o desafio é integrar os estados unidos e os grandes países emergentes num compromisso sobre a redução das emissões
os representantes de 21 países e das nações unidas abrem hoje em tóquio as discussões preparatórias para a negociação de um novo acordo internacional sobre a redução das emissões de gases com efeito de estufa (gee, sigla em inglês), que vai suceder o protocolo de quioto.
o debate entre as nações unidas e os 21 países – cujas emissões contribuem com 70 por cento dos gee libertados para a atmosfera – vão durar dois dias, à porta fechada, anunciou o ministério dos negócios estrangeiros japonês.
o objectivo é preparar o terreno das negociações que deverão começar, o mais tardar, em abril e terminar até ao final de 2009.
artur runge-metzger, representante da comissão europeia, apelou aos participantes para conseguirem o fim do “impasse” no qual se encontram, “há vários anos”, as negociações sobre o clima.
“por um lado, os estados unidos afastaram-se do protocolo de quioto, e por outro, vocês sabem que os grandes países emergentes não actuam, contentando-se em observar o que é feito”, lamentou.
o desafio é integrar os estados unidos e estes grandes países emergentes – china, índia, brasil e méxico – num compromisso sobre a redução das emissões de gee.
o japão, anfitrião deste encontro de dois dias, comprometeu-se em fazer da luta contra o sobre-aquecimento global a prioridade da cimeira do g8 que vai presidir em julho, na ilha de hokkaido.
estamos nas mãos desses 21 para poderem pensar por nós o que será suficiente ou não!
in http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1319584