li que é demasiado arriscado com a lucas fazer isso, portanto vou me sempre manter nos 10% de inverno e 20% verão.
pessoal, estou em amerstedão, aqui nada de carro, muito bike!
1 abraço com cheiro a fritos!
mas eu não tenciono aumentar as % de gasoleo, tenho consciencia pelo que li que é demasiado arriscado com a lucas fazer isso, portanto vou me sempre manter nos 10% de inverno e 20% verão.
pessoal, estou em amerstedão, aqui nada de carro, muito bike!
1 abraço com cheiro a fritos!