Misturar Correctamente o OV com o Diesel
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta ago 09, 2007 5:46 pm
Misturar Correctamente o OV com o Diesel
meus caros
ao aperceber-me que o ov nem sempre ficava misturado de uma forma homogénea com o diesel, resolvi fazer uma engenhoca para o misturar de uma forma mais eficaz.
2 rolos paralelos apoiados em chumaceiras, distanciados entre si 10cm e movidos por um motor eléctrico de 1380 rpm com caixa de redução de 30/1, o que perfaz cerca de 46 rpm.
coloco num bidão de 25lt o ov e o diesel com as % que pretendo, dentro do bidão coloquei préviamente 4 seixos do tamanho apx.de 1 ovo.
fecho o bidão e deito-o a rolar em cima dos rolos durante 20 minutos.
após essa operação filtro então a mistura e coloco no depósito.
fiz testes antes e depois de colocar o bidão em rotação e o ov no fundo do garrafão (depois de repousar 5h) é imperceptivel, comparativamente com o antes de fazer a mistura desta forma.
quem tiver outras ideias disponha
cumprimentos
rui pedrosa
ao aperceber-me que o ov nem sempre ficava misturado de uma forma homogénea com o diesel, resolvi fazer uma engenhoca para o misturar de uma forma mais eficaz.
2 rolos paralelos apoiados em chumaceiras, distanciados entre si 10cm e movidos por um motor eléctrico de 1380 rpm com caixa de redução de 30/1, o que perfaz cerca de 46 rpm.
coloco num bidão de 25lt o ov e o diesel com as % que pretendo, dentro do bidão coloquei préviamente 4 seixos do tamanho apx.de 1 ovo.
fecho o bidão e deito-o a rolar em cima dos rolos durante 20 minutos.
após essa operação filtro então a mistura e coloco no depósito.
fiz testes antes e depois de colocar o bidão em rotação e o ov no fundo do garrafão (depois de repousar 5h) é imperceptivel, comparativamente com o antes de fazer a mistura desta forma.
quem tiver outras ideias disponha
cumprimentos
rui pedrosa
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Re: Misturar Correctamente o OV com o Diesel
um berbequim com uma haste metálica de 12 mm de diâmetro +/-, com cerca de 70 cm de comprimento e numa das extremidades 3 pequenos ferros de 6 mm com um comprimento de 10 cm cada um, cruzados e fixos na dita haste, um na ponta outro 6 cm mais atráz e outro 12 cm...
para quem não quizer fazer esta haste pode sempre comprar uma daquelas que se usam para misturar e amassar a cola de azulejos na construção civil, dá o mesmo...
para quem não quizer fazer esta haste pode sempre comprar uma daquelas que se usam para misturar e amassar a cola de azulejos na construção civil, dá o mesmo...
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
uma imagem vale por mil palavras
-
- Membro Silver
- Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm
atenção que anda por ai pessoal a por 20% ou 30% e que pensam que andam a por pouco oleo, mas como abastencem 1º com gasóleo e depois na garagem e com os vagares alentejanos (sem ofender ninguém) colocam o oleo devagarinho para não sujar o pópó, o oleo não se mistura. no inicio não há problema o pior vem depois porque o oleo fica por cima e como o tubo geralmente chupa por baixo no inicio andas a 5% ou 6% e depois de passar do meio para baixo como o gasoleo já marchou andas a 60% a 80% porque mesmo com os solavancos nunca o oleo se mistura correctamente.
no meu sistema caseiro de filtragem de ovu eu depois de o decantar tenho lá um poderoso berbequim que custou a astronómica quantia de 11 euros e um misturador da tinta do chinés onde eu antes de o passar pelos filtros, geralmente coloco uma % de gasóleo só depende da época, só fasso correção se o tempo arrefecer, se for oleo novo o que é raro coloco mesmo nas barbas da policia se for necesário como aconteceu em castro verde, 1º o oleo e depois o gasoleo e dentro das bombas de combustivel...
no meu sistema caseiro de filtragem de ovu eu depois de o decantar tenho lá um poderoso berbequim que custou a astronómica quantia de 11 euros e um misturador da tinta do chinés onde eu antes de o passar pelos filtros, geralmente coloco uma % de gasóleo só depende da época, só fasso correção se o tempo arrefecer, se for oleo novo o que é raro coloco mesmo nas barbas da policia se for necesário como aconteceu em castro verde, 1º o oleo e depois o gasoleo e dentro das bombas de combustivel...
Abraço, Francisco SIlva
-
- Membro Silver
ainda te passam um recibo para te ajudar a gastar o dinheiro do subsidio de férias que ai vem...balurcos Escreveu:![]()
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
eu penso que não há grande interesse em efectuar essa operação com %baixas...
mas também tudo depende da temperatura do óleo....
mas também tudo depende da temperatura do óleo....
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Platinium
flamingo,flamingo Escreveu:ainda te passam um recibo para te ajudar a gastar o dinheiro do subsidio de férias que ai vem...balurcos Escreveu:![]()
penso que a polícia não poderá implicar... como já tive oportunidade de dizer, já parei numa operação de stop e nada aconteceu... e estava com 60% de ovd
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
pessoal
embora fique uma engenhoca cara da forma que eu fiz, pelo menos para pequenas quantidades, mas logo que tenha um tempinho tiro fotos para colocar aqui.
embora fique uma engenhoca cara da forma que eu fiz, pelo menos para pequenas quantidades, mas logo que tenha um tempinho tiro fotos para colocar aqui.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta out 24, 2007 3:31 am
peço desculpa....
mas sobre a mistura do óleo vegetal com o gasóleo tenha sérias duvidas nas questões levantadas...
já vi descrito que a melhor ordem de abastecimento seria:
1º o gasóleo
2º o óleo vegetal
3º a gasolina
além disso, parece-me que com a movimentação do carro essa mistura ocorrerá com facilidade...
mas sobre a mistura do óleo vegetal com o gasóleo tenha sérias duvidas nas questões levantadas...
já vi descrito que a melhor ordem de abastecimento seria:
1º o gasóleo
2º o óleo vegetal
3º a gasolina
além disso, parece-me que com a movimentação do carro essa mistura ocorrerá com facilidade...
-
- Membro Platinium
eu sou apologista em colocar primeiro o óleo e depois o gasóleo
é este o meu procedimento
é este o meu procedimento
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
eu utilizo a melhor misturadora que encontrei até hoje: a pistola da bomba de abastecimento. só tenho de colocar o óleo que desejo num jerrycan e acabar de encher com gasóleo. a única parte chata é a espuma do gasóleo que dificulta o enchimento.
mas a mistura não se separa. já tenho deixado vários dias em repouso e fica tudo misturadinho.
mas a mistura não se separa. já tenho deixado vários dias em repouso e fica tudo misturadinho.
-
- Membro Platinium
A caminho dos 92.000km

A caminho dos 92.000km
-
- Membro Silver
o red baron fez a experiencia com um garrafão de plastico entre dois tijolos nos pés do lugar do pendura, e chegou à conclusão que se for o óleo adicionado ao gasoleo e não o contrário, o oleo vai com facilidade para o fundo do garrafão e não se dilui facilmente com o gasoleo. por isso estou convencido que este tema não deve ser olhado com leviandade.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
acho que sim, embora as minhas experiências não tenham revelado isso. sempre tenho conseguido misturas homogéneas, independentemente do método. devo ter sorte.
-
boa noite
cada um adopta soluções de mistura que entende correctas, mas o que me levou a fazer a engenhoca para fazer uma mistura homogénea foi por me ter apercebido que com a continuação havia maior concentração de óleo no fundo do depósito quando tirei o bijon propositadamente quando este tinha pouco combustivel e saiu mais óleo do que mistura, o que me levou a crer que se não ficar bem misturado lentamente vai-se separando.
cumprimentos
cada um adopta soluções de mistura que entende correctas, mas o que me levou a fazer a engenhoca para fazer uma mistura homogénea foi por me ter apercebido que com a continuação havia maior concentração de óleo no fundo do depósito quando tirei o bijon propositadamente quando este tinha pouco combustivel e saiu mais óleo do que mistura, o que me levou a crer que se não ficar bem misturado lentamente vai-se separando.
cumprimentos