Construção de moradia

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
PacMAN
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 29, 2008 12:29 pm

Construção de moradia

Mensagem por PacMAN »

boas.
sou novo nestas andanças e como estou na fase de projectar a minha futura casa, julgo que seja a fase ideal para definir alguns detalhes que, a serem bem escolhidos, poderão trazer mais conforto e economia.
agradeço opiniões ao que li e compilei:

1 - a ideia base será não usar combustíveis fósseis, principalmente devido ao preço das caldeiras a gás ou gasóleo. também se vai investir numa placa vitrocerâmica, escuso de andar com bilhas às costas . a casa vai ser construída perto de lisboa a 10 km do mar (mafra) e terá sol o dia todo e a toda a volta (+/- 200 m2 em 2 pisos + cave para garagem).
2 - aqs: a minha ideia será obviamente optar pela variante solar, embora já saiba que existem vários tipos de equipamento (a casa terá cobertura plana com espaço suficiente para colocar paineis). o problema serão as horas em que não há sol: haverá algum tipo de painel que não necessite de sol ou os acumuladores também funcionam a electricidade? também li sobre bombas de calor... isso será caro?
3 - aquecimento: parece-me que o melhor poderá ser o aquecimento por piso radiante ligado também ao sistema solar, embora o conceito me pareça caro (alguém faz ideia de preço?). será que ao aproveitar o calor de uma lareira com recuperador de calor para os diversos compartimentos se consegue o conforto suficiente? pensando bem, até nem deve ser complicado fazer a serpentina de água passar por dentro da lareira para o piso radiante e aqs.
e as paredes de trombe serão eficazes? (li aqui que pode satisfazer até 15% das necessidades de aquecimento no período de inverno, o que me parece pouco) alguém conhece ou usa esta técnica?
4 - quanto a energia fotovoltaica, pelo que li será uma incógnita se o retorno será feito em tempo útil, uma vez que o investimento é muito alto (+/-25000 € sem contar com baterias caso seja para consumo próprio além da venda à rede). acho que a incerteza não compensa.
5 - acham boa ideia aproveitar a água da chuva que cai na cobertura para os autoclismos/jardim/pátio. isto deve pressupor algerozes, um filtro, um depósito grande e uma bomba, além de um circuito de água separado.

desculpem tanta coisa, mas realmente parece-me importante para mim e para outras pessoas na minha situação.
obrigado.

itisix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Construção de moradia

Mensagem por itisix »

boas,

benvindo a este tasco. sugiro que dês mais a conhecer de ti numa apresentação formal no local indicado.

avançando e começando...

compra placa vitrocerâmica com indução. quase todos os tachos e panelas funcionam já com indução magnética e gasta muito menos energia (além de ser melhor de limpar e mais seguro para quem tem miúdos e não só). e é mais rápida. é mais cara. ronda os 800 a 1000 euros e por aí acima. em vez de comprares placa de 4, compra de 3 "bicos". ninguém usa os 4 mesmo.

as aqs não são problema pois podes ter painel solar e termoacumulador com resistência de apoio para quando não há sol. também podes ter paineis solares, acumulador e esquentador ou caldeira com uma serpentina pelo acumulador. ou outras soluções que as há muitas.

fazes bem optar por solar, apesar dos custos. pavimento radiante é caro, não sei ao certo o preço por m2. e tens 2 tipos principais. a água e a eléctricos. também podes optar por ventiloconvectores.
quanto a aquecimento, para a minha moradia (+/- 150m2 e isolamento médio) pediam-me +/- 12.000 euros por um sistema com energie 12 http://www.energie.pt/produtos/detail.php?id=27 com paineis "termodinamicos" como eles chamam e bomba de calor. isto só para o sistema "externo", sem o sistema de dentro de casa (pavimento radiante, etc). mas o pavimento radiante é o melhor para este tipo de sistemas. não sei é se será a melhor solução em termos de relação custo/eficiência. cada caso é um caso.
para teres este sistema de paineis e te compensar, pensa em como vais utilizar aquele calor todo no verão. vais ter litros e litros de água quente que tens de usar para ter rentabilidade. se estiveres a pensar fazer piscina, usas isso para aquecer a água no verão. senão, duvido que compense.

se tens lenha de graça/barata, podes instalar um recuperador de calor na sala ligado ao aquecimento central. também podes ter uma caldeira a lenha. assim podes ter a casa aquecida durante o dia com o sol e à noite com lenha. prepara-te é para o "trabalho" que se tem com a lenha. ninguém morre, mas há quem não goste.
há ainda caldeiras a pellets, mas acho-as um pouco caras para já (cerca de 4000 euros).

aquecimento por recuperador a ar para a casa toda não será a melhor solução, porque a casa é grande.

as paredes de trombe não faço ideia os custos e/ou eficiência. só conheço o principio de funcionamento.

energia fotovoltaica, na minha opinião, esquece. em termos financeiros não compensa.

quanto a aproveitar a água, se tens espaço para isso, força. dá para rega, sanitas e para lavar o carro. mas pensa bem se a tua zona é muito ou pouco chuvosa. o sistema de aproveitamente é fácil. caleiras para aparar a água dos telhados todos e um depósito enterrado. uma bomba para usar a água. os filtros, podem ser simplesmente de cascalho e areia que funciona muito bem. há aqui membros com isso feito em casa que te podem ajudar.

já agora, faz 3 circuitos de água. um para uso geral, um para rega e outro para as sanitas. são mais uns tostões, mas nunca se sabe o jeito que pode dar. e tudo centralisado numa "casa das máquinas" para ser mais fácil se for preciso alterar alguma coisa.

outra coisa a pensar será ar condicionado. um bom sistema pode chegar a 4 de eficiência energética, com a vantagem de teres aparelhos "individualizados" em cada divisão. se por um lado é mais chato, por outro controlas melhor cada espaço e apenas usas o que queres quente / frio. além disso, se a zona for húmida, fazem também serviço de desumidificador. sistemas de eficiência a gastam muito menos energia que outros (mais eficientes que bomba de calor) e até arrefecem de verão.

acima de tudo, pensa no isolamento da casa. quanto melhor estiver isolada, menos vais gastar em aquecimento / arrefecimento ao longo dos muitos anos de vida. agora não isoles "demais". uma casa precisa de respirar.

uma coisa que não deves fazer é pavimentar tudo. deixa alguma coisa em terra / jardim para te absorver as águas pluviais e evitar inundações. em minha casa se não tinha arrancado uns bons metros de tijoleira, bem que tinha água dentro de casa com as chuvadas.

espero ter ajudado e vou-me calar que já escrevi muito.

abraço

j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Mensagem por j_r_m_c »

quais as soluções disponiveis para eliminar o desperdicio de água
quando se abre a torneira de água quente??perde-se muitos litros até
chegar água quente.

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm

Mensagem por filipeoliv »

um balde
não é estetico mas é o melhor que se arranja.
ou então caldeira com retorno. assim que se abre a torneira a agua está sempre quente.

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

filipeoliv Escreveu:um balde
não é estetico mas é o melhor que se arranja.
ou então caldeira com retorno. assim que se abre a torneira a agua está sempre quente.
caldeira com retorno desperdiça muita energia. só é bom para grandes consumos de água (nas habitações particulares é para esquecer).
um balde é mesmo a melhor solução. ou então enches para o autoclismo

toffee
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado fev 02, 2008 10:58 pm

Mensagem por toffee »

boa tarde pacman,

parece-me que vamos ser vizinhos, porque também vivo perto de mafra à 10km do mar.

o colega itisix, já respondeu a maioria das suas perguntas, referente à gestão de energia da sua nova casa. vou acrescentar no seguinte algumas frases, que já acabei de escrever outro dia ao membro nunoneiva 75 .

há muitas maneiras de desenvolver um conceito para o conforto térmico de uma casa e de gerir o consumo de energia. para o meu gosto, sempre comece com o respeito dos princípios da casa bioclimática desde a concepção do projecto (http://www.geocities.com/researchtriang ... ndicei.htm), visto que a energia solar passiva é a mais económica a longo prazo.

a seguir é fundamental um bom isolamento térmico da casa, incluindo a laje do rés-do-chão, um tratamento adequado das pontes térmicas e a escolha de boas janelas. todos estes pontos têm a sua sabedoria. só a seguir vale a pena de pensar em energias alternativas para aquecimento central.

os sistemas de chão radiante ou /e paredes radiantes são ideais para aproveitamento de energia solar, uma vez que funcionam a baixas temperaturas, mas só, quando a casa for primeiro bem isolada térmicamente. pelo que percebí, é preferível de usar paineis solares térmicas, não termodinâmicas, porque os paineis termodinâmicas gastam constantamente bastante energia eléctrica. junto com a geotermia é possível de equilibrar os picos de temperatura de uma casa e de manter o conforto térmico bastante estável.
tive a oportunidade de visitar uma casa equipada desta maneira no ano passado no montijo e fiquei impressionado. esta casa só usa energia solar e geotermia.

pela minha experiência vivida, o problema da zona de mafra é mais o frio e o vento, que o calor e sobreaquecimento dependente, naturalmente, do microclima em que se encontra a moradia e do tamanho e da orientação dos vãos envidraçados.

para apoio de um sistema de aquecimento central encontrei um recuperador de calor para instalação em lareiras que consegue tanto distribuir ar quente para quartos adjacentes como ao mesmo tempo aquecer água quente. normalmente os recuperadores só fazem uma ou outra coisa. salvo engano, o modelo chama-se buderus-bosch ka 306.

para dar sugestões mais detalhadas era preciso de conhecer o projecto - se já existir - e a implantação.

um abraço

itisix
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por itisix »

se a ideia for instalar um sistema solar para aquecer água para o aquecimento (passo o pleonasmo), o recuperador pode ser interligado ao mesmo (possivelmente com um termoacumulador com 2 serpentinas, sendo a de baixo para o solar e a de cima para a água proveniente do recuperador; como a água quente "sobe", e caso seja preciso aquecer mais a água que vem do solar, funciona perfeitamente), sendo que quando houver sol a casa aquece e quando não houver (principalmente há noite), mete-se umas achas no recuperador. estando bem instalado e com lenha de qualidade, consegue-se um bom aproveitamento da lenha. já agora, há ainda os pellets, mas a lenha é sempre mais barata.
já agora, a título de exemplo, mandámos fazer aqui para o trabalho um termoacumulador com 2 serpentinas e com 1000 litros de capacidade (e com isolamento à volta). custa quase 2500 euros. para uma casa um de 200 ou 300 litros deve chegar (penso eu). não comprem da roca que são absolutamente caríssimos.

Autor do tópico
PacMAN
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 29, 2008 12:29 pm

Mensagem por PacMAN »

boas.
agradeço o v/o contributo. lamento só responder agora, mas tive uns problemas com o pc.
a minha ideia, será sempre pensar em não investir tanto no aquecimento, mas mais no isolamento e aliás, como já referiram ter cuidado também com o isolamento do piso em contacto com o chão e digo eu, também com o da cobertura.
neste momento vivo num apartamento e só nos dias de muito frio (no máximo uns 20 dias por ano) é que ligo a caldeira do aquecimento central. à partida uma vivenda será sempre mais fria, no entanto, julgo que existam soluções que devem permitir estabilizar melhor a temperatura.
uma dessas soluções julgo que sejam as paredes de trombe. ninguém conhece um caso? preferencialmente de sucesso...
se fosse igual ao apartamento, nos tais 20 dias de frio, ligaria a lareira e aquecia-me a casa e distribuia para os quartos e, aproveitando o que referiram nas respostas, aquecia a água e tudo.
claro que também me alertaram para o "peso" da lenha na bolsa e nas costas, mas usando com tino, parece-me suportável. o google não sabe o que é o "buderus-bosch ka 306"...

claro que se ainda assim a casa for fria, lá se compram os aquecedores, ventiloconvectores ou outras coisas que aqueçam e, ponderando o preço/qualidade/consumo há-de se encontrar a melhor solução. no entanto julgo que jamais se chegará aos tais preços proibitivos do aquecimento por piso radiante...

vitrocerâmica é óbvio pois não queria mesmo usar a gás.

para aproveitar a água, a ideia seria para aqueles depósitos que se vêm por aí (aqueles de 1m3 - 1000 litros) com uma bomba. poço já me parece mais complicado...
claro que se tem que ter em atenção a filtragem e a situação de cheio ou vazio.
quanto à agua que se desperdiça quando se "pede" água quente, a não ser o balde, só havendo uma canalização de retorno para o tal depósito que estou a pensar implementar, no entanto é capaz de não ser muito funcional e até dispendioso.

o link que o toffee colocou não funciona... haverá recursos "para leigos" de arquitectura bioclimática?
alguém conhece?

um abraço e obrigado novamente,

toffee
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por toffee »

boa tarde,

só hoje vi que o tópico tem continuação.
parece, que o link sobre casas bioclimáticas estava incompleto, não sei porque.
expeimenta
http://www.geocities.com/researchtriang ... ndicei.htm
consgui entrar.

toffee
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por toffee »

pacman,
não assustes com as imagens do link. o que interesse é perceber os princípios por detrás.

o que se refere ao recuperador de calor para a lareira, temos aqui alguns problemas. a empresa que o produz chama-se buderus e faz parte do grupo bosch. consigo encontrar informação na net sobre o producto buderus ka306, infelizmente só em alemão. o preço é a volta de 5500 ou 6000 € . se o preço não choca, consegue eventualmente mais informações na sucursal da bosch em lisboa/moscavide.

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”