governo quer baixar 2,5% tarifa eléctrica para quem gasta menos
o governo quer reduzir em 2,5 por cento a tarifa de electricidade dos clientes que consumam menos de dois megawatts (mw) por ano e vai penalizar em cinco por cento os que consumirem mais de quatro mw/ano.
esta medida faz parte do plano nacional de acção para a eficiência energética, hoje apresentado pelo ministro da economia, manuel pinho, e que estará em consulta pública até 21 de março.
com este plano, que será agora entregue à comissão europeia, o governo quer reduzir o consumo de energia em 10 por cento até 2015, o que permitirá baixar em cerca de 1 por cento o crescimento esperado da factura energética.
para isso, o governo criou um conjunto de 12 programas abrangentes a vários sectores - transportes, indústria, residencial, serviços e estado - para os quais prevê um investimento anual de 30 milhões de euros.
desse montante investido, seis milhões de euros serão financiados através da taxa das lâmpadas e em 60 por cento pela taxa de exploração da direcção geral de energia, e oito milhões de euros serão financiados pelo qren (quadro de referência estratégico nacional).
os restantes 16 milhões de euros serão financiados pelos clientes domésticos que consumirem mais de quatro mw/ano, excluindo as famílias numerosas, que verão a sua factura agravada em 5 por cento.
segundo o director-geral de energia, miguel barreto, pretendeu-se «beneficiar quem consome menos, mas também incentivar à poupança os que consomem mais».
miguel barreto afirmou que 50 a 60 por cento dos clientes domésticos de electricidade consomem menos de dois mw/ano e que 15 por cento consomem mais de quatro mw/ano.
isto significa que serão estes 15 por cento de consumidores que, pelo agravamento da sua factura em 5 por cento, permitirão uma redução de 2,5 por cento na tarifa da electricidade dos que consomem menos de dois mw/ano.
miguel barreto escusou-se, contudo, a explicar a forma como este sistema será operacionalizado, afirmando que a proposta ainda está em fase de consulta pública.
21-02-2008 18:54:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=319841
Governo quer baixar 2,5% tarifa eléctrica para quem gasta me
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Governo quer baixar 2,5% tarifa eléctrica para quem gasta me
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
-
- Membro Silver
- Registado: sexta fev 01, 2008 8:00 pm
Re: Governo quer baixar 2,5% tarifa eléctrica para quem gasta me
concordo, mas essas contas têm que ser feitas por cabeça... por exemplo imaginem que uma família de 5 pessoas ao fim do ano gasta 2,1 mw e outra de 2 pessoas gasta 1,9 mw.
vai o estado beneficiar os esbanjadores de energia? esta história tem que ser melhor contada...
vai o estado beneficiar os esbanjadores de energia? esta história tem que ser melhor contada...
A pensar em juntar-me ao clube das predator...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Re: Governo quer baixar 2,5% tarifa eléctrica para quem gasta me
exactamente. estes anormais não devem ter conseguido fazer a matemática do básico.