Duvida em relaçao a frequencia Hz

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
piidda
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda fev 11, 2008 4:10 am

Duvida em relaçao a frequencia Hz

Mensagem por piidda »

oi amigos o que estou montando não é um gerador eólico mas utiliza os mesmos princípios de geração , no meu caso vou adaptar o eixo de um bicicleta a um motor para gerar energia , mas surgiu algumas duvidas em relação a variação desse rotação conforme a intensidade de pedalada , pois sei que a tensão para funcionamento de um aparelho é 110 ou 220 v com freqüência de 60hz ai surge a duvida como essa freqüência ficaria em 60hz no meu caso , que esquema eletrônico tenho que montar para isso ???
desde já muito abrigado .

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Duvida em relaçao a frequencia Hz

Mensagem por Njay »

tipicamente nesses "pequenos" projectos a saída do gerador, seja ela ac ou dc (mas será certamente uma tensão mais baixa do que os 110v da rede) liga a um regulador/carregador especial ao qual também está ligado uma bateria. a essa bateria liga-se então um outro dispositivo chamado "inversor", que converte a tensão da bateria nos 110v a 60hz da rede. os aparelhos eléctricos serão então ligados a esse inversor.
este é mesmo esquema que se usa com pequenas eólicas.

o que estás a pedir, ou seja, ligar do gerador directamente aos aparelhos, não sei se existe, mas se existir é complexo e logo deve ser caro e acho que vais ficar desiludido, pois só quando alguém pedala é que se pode usar os aparelhos, e se o "ciclista" tiver uma pequena paragem ou abrandamento os aparelhos vão desligar momentaneamente (o que é chato se for por exemplo um computador e pode avariar os aparelhos!). com a bateira, podes pedalar um bocado para a carregar e depois ir usar os aparelhos, logo de seguida ou no dia seguinte. só quando a bateria estivesse a ficar descarregada é que precisarias de ir pedalar outra vez.
outra vantagem de usar a mesma architectura de uma eólica é que as eólicas já foram bem estudadas e portanto existe muita informação e dispositivos comerciais.

não tenho esquemas para esses aparelhos, terás que procurar na net ou comprar já feito.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”