finalmente, ao fim de 1 ano, lá me foram hoje instalar as novas janelas. alumínio bom com corte térmico, vidro duplo, bla, bla...
fui lá dar uma espreitadela à hora de almoço e só me apetecia arrancar aquilo à marretada.
as janelas são +/- assim

têm uma parte fixa em cima com vidro e a janela de 1 ou 2 folhas por baixo.
ora... o vidro duplo apenas é na janela. na parte de cima é vidro simples! ainda não falei com o patrão, mas um dos empregados disse-me que não devia dar para fazer vidro duplo com aquele formato... mas ninguém me disse nada, quando o combinado foi vidro duplo em tudo. as janelas estão a ser aplicadas já "prontas", ou seja, estão a retirar as antigas e a colocar as novas completamente montadas. está a ficar uma frincha enorme entre as janelas e a parede. provavelente enche com poliuretano ou silicone ou lá o que será.
a união da parte fixa à parte da janela, não tem qualquer isolamento. basicamente tem um perfil por cima e umas frinchas enormes que, pelo que vi, estão a ser tapadas com silicone.
a firma até é supostamente capaz e tida como conceituada aqui na zona. pior ainda, o dono é conhecido dos meus pais.
e agora as perguntas:
será que alguém consegue construir com qualidade em portugal?
será que não há mesmo vidro duplo para aquele formato curvo (e bastante baixo). o vidro terá no máximo 15 cm de altura e de 90 cm a 1,5m de largura, conforme as janelas.
se não houver vidro, que posso fazer para aquilo ter um comportamento térmico decente (é que me vai condensar tudo ali, já estou a ver)?
desculpem o desabafo, mas estou mesmo chateado. estão a ser caríssimas e só me sai disto...