QUEM GASTA OLEO VEGETAL DIRECTO?
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muito obrigado pelos dados manuelcar, só hoje ao fim do dia poderei confirmar mas penso que será o segundo caso com bomba bosch, visto que 66kw é o equivalente ao 92 cv ( que é o caso da minha carrinha).
em relação ao incremento para 30% de ovd ( apenas no caso de ser bosch ) poderei fazê-lo sem qualquer problema?
a outra questão que coloquei, manutenção do filtro de gasóleo, deverei pensar em mudar o filtro daqui a +- quantos kms ( de recordar que a minha carrinha está com 250.000 kms, sem nunca o motor ter sido revisto ).
renato duarte
em relação ao incremento para 30% de ovd ( apenas no caso de ser bosch ) poderei fazê-lo sem qualquer problema?
a outra questão que coloquei, manutenção do filtro de gasóleo, deverei pensar em mudar o filtro daqui a +- quantos kms ( de recordar que a minha carrinha está com 250.000 kms, sem nunca o motor ter sido revisto ).
renato duarte
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olá duarte
a situação é a seguinte:
o oleo vegetal, tal como o biodiesel é detergente, isto quer dizer que vai progressivamente dissolvendo todos os depositos que o gasoleo foi deixando no tanque e nos tubos. ora toda esta porcaria vai ficar no filtro pelo que este necessita de alguma vigilancia. em principio, se acabaste de fazer uma revisão e não usas ov a 100%, então podes esperar pela próxima, ou pelos 5000 km, para o mudares. os sintomas de um filtro entupido são o soluçar do motor por privação de combustivel. de notar que isto provoca esforço adicional na bomba de injecção pelo que é conveniente intervir a tempo. não te sei indicar com precisão quando deves mudar o filtro, mas tenho visto descrito que, usando biodiesel ou ov a 100%, são um intervalo razoável.
aqui vai um linque de uma tabela relativa ás percentagens admissiveis em cada marca de bomba e tipo de injecção.
http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf
a situação é a seguinte:
o oleo vegetal, tal como o biodiesel é detergente, isto quer dizer que vai progressivamente dissolvendo todos os depositos que o gasoleo foi deixando no tanque e nos tubos. ora toda esta porcaria vai ficar no filtro pelo que este necessita de alguma vigilancia. em principio, se acabaste de fazer uma revisão e não usas ov a 100%, então podes esperar pela próxima, ou pelos 5000 km, para o mudares. os sintomas de um filtro entupido são o soluçar do motor por privação de combustivel. de notar que isto provoca esforço adicional na bomba de injecção pelo que é conveniente intervir a tempo. não te sei indicar com precisão quando deves mudar o filtro, mas tenho visto descrito que, usando biodiesel ou ov a 100%, são um intervalo razoável.
aqui vai um linque de uma tabela relativa ás percentagens admissiveis em cada marca de bomba e tipo de injecção.
http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf
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segunda mistura e com 600km andados.
olá a todos!
segundo depósito, mistura:
55 l gasoleo.
12 l oleo vegetal (alvolino - 0,59€/l - lid´l silves).
2,0l gasolina 95.
0,5 l oleo 2t.
nota-se um cheirinho uummhhhhhh.
motor faz menos barulho, tudo normal.
segundo depósito, mistura:
55 l gasoleo.
12 l oleo vegetal (alvolino - 0,59€/l - lid´l silves).
2,0l gasolina 95.
0,5 l oleo 2t.
nota-se um cheirinho uummhhhhhh.
motor faz menos barulho, tudo normal.
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Re: segunda mistura e com 600km andados.
que carro é?esteva Escreveu:olá a todos!
segundo depósito, mistura:
55 l gasoleo.
12 l oleo vegetal (alvolino - 0,59€/l - lid´l silves).
2,0l gasolina 95.
0,5 l oleo 2t.
nota-se um cheirinho uummhhhhhh.
motor faz menos barulho, tudo normal.
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viva de novo,
como já referi na "sala ao lado" o corsa-1.5d-1993 já anda a 40%ov.
mas o que me leva a escrever agora é o gr-td6-1998. sendo um motor em que a gestão já é electronica, o facto de alterar o combustivel (viscosidade bastante diferente, e provavelmente outras caracteristicas) não fará com que a centralina fique toda baralhada?
que tipo de informação é recolhida do motor e como pensam que o controlador poderá reagir à alteração (provável) dos parametros de funcionamento ?
alguém teve algum problema com a estes sistemas em que a electrónica já é parte importante?
todas as sugestões são bem vindas ... e depressa, ... o gr só escapou hoje à nova "dieta" porque tive uma conversa que me levantou estas dúvidas ... mas amanhã provávelmente não se safa e a ideia é juntar aos 20l diesel que tem no depósito, outros 20 de ov ... assim se algo correr mal ainda posso "dissolver" mais o ov com outros 50l diesel
abraço ... obrigado
zé
como já referi na "sala ao lado" o corsa-1.5d-1993 já anda a 40%ov.
mas o que me leva a escrever agora é o gr-td6-1998. sendo um motor em que a gestão já é electronica, o facto de alterar o combustivel (viscosidade bastante diferente, e provavelmente outras caracteristicas) não fará com que a centralina fique toda baralhada?
que tipo de informação é recolhida do motor e como pensam que o controlador poderá reagir à alteração (provável) dos parametros de funcionamento ?
alguém teve algum problema com a estes sistemas em que a electrónica já é parte importante?
todas as sugestões são bem vindas ... e depressa, ... o gr só escapou hoje à nova "dieta" porque tive uma conversa que me levantou estas dúvidas ... mas amanhã provávelmente não se safa e a ideia é juntar aos 20l diesel que tem no depósito, outros 20 de ov ... assim se algo correr mal ainda posso "dissolver" mais o ov com outros 50l diesel
abraço ... obrigado
zé
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olá zé_de_vconde
navegas em aguas não cartografadas.
ainda ninguem aqui reportou uma experiencia dessas, parece mais razoavel um procedimento cauteloso em vez de lhe dar logo uma dieta de 50%. regista cuidadosamente o comportamento do motor a quente e a frio, ao ralenti e em carga, para poderes partilhar a experiencia com outros que apareçam. o pessoal do gpl edita o firmware das centralinas para se adaptar ao novo combustivel, não há razão nenhuma para que se não faça o mesmo no ovd. resta saber como. em principio tens que ir á oficina da marca ou uma oficina especializada para fazer a alteração dos parâmetros. boa sorte!
navegas em aguas não cartografadas.
ainda ninguem aqui reportou uma experiencia dessas, parece mais razoavel um procedimento cauteloso em vez de lhe dar logo uma dieta de 50%. regista cuidadosamente o comportamento do motor a quente e a frio, ao ralenti e em carga, para poderes partilhar a experiencia com outros que apareçam. o pessoal do gpl edita o firmware das centralinas para se adaptar ao novo combustivel, não há razão nenhuma para que se não faça o mesmo no ovd. resta saber como. em principio tens que ir á oficina da marca ou uma oficina especializada para fazer a alteração dos parâmetros. boa sorte!
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vivam...
as centralinas de gestão funcionam por reacção a informações emitidas por vários sensores ajustando sistemas aos parametros pré-definidos..nada mais...
ora sendo assim..as alterações que se realizam a nivel das centralinas são apenas as de alteração dos parametros pré-definidos..
a minha abordagem ao ov baseia-se na adaptação deste ao motor e não o contrário..daí que apenas preconize como alteração no sistema de injecção o aumento de taragem dos injectores, o que é benéfico seja qual for o combustivel ou mistura que se lhe aplique...já que potencia a atomização..
mais.. essa é uma pratica que se efectua desde hão muitos anos
um abraço
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as centralinas de gestão funcionam por reacção a informações emitidas por vários sensores ajustando sistemas aos parametros pré-definidos..nada mais...
ora sendo assim..as alterações que se realizam a nivel das centralinas são apenas as de alteração dos parametros pré-definidos..
a minha abordagem ao ov baseia-se na adaptação deste ao motor e não o contrário..daí que apenas preconize como alteração no sistema de injecção o aumento de taragem dos injectores, o que é benéfico seja qual for o combustivel ou mistura que se lhe aplique...já que potencia a atomização..
mais.. essa é uma pratica que se efectua desde hão muitos anos
um abraço
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- Registado: domingo jun 11, 2006 1:16 am
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fernando, manuelcar, obrigado.
a minha questão tem precisamente a ver com isso ... ou seja a reacção do sistema às informações recolhidas pelos sensores. o que me preocupa é que como reacção a informação atipica recolhida por um ou mais sensores o sistema de gestão responda com parametros também atipicos, provocando o efeito de bola de neve ...
algum de voçês tem ideia quais os inputs e outputs de um destes sistemas?
-um dos inputs, por exemplo é a temperatura do motor, o output respectivo é o corte da injecção a partir de uma temperatura determinada. feliz ou infelizmente, já tive prova disso, já que tive um problema na ventoinha de arrefecimento e o motor pura e simplesmente "cortou", práticamente na altura em que a minha mulher, que conduzia na altura, me perguntou porque é que o ponteiro da temperatura estava a subir tanto
se houver algum parametro para o tipo de gases da combustão, tenho quase a certeza que a "centralina" vai "cheirar" o ov ...
daí que quanto mais souber sobre centralinas, mais confiante estarei.
digam coisas ... outras sugestões ou relatos de experiencias com motores com gestão electrónica são bem vindos
abraço
zé
abraço
zé
a minha questão tem precisamente a ver com isso ... ou seja a reacção do sistema às informações recolhidas pelos sensores. o que me preocupa é que como reacção a informação atipica recolhida por um ou mais sensores o sistema de gestão responda com parametros também atipicos, provocando o efeito de bola de neve ...
algum de voçês tem ideia quais os inputs e outputs de um destes sistemas?
-um dos inputs, por exemplo é a temperatura do motor, o output respectivo é o corte da injecção a partir de uma temperatura determinada. feliz ou infelizmente, já tive prova disso, já que tive um problema na ventoinha de arrefecimento e o motor pura e simplesmente "cortou", práticamente na altura em que a minha mulher, que conduzia na altura, me perguntou porque é que o ponteiro da temperatura estava a subir tanto
se houver algum parametro para o tipo de gases da combustão, tenho quase a certeza que a "centralina" vai "cheirar" o ov ...
daí que quanto mais souber sobre centralinas, mais confiante estarei.
digam coisas ... outras sugestões ou relatos de experiencias com motores com gestão electrónica são bem vindos
abraço
zé
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zé
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vivam....
zé...
relativamente a :
se houver algum parametro para o tipo de gases da combustão, tenho quase a certeza que a "centralina" vai "cheirar" o ov ...
o sensor encarregado dessa função é a sonda lambda..cuja função é a de detectar niveis de oxigenio nos gases..elevada presença de oxigenio indica uma má combustão...
não está..contrariamente ao nosso nariz..a sonda lambda preparada para cheirar...
tanto que assim é que é comum que motores que tenham um excessivo consumo de oleo lubrificante..com visiveis consequencias nos fumos expelidos pelo escape..irem á inspecção e passam sem problemas..
o objectivo a atingir no caso do ov é que este.. recorrendo a processos varios.. providencie uma combustão no minimo tão eficiente como utilizando gasoleo..
com o sistema que desenvolvi essa eficiencia é mesmo bastante superior.. tanto que os niveis de opacidade medidos na inspecção foram de 0,12..para um valor admitido para a viatura em causa de 3,5..e que está preconizado para rondar os 2,0...
um abraço
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zé...
relativamente a :
se houver algum parametro para o tipo de gases da combustão, tenho quase a certeza que a "centralina" vai "cheirar" o ov ...
o sensor encarregado dessa função é a sonda lambda..cuja função é a de detectar niveis de oxigenio nos gases..elevada presença de oxigenio indica uma má combustão...
não está..contrariamente ao nosso nariz..a sonda lambda preparada para cheirar...
tanto que assim é que é comum que motores que tenham um excessivo consumo de oleo lubrificante..com visiveis consequencias nos fumos expelidos pelo escape..irem á inspecção e passam sem problemas..
o objectivo a atingir no caso do ov é que este.. recorrendo a processos varios.. providencie uma combustão no minimo tão eficiente como utilizando gasoleo..
com o sistema que desenvolvi essa eficiencia é mesmo bastante superior.. tanto que os niveis de opacidade medidos na inspecção foram de 0,12..para um valor admitido para a viatura em causa de 3,5..e que está preconizado para rondar os 2,0...
um abraço
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obrigado fernando ...
provavelmente até ficaste mal impressionado com a história de a centralina cheirar o ov ... mas repara ... o "cheirar" esta entre aspas.
a tua resposta é exactamente o que eu pretendia saber ... ou seja, só há uma sonda "responsavel" por detectar algo de anormal nos gases de escape. sendo a % de oxigénio, e uma vez que esta varia por exemplo com a altura ou com os níveis de poluição da zona de funcionamento, variável qual a resposta que a centralina dá para tentar regular esta %?
o que eu não quero é ter o carro a cortar alimentação ou a aumentar imenso a rotação do motor, porque está a "ler" %s aparentemente estranhas e a tentar corrigi-las?
de uma coisa estou convencido ... não vou entrar à "matador" ... hoje leva 10l de ov nos 20 e tal que tem de diesel (33%)... se começar a notar reacções esquisitas, atesto com diesel o que após meia dúzia de km faz baixar a mistura para cerca de 10% ov ... pensando melhor, vai levar só 5l (20% com o diesel que tem) ... (5% com depósito cheio) ... como se diz cá para cima ..." quem tem c? tem medo"
obrigado
abraço
zé da fragonete (um dia destes ainda vos conto a história desta alcunha)
provavelmente até ficaste mal impressionado com a história de a centralina cheirar o ov ... mas repara ... o "cheirar" esta entre aspas.
a tua resposta é exactamente o que eu pretendia saber ... ou seja, só há uma sonda "responsavel" por detectar algo de anormal nos gases de escape. sendo a % de oxigénio, e uma vez que esta varia por exemplo com a altura ou com os níveis de poluição da zona de funcionamento, variável qual a resposta que a centralina dá para tentar regular esta %?
o que eu não quero é ter o carro a cortar alimentação ou a aumentar imenso a rotação do motor, porque está a "ler" %s aparentemente estranhas e a tentar corrigi-las?
de uma coisa estou convencido ... não vou entrar à "matador" ... hoje leva 10l de ov nos 20 e tal que tem de diesel (33%)... se começar a notar reacções esquisitas, atesto com diesel o que após meia dúzia de km faz baixar a mistura para cerca de 10% ov ... pensando melhor, vai levar só 5l (20% com o diesel que tem) ... (5% com depósito cheio) ... como se diz cá para cima ..." quem tem c? tem medo"
obrigado
abraço
zé da fragonete (um dia destes ainda vos conto a história desta alcunha)
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vivam...
em absoluto zé..não fiquei nada mal impressionado..apenas utilizei a mesma figura figurativa..passe a redundancia..para melhor me explicar..
desde que a combustão seja eficiente..com o maximo de queima de oxigenio incluido, a centralina não reagirá..nem a centralina nem qualquer outro componente..
friso apenas que o combustivel utilizado..seja ele qual for..deverá cumprir eficazmente essa função
um abraço
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em absoluto zé..não fiquei nada mal impressionado..apenas utilizei a mesma figura figurativa..passe a redundancia..para melhor me explicar..
desde que a combustão seja eficiente..com o maximo de queima de oxigenio incluido, a centralina não reagirá..nem a centralina nem qualquer outro componente..
friso apenas que o combustivel utilizado..seja ele qual for..deverá cumprir eficazmente essa função
um abraço
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- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
pois! não me parece que seja ao nivel das emissões que os problemas se ponham. no entanto já li algures uma descrição de alguem que tinha problemas com o arranque a quente. se bem me lembro, o autor descrevia que, quando o motor arrancava depois de uma hora ou duas de ter sido desligado, uma sonda indicava ao modulo de gestão que o motor ainda estava quente, pelo que a bomba injectava uma quantidade demasiado pequena de oleo o que fazia com que este arranque e o ralenti fossem problemáticos.não segui o topico até ao fim porque não me preocupei pelo que não posso adiantar mais nada...
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- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
vivam....
manuelcar....mas essas são avarias em sensores que ocorrem..e com alguma frequencia..não poderão ser imputadas á utilização deste ou daquele combustivel...
que dizer dos sensores de temperatura e pressão do ar aspirado dos tdi´s da vw?..que avariam a torto e a direito ....
qualquer dia leremos..: o meu carro vibra nas travagens...será por utilizar ov ?....
um abraço
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manuelcar....mas essas são avarias em sensores que ocorrem..e com alguma frequencia..não poderão ser imputadas á utilização deste ou daquele combustivel...
que dizer dos sensores de temperatura e pressão do ar aspirado dos tdi´s da vw?..que avariam a torto e a direito ....
qualquer dia leremos..: o meu carro vibra nas travagens...será por utilizar ov ?....
um abraço
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- Registado: domingo jun 11, 2006 1:16 am
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viva ... obrigado
já está ... o gr já anda a 20% ov ... ainda só fez cerca de 20km e dois arranques de motor ... mas neste campo nada assinalar.
notei, após fila de transito que ele soluçava um pouco quando em relações baixas (1ª e 2ª) ... mas depois levei-o até a ae e o "moço percebeu" que não adiantava "armar-se em fino" a "dieta" mudou e de vez ... adeus "champanhe", bem vindo "vinho a martelo" ...
agora fora de tangas, soluçou um bocado após a tal fila, e parece-me que não desenvolveu tão bem como de costume em ae, mas também estava uma ventania enorme de frente e o cx deste carro não é propriamente referencia.
correu pior do que eu esperava ... mas melhor do que eu temia ... vamos ver apartir daqui
abraço
zé
já está ... o gr já anda a 20% ov ... ainda só fez cerca de 20km e dois arranques de motor ... mas neste campo nada assinalar.
notei, após fila de transito que ele soluçava um pouco quando em relações baixas (1ª e 2ª) ... mas depois levei-o até a ae e o "moço percebeu" que não adiantava "armar-se em fino" a "dieta" mudou e de vez ... adeus "champanhe", bem vindo "vinho a martelo" ...
agora fora de tangas, soluçou um bocado após a tal fila, e parece-me que não desenvolveu tão bem como de costume em ae, mas também estava uma ventania enorme de frente e o cx deste carro não é propriamente referencia.
correu pior do que eu esperava ... mas melhor do que eu temia ... vamos ver apartir daqui
abraço
zé
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
bem... hoje vi o carro aqui do amigo fernando... aquilo ta ali um esquema be montado mesmo... tambem quero!![***************] Escreveu:vivam....
manuelcar....mas essas são avarias em sensores que ocorrem..e com alguma frequencia..não poderão ser imputadas á utilização deste ou daquele combustivel...
que dizer dos sensores de temperatura e pressão do ar aspirado dos tdi´s da vw?..que avariam a torto e a direito ....
qualquer dia leremos..: o meu carro vibra nas travagens...será por utilizar ov ?....
um abraço
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- Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
depois de dia 20 ja tenho tempo para passar por ai... agora que ja sei onde é logo vou ai ver melhor isso.[***************] Escreveu:vivam...
karlitos...
quando quiseres é só dizer...até já sabes onde é a oficina..
mas aconselho a que aproveites para que seja instalado aquando do momento de substituição da distribuição..já que a mesma tem de ser desmontada para retirar a bomba injectora..
um abraço
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- Novo membro
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- Registado: segunda jul 17, 2006 5:21 pm
OVD em 200D, qual a melhor opcao?
boas! tenho um mercedes 200d de 89, e apesar de ainda nao me ter iniciado no ovd estou a pensar faze-lo. o meu carro nao tem nenhumas alteracoes e, pelo menos por enquanto, nao tenho disponibilidade para as fazer. gostava da vossa preciosa ajuda para ter umas luzes sobre o assunto, como, se acham viavel a utilizacao do ovd sem fazer alteracoes previas no carro...qual a melhor mistura e percentagens para este tipo de motor...quais os principais problemas e como evita-los...
desde ja agradeço a vossa ajuda!
fiquem bem!
desde ja agradeço a vossa ajuda!
fiquem bem!
Hugo
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
Re: OVD em 200D, qual a melhor opcao?
acho que esse motor é dos tais que aceita bem o frito... mas os entendidos que se pronunciem...200d Escreveu:boas! tenho um mercedes 200d de 89, e apesar de ainda nao me ter iniciado no ovd estou a pensar faze-lo. o meu carro nao tem nenhumas alteracoes e, pelo menos por enquanto, nao tenho disponibilidade para as fazer. gostava da vossa preciosa ajuda para ter umas luzes sobre o assunto, como, se acham viavel a utilizacao do ovd sem fazer alteracoes previas no carro...qual a melhor mistura e percentagens para este tipo de motor...quais os principais problemas e como evita-los...
desde ja agradeço a vossa ajuda!
fiquem bem!